25 fevereiro 2024

Chanchada italiana na discoteca com John Travolta e Cicciolina?

John Travolto... da un insolito destino (1979) 

No drama chileno Tony Manero (2008), dirigido e escrito por Pablo Larraín, Raúl Peralta (Alfredo Castro), um homem de 50 e poucos anos, é fascinado por Tony Manero, o icônico personagem interpretado por John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977). A história se passa em 1978, quando Os Embalos e a febre das discotecas estavam no auge. A obsessão de Raúl é tamanha que ele pretende vencer, a qualquer custo, um concurso de imitadores de Travolta na TV. E isso o leva também a revelar seu lado psicopata.

É verdade que essa incursão pouco usual no universo do personagem de John Travolta ganhou contornos bem sombrios no longa chileno. Em nada remete ao clima colorido e dançante de Os Embalos de Sábado à Noite, que John Badham dirigira três décadas antes.

Mas lá no final da década de 1970, quando a moda das discotecas dominava os quatro cantos do planeta e John Travolta era o ídolo máximo, todos queriam ser um pouco Travolta. Os homens o imitavam e as mulheres o cobiçavam. Vários filmes tentavam pegar carona na onda das discotecas e no sucesso de Os Embalos.


A edição da revista Veja de 30 de agosto de 1978 trazia uma extensa matéria, de quatro páginas, sobre a “ travoltecamania”:


(...) À semelhança do enredo do filme [Os Embalos de Sábado à Noite] — onde John Travolta vive um balconista suburbano transformado em rei quando entra na pista de dança para dançar —, organizam-se concursos de dança com prêmios tão valiosos como viagens à Europa ou reluzentes automóveis. (...) A febre atingiu tal temperatura que até o poeta Carlos Drummond de Andrade dedicou-lhe uma crônica, na terça-feira da semana passada. Mas, afinal, de que maneira o vírus da “Travolteca” (como prefere chamar Drummond) se instaurou no organismo da juventude? (Joaquim Ferreira dos Santos e Luiz Henrique Fruet)


Anúncio da revista Dancin' Days (O Globo, 6 de agosto de 1978)

Um filme italiano de 1979, no entanto, foi às últimas consequências e arranjou um ator que fisicamente lembrava muito o Travolta original daquela época. O enredo da comédia era o mais simplório possível: o tímido e desajeitado Gianni (Giuseppe Spezia) trabalha como cozinheiro em um hotel bacana. Ele passa seu tempo livre na discoteca local (chamada, não por acaso, de John's Fever), olhando de longe a DJ do clube, Illona (Ilona Staller), por quem tem uma paixão platônica.

Os amigos do rapaz (que também são seus colegas de trabalho no hotel) só pensam em se requebrar na discoteca e querem que ele deixe de ser tão medroso e se apresente a Ilona. Mas sua timidez e total falta de jeito na pista de dança o impedem.




Um dia, ao fazerem uma piada e desenharem bigode e óculos em um pôster do John Travolta, os amigos galhofeiros de Gianni percebem que ele é simplesmente a cara de John Travolta, apesar do bigode e do visual careta. A partir disso, empreendem uma força-tarefa para deixar Gianni (o equivalente italiano de “Johnny”) descolado e ainda mais parecido com John Travolta.







Mas a turma não se contenta só com isso: quer que Gianni aprenda a dançar e participe de um concurso de dança na discoteca, para impressionar Ilona e se declarar a ela. Mas será que aquele sujeito totalmente desengonçado vai conseguir tal proeza?





Esta paródia de Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977), escrita por Neri Parenti, foi também sua estreia como diretor. Na Itália ele é mais conhecido como diretor de cinepanettone (filmes de comédia exibidos na época do Natal).




O título original do filme em italiano — John Travolto... da un insolito destino [John Travolto... por um destino insólito] — é uma brincadeira com o nome de outro filme italiano, Travolti da un insolito destino nell'azzurro mare d'agosto (1974), de Lina Wertmüller, que poderia ser traduzido como “levada por um destino insólito no mar azul de agosto”. No Brasil, ficou Por um Destino Insólito. Ganhou remake estrelado por Madonna em 2002, Swept Away, que aqui foi Destino Insólito.


Curiosidade: em italiano, travolta é o particípio passado do verbo travolgere, que pode significar "rolar", "deslizar" e "atropelar", mas também tem sentido figurado de "ser arrebatado", "varrido", "impressionado". Além disso, travolta é feminino e singular, enquanto sua forma masculina é travolto.

Digressões à parte, a palavra insólito do título se aplica bem a este filme com ares de chanchada na discoteca. Lançado em maio de 1979 — apenas um ano e meio depois da estreia de Os Embalos de Sábado à Noite — caiu rapidamente no esquecimento, com a ressaca deixada pela disco music, que culminou em seu repúdio, iniciado na segunda metade de 1979. (Mas lá na Itália a disco music ainda teve uma sobrevida que durou até o começo dos anos 1980, embora no resto do mundo já fosse uma “onda passada”.)

No filme John Ttravolto...da un insolito destino, os próprios personagens vão ao cinema assistir a Os Embalos de Sábado à Noite. A semelhança física de Giuseppe Spezia com o próprio John Travolta é, de fato, impressionante. E naquela época, não só os concursos de dança eram comuns nas discotecas do mundo todo, como também concursos de sósias de Travolta, muitos deles transmitidos pela TV (como no filme Tony Manero, citado na abertura deste post).




Foi o único papel de Giuseppe Spezia, que costumava aparecer na TV italiana no final dos anos 1970 como sósia italiano e imitador de John Travolta.

Mas a curiosidade maior em relação ao elenco desta fuleira comédia italiana é Ilona Staller, cuja personagem tinha o mesmo nome da atriz. Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, trata-se de ninguém menos que a peituda Cicciolina.

Na época ela ainda não era conhecida fora da Itália. Aliás, Ilona Staller é seu nome de batismo. Na verdade, ela é uma húngara que se naturalizou italiana após se casar e se estabelecer na Itália, ainda na década de 1970. A partir de 1973, ganhou fama com seu programa de rádio chamado Voulez-vous coucher avec moi?, para o qual adotou o nome Cicciolina, que a transformaria em ícone da indústria pornô (e da “pornopolítica”) na década seguinte.




Voltando à comédia em questão, John Ttravolto...da un insolito destino é conhecido por uma penca de diferentes títulos em inglês, como Runaround, Travoltomania, John's Fever, John Travolto, The Face with Two Left Feet e The Lonely Destiny of John Travolto. (Como um filme tão modesto pode ter tantos títulos diferentes?)


E um bônus: para quem curte músicas “obscuras” do cinema italiano, a canção Baby I Love You, que faz parte da trilha sonora, foi composta pelo pioneiro da disco music italiana, Giancarlo Meo, juntamente com Claudio Simonetti, do Goblin — grupo italiano de rock progressivo conhecido por compor trilhas para os clássicos de Dario Argento, Profondo Rosso (1975) e Suspiria (1977). A faixa foi gravada pelo Easy Going, grupo formado por três DJs italianos, e obteve considerável sucesso local.


Easy Going

Um último aviso: não espere nenhuma canção dos Bee Gees neste filme. A trilha sonora — de centavos — contém pastiches baratos de disco music. O tipo de canastrice que agrada a quem curte o gênero (eu me incluo nesse grupo). 




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