09 agosto 2018

Para Onde Foram Todos? (Where Have All The People Gone, 1974)


Telefilmesquecidos #5


Steven Anders (Peter Graves) e os filhos adolescentes, David (George O'Hanlon Jr.) e Deborah (Kathleen Quinlan), estão viajando de férias, acampando pelas montanhas da Califórnia. A mãe precisa voltar para casa, em Malibu, por motivos de trabalho, e interrompe seu passeio. Mas o grupo segue feliz. Tudo na santa paz da tradicional e perfeita família americana da década de 1970. Porém...

O idílio familiar é ameaçado durante uma expedição a uma caverna, quando um estranho clarão solar produz uma grande explosão. Felizmente os Anders, que estavam dentro da caverna, escapam ilesos. Mas o misterioso clarão deixa quase todas as pessoas doentes, como se tivessem sido contaminadas por algum tipo de radiação. A tal luz forte destrói as vítimas em pouco tempo, deixando apenas cinzas e as roupas. 



O pai e os filhos pensam que foram poupados porque estavam na caverna durante a tal explosão. No entanto, não demoram muito a perceber que o tal fenômeno não foi algo isolado. Pior: fez sumir praticamente toda a população da Terra, danificou todos os aparelhos eletrônicos e produziu um estranho efeito nos cães, tornando-os assassinos raivosos. 

Onde foram parar todas as pessoas? O que houve? Como essa família vai voltar à civilização? Muitas perguntas, poucas respostas. Apesar do baixo orçamento (típico das produções para a TV), a história é bem contada e tem boa dose de suspense. Peter Graves — conhecido pela série Missão Impossível (Mission: Impossible, 1966) e pelo filme Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu (Airplane!, 1980) — é o astro principal, claro. Seu personagem, o pai inteligente, paciente e sensato, precisa tirar a família das montanhas e seguir para o litoral, em busca de ajuda e respostas. No meio disso, ainda precisa tranquilizar os filhos.




Trata-se de uma espécie de ficção científica sombria. O tema do mundo pós-apocalíptico pode até ser batido, mas Para Onde Foram Todos? é um filme bem envolvente. Principalmente se levarmos em conta seus limitados recursos. Não há sanguinolência e nem muita violência. O que conduz a história é a aflição da incerteza e do desconhecido. Durante a jornada, a família ainda encontra alguns poucos sobreviventes. Mas é perturbador não saber o que aconteceu com as outras pessoas e com o planeta em geral.

Kathleen Quinlan, que vive a filha de Peter Graves, era figurinha fácil nos seriados e filmes para a TV durante as décadas de 1970 e 1980. George O'Hanlon Jr., o irmão de Kathleen no filme, também era assíduo no elenco de produções para a TV. Ambos participaram de outro telefilme, Pânico (The Missing Are Deadly, 1975), que estreou três meses depois de Para Onde Foram Todos.




Com direção de John Llewellyn Moxey, o papa dos telefilmes, Para Onde Foram Todos? estreou na TV americana em 8 de outubro de 1974, pela rede NBC. No Brasil, foi exibido pela primeira vez na Globo, em 4 de dezembro de 1976, e foi bastante reprisado nos anos subsequentes. Lançado em VHS nos EUA, na década de 1980.



Nenhum comentário:

Postar um comentário