08 janeiro 2021

Sete na Escuridão (Seven in Darkness, 1969)

Telefilmesquecidos #32

Sete cegos estão em um avião a caminho de uma convenção para cegos em Seattle. Devido ao mau tempo, o avião, que está a centenas de milhas fora do curso, cai na floresta. Os únicos quatro que não eram cegos — três membros da tripulação e Harlan Cabot (James J. Griffith), pai de Deborah Cabot (Lesley Ann Warren) — morrem. Apenas os cegos sobrevivem.

O grupo de sobreviventes é bastante heterogêneo, como era de se esperar. Alex Swain (Barry Nelson), ex-médico que virou professor de cegos, faz as vezes líder carismático. Com ele estão seus velhos amigos Emily Garth (Dina Merrill); Larry Wise (Arthur O'Connell), que ficou cego recentemente; o casal Ramon (Alejandro Rey) e Christine Rohas (Elizabeth Walker), prestes a terem seu primeiro filho (que, por sinal, está para nascer a qualquer momento); a jovem cantora Deborah Cabot, acompanhada do pai; Mark Larsen (Sean Garrison), herói da Guerra do Vietnã, que guarda um segredo, e Sam Fuller (Milton Berle em um raro papel dramático), um homem amargo e egoísta que se indispõe com todos do grupo.



Sem tempo a perder, os sobreviventes — cada qual com seu drama pessoal — precisam se unir para enfrentar as ameaças de mais mau tempo na selva hostil. Os desafios angustiantes também incluem fugir de uma matilha de lobos famintos, cruzar um cavalete suspenso e apodrecido de uma velha ferrovia, escalar encostas íngremes e, como se não bastasse, descobrir quem no bando está roubando a pouca comida que resta.



Pode parecer mais um filme-catástrofe como tantos outros, mas a premissa se diferencia pelo elemento que o torna completamente original: todos os personagens são cegos. Os realizadores souberam, de fato, tirar o máximo proveito ao adicionar este recurso literário aos antigos clichês e se deram bem. Baseado no romance Against Heaven's Hand, de Leonard Bishop (publicado em 1963), Sete na Escuridão teve direção de Michael Caffey e foi o primeiro "ABC Movie of The Week" feito para a TV. 

A década de 1970, que se aproximava de seu início, consagraria o cinema catástrofe com uma avalanche — perdão pelo trocadilho infame — de superproduções. (Aeroporto estreou nos cinemas em março de 1970). Por se tratar de um telefilme, não há efeitos especiais extravagantes em Sete na Escuridão e grande parte da história parece ter sido filmada em estúdio. Mas isso não prejudica em nada o clima da narrativa. 




O resultado são 70 minutos de tensão e entretenimento que encorajaram a ABC a continuar com o formato e a transformá-lo em uma série de filmes independentes feitos para a TV, com bastante sucesso, que durou de 1969 a 1975.

Na tevê americana, Sete na Escuridão estreou em 23 de setembro de 1969, na ABC. No Brasil, a primeira exibição foi na Rede Globo, em 25 de janeiro de 1975.

6 comentários:

  1. Bah! Como procurei esse filme.eu vi quando eu era crianca e nunca esqueci.eu gostei muito desse filme.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse filme adorei.eu estava procurando.
    Tem um outro q procuro tbm.mas lembro pouca coisa

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus favoritos é um filme inesquecíveis esse vale apena vê de novo

    ResponderExcluir
  4. como assistir ele de novo

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, como procurei esse filme, assisti na minha infância.
    Como faço para comprar uma cópia?????
    Julinho - elium@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julinho, tem a versão original (em inglês e sem legendas) no YouTube, Mas não sei existe uma cópia dublada ou legendada.

      Excluir