28 junho 2023

Eu, o Desejo: Uma história de Vampirismo (I, desire, 1982)

Telefilmesquecidos #58

Para segurar as pontas, o estudante de direito David Balsiger (David Naughton) trabalha em um necrotério de Los Angeles. Sujeito boa-praça, acaba de se mudar com a namorada Cheryl (Marilyn Jones) para seu apartamento.


Tudo às mil maravilhas, até que um enigmático padre (Brad Dourif) vai ao necrotério para identificar um cadáver e depois some.

Começam a aparecer na cidade vários corpos sem sangue, com marcas de dentes no pescoço. É aí que entra o detetive Jerry Van Ness (Dorian Harewood). Estaria um vampiro rondando as ruas de Los Angeles, em pleno século 20? 



David parece ser o único que acredita nessa hipótese. Patrulhando as ruas à noite em busca do misterioso assassino, David vê sua vida virar de ponta-cabeça. Mas espera descobrir a verdade, por mais inverossímil que seja. O tal vampiro, no entanto, pode estar mais perto do que David imagina.

David Naughton está muito bem como o protagonista, assim como Brad Dourif no papel do padre, Barbara Stock no de uma misteriosa prostituta, Dorian Harewood como policial e Marilyn Jones como noiva de Naughton.



Com algumas reviravoltas interessantes, Eu, o Desejo é um ótimo telefilme. Curiosamente, foi o primeiro filme de David Naughton depois do sucesso de Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981).



No final dos anos 1970 e início dos anos 1980, houve um verdadeiro boom de filmes de terror feitos para a TV. Quase todos muito hábeis na construção do suspense, já que não podiam mostrar muito sangue e nem nada explícito na TV.

Nesse ponto, Eu, o Desejo faz um trabalho decente ao moldar o suspense através do visual, de uma atmosfera urbana e noturna que mistura insegurança, sensualidade e mistério.

Quando vemos o nome John Llewellyn Moxey nos créditos de um telefilme, já sabemos que é entretenimento dos bons. Aliás, esta não foi a primeira vez que o diretor se aventurou no mundo do vampirismo. Dez anos antes, dirigiu o thriller vampiresco Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker, 1972), telefilme de bastante sucesso e receptividade, no qual um jornalista se depara com uma série de assassinatos misteriosos supostamente cometidos por um vampiro

O diretor se destacou na era de ouro dos telefilmes, com inúmeras produções bem-sucedidas para a TV: Volte Ammie, Volte! (The House That Would Not Die, 1970), Trama Diabólica (A Taste of Evil, 1971), Férias Mortais (Home for the Holidays, 1972), Para Onde Foram Todos? (Where Have All the People Gone, 1974), Pesadelo do Acaso (Nightmare In Badham County, 1976) e vários outros.

Eu, o Desejo: Uma história de Vampirismo estreou na TV americana em 15 de novembro de 1982, pelo canal ABC. Aqui no Brasil, a primeira exibição foi em 24 de março de 1987, na Globo. Na década de 1990, foi parar no famoso Cine Trash, da Band.


Título alternativo em inglês: Desire, the Vampire.


Nenhum comentário:

Postar um comentário