21 junho 2023

83 Horas de Desespero (The Longest Night, 1972)

 Telefilmesquecidos #57


"Esta história é baseada em fatos reais, com nomes e lugares alterados. Mas, por estranhos e bizarros que pareçam, estes eventos realmente ocorreram da maneira e na sequência que são contados aqui. Foram investigados por autoridades locais e pelo FBI, autenticados num tribunal e relatados à imprensa mundial detalhadamente."

Karen Chambers (Sallie Shockley), filha do rico Alan Chambers (David Janssen), é sequestrada. O casal de sequestradores John (James Farentino) e Ellen (Skye Aubrey) mantém a moça presa debaixo da terra, em uma espécie de caixão improvisado. John a deixa lá, com uma pequena ventilação para respirar e um galão de água, até receber o dinheiro do resgate. 

O problema é que a caixa funciona com uma bateria suficiente para cinco dias de ventilação (dependendo da luz e do uso do ventilador). Se a família de Karen não der o dinheiro do resgate, a moça será deixada para morrer. Se a polícia tentar pegá-los, eles não revelarão sua localização e a moça será, da mesma forma, deixada para morrer.

Sallie Shockley

Phyllis Thaxter


Baseado na história real do sequestro de Barbara Mackle, em 1968, em Atlanta. Ou seja: nem dá para falar que o roteiro é implausível ou inverossímil, já que é baseado em uma história verídica e se aproxima muito dos fatos.

Há que se dar um desconto para a simplicidade da modesta produção. Trata-se de um filme feito para a TV do início dos anos 1970, sem muita ação ou espetáculo. Mesmo assim, assustou muitas crianças em sua época.



James Farentino

No entanto, o filme revela-se mais do que competente, especialmente em termos de atuação e direção. Surtem efeito a tensão opressiva e o drama familiar.

O elenco é ótimo. David Janssen faz o papel do pai e Phyllis Thaxter o da mãe. James Farentino se sai muito bem como o principal sequestrador, Skye Aubrey sua parceira e Mike Farrell vive um agente do FBI.


Skye Aubrey

David Janssen

O roteiro é de Merwin Gerard, cujo currículo inclui Tormenta (The Victim, 1972), Desespero de uma Mulher (She Cried Murder, 1973) e outros. Foi também o criador da série Um Passo Além (One Step Beyond), produzida entre 1959 e 1961 – mais ou menos no estilo de Além da Imaginação (The Twilight Zone) – e que foi ao ar pela ABC. 

A direção é de Jack Smight, que dirigiu também vários episódios de seriados, além de filmes como Aeroporto 75 (Airport 1975, 1974) e telefilmes como Um Grito de Mulher (The Screaming Woman, 1972), entre muitos outros.


Estreou nos EUA em 12 de setembro de 1972, na ABC. Para se ter uma ideia de como os telefilmes eram produzidos em um espaço muito curto de tempo, as filmagens de 83 Horas de Desespero começaram em junho de 1972, nos estúdios da Universal. E o filme estreou na TV apenas três meses depois.

No Brasil, foi exibido pela primeira vez em 6 de novembro de 1973, na TV Tupi.

Mike Farrell

Quentin Tarantino disse que copiou "descaradamente" este telefilme em Kill Bill vol. 2 (2004) e no episódio da série CSI dirigido por ele em 2005. Além disso, o episódio de Tarantino foi editado por Alec Smight, filho do diretor Jack Smight.

Na década de 1980, 83 Horas de Desespero foi lançado em VHS aqui no Brasil, com o título Uma Noite Longa e Escura. A capa era pra lá de sensacionalista e assustava muito mais que o filme.

Em 1990, outro telefilme baseado no sequestro de Barbara Mackle foi produzido: Perversa Agonia (83 Hours 'Til Dawn), dirigido por Donald Wrye. Lançado em VHS pela Globo Video.


Nenhum comentário:

Postar um comentário