22 janeiro 2021

Você Está Sozinha? (Are You in the House Alone?, 1978)

Telefilmesquecidos #33

A história começa quando a jovem Gail Osbourne (Kathleen Beller) está sendo socorrida, após sofrer uma agressão. Já no hospital, ainda em choque, ela conta ao médico que foi estuprada, mas começa a chorar e se retrai, alegando que ninguém acreditaria se ela revelasse a identidade do estuprador. A partir daí, o filme volta algumas semanas no tempo e inicia a narrativa em flashback.

Gail é uma adolescente comum, com problemas típicos de sua idade. Nada de mais. Apesar de morar na cidade há apenas seis meses, parece estar se adaptando muito bem. Tanto que já conseguiu até uma melhor amiga, Allison (Robin Mattson). Inteligente, estudiosa e simpática, Gail mostra que tem muito talento como fotógrafa amadora. Um dia, ao sair com Allison e o namorado dela, Phil (Dennis Quaid), o casal apresenta Gail a Steve (Scott Colomby), o genro que toda mãe sonha para a filha. E os dois logo se interessam um pelo outro.

Foto de cima: Gail (Kathleen Beller) e Steve (Scott Colomby). Foto de baixo: Phil (Dennis Quaid) e Allison (Robin Mattson)

Mas a mãe de Gail não vê com bons o namoro da filha. Anne (Blythe Danner) e Neil Osborne (Tony Bill), pais de Gail, vivem seu próprio conflito no casamento e não conseguem entender os anseios e inseguranças de Gail.

Tony Bill e Blythe Danner 


Logo Gail começa a receber telefonemas obscenos e bilhetes ameaçadores deixados em seu armário da escola. O que no começo parece apenas um conjunto de piadinhas de mau gosto vai se tornando mais sério e frequente. Mas ninguém ao redor de Gail acredita que seja motivo de preocupação. A jovem estaria apenas exagerando e sendo dramática. Todos sugerem que ela simplesmente ignore as mensagens.

Quem estaria por trás das ameaças? O ex-namorado enciumado de Gail? Um professor de fotografia meio esquisitão? O próprio namorado atual? Algum colega da escola? Muitos são os suspeitos possíveis. 




Gail trabalha como babysitter para Jessica (Tricia O'Neil), advogada amiga da família e moradora das redondezas. Uma noite, a jovem está na casa de Jessica, vigiando as crianças, que dormem. Após outro telefonema ameaçador, o maníaco consegue entrar na casa e estuprá-la. A identidade do criminoso é então revelada ao telespectador e, a partir daí, o filme assume outro tom. De suspense, passamos para um drama, o que transforma os trinta minutos finais da narrativa em um tratado sobre a forma como a lei protege os estupradores em vez das vítimas.


Ao sair do hospital e saber que outra menina da escola está recebendo o mesmo tipo de bilhetes ameaçadores, Gail decide pegar o criminoso em flagrante e provar que ele é o culpado.

Com base no título e na premissa, este telefilme poderia até ser confundido com o longa-metragem Mensageiro da Morte (When a Stranger Calls, 1979), que emprega o mesmo artifício da jovem babá aterrorizada por telefonemas assustadores. Mas as semelhanças param por aí. Mensageiro da Morte é um thriller sobre um assassino maluco, enquanto Você Está Sozinha? é um drama sério sobre estupro, que usa elementos de filmes de terror, embora não seja de terror.


Existem, sim, semelhanças com filmes como Noite do Terror (Black Christmas, 1974), Halloween: A Noite do Terror (Halloween, 1978) e outros cujo foco é mostrar garotas vulneráveis em situações de pânico e violência. Mas Você Está Sozinha? foge desse clichê e, em vez disso, vai para o lado do melodrama sério. O foco aqui é o que vem depois do ataque: o medo de revelar o que aconteceu, a vergonha, a impunidade do estuprador e a exposição da lei americana nesses casos, que na época era inacreditavelmente falha.


Kathleen Beller está impecável no papel da adolescente vulnerável, porém não boba. A jovem atriz fez alguns bons filmes para a TV, incluindo A Fuga Eterna (No Place to Hide, 1981) e Mensagens Fatais (Deadly Messages, 1985), antes de se afastar da TV para criar os filhos ao lado do marido, o músico Thomas Dolby.

O filme também tem a seu favor um elenco de apoio ótimo e consistente com Tony Bill (que, poucos meses antes, havia participado de outro telefilme marcante daquele ano, A Iniciação de Sarah), Blythe Danner (mãe de Gwyneth Paltrow na vida real) e Dennis Quaid, este bem novinho, mas já mostrando talento. Embora em um papel pequeno, a intensidade de Quaid já demonstrava que ele seria um dos destaques de sua geração, nos anos 1980. O ator teve que recusar o papel de Bob em Halloween (1978) porque já estava comprometido com Você Está Sozinha?. Na época, ele namorava a atriz P.J. Soles (com quem se casou naquele mesmo ano), que já havia sido escalada para interpretar a namorada de Bob em Halloween. Coube a John Michael Graham o papel de Bob no filme de John Carpenter. Quaid fez sua estreia no cinema um ano depois, com O Vencedor (Breaking Away, 1979).

Scott Colomby, namorado de Gail no filme, era um rostinho bem conhecido na TV americana, mas costuma ser mais lembrado pelas comédias que fez no começo dos anos 1980, como Clube dos Pilantras (Caddyshack, 1980) e Porky's - A Casa do Amor e do Riso (Porky's, 1981). Ellen Travolta, irmã de John Travolta, faz uma ponta como a diretora da escola onde Gail estuda.




O final não é exatamente no estilo o-bem-vence-o-mal, mas é cruelmente realista e encoraja as mulheres a lutarem e serem donas de suas vidas, em vez de desistir por medo. O estupro é um ato de violência que ainda acontece com assustadora frequência, mas os esforços hoje para punir os agressores avançaram bastante desde a época em que o filme foi lançado. A própria fala da personagem Gail é bastante emblemática: "Depois que tudo acabou, eu perguntei à Jessica como é que a lei pode proteger o estuprador e não a vítima? E ela disse: 'Porque o sistema está errado'."

Dirigido por Walter Grauman, diretor veterano de telefilmes e séries de TV, Você Está Sozinha? é baseado no livro Are You in the House Alone?, de Richard Peck, publicado originalmente em 1976.

Estreou na televisão americana pela CBS, em 20 de setembro de 1978. Aqui no Brasil, a estreia foi na Globo, em 3 de maio de 1980. Jairo Ferreira, na coluna Filmes na TV, da Folha de S. Paulo daquele mesmo dia, deu destaque ao filme, mas com um certo pé atrás: "Para não dizer que só dá reprise, o canal 5 (21h30) apresenta a sua habitual estreia dos sábados, Você Está Sozinha?, teledrama do tarimbado Walter Grauman abordando assunto forte para o horario (violência sexual)". Sobre a sinopse do filme, Ferreira comenta: "Ponto de partida já visto em muitos filmes. Vamos ver como é o ponto de chegada".



Você Está Sozinha? foi lançado em VHS nos EUA e em alguns outros países, mas não no Brasil. Em 2013, saiu em DVD nos EUA, em edição "dois em um", junto com outro telefilme clássico (também de 1978), A Iniciação de Sarah.





Um comentário:

  1. Esse filme é um excelente suspense feito para tv q foi exibido tb no saudoso Cine Trash em 96 na band, foi qndo o vi pela primeira vez. Kathleen Beller é minha atriz favorita da época e o filme funciona muito bem como suspense e drama/Thriller. Não tinha como não falar sobre no meu blog tb. Parabéns pelo post. Ass: Helena Dalillah do Mundo de Helena (helenadalillahblogspot)

    ResponderExcluir