Telefilmesquecidos #70
Voltando para casa depois das férias, Bob Mitchell (Dabney Coleman) e sua esposa Jean (Cloris Leachman) param em um motel empoeirado e deserto à beira da estrada. A lanchonete do lugar, nada convidativa, só tem duas pessoas: o rude cozinheiro Jim Cutler (Ross Martin) e um cliente de jeito cínico, Tom King (Ned Beatty).
O casal entra para beber algo e logo sente a hostilidade dos dois homens. Apesar do clima tenso, o casal se senta, na esperança de fazer um lanche. Enquanto Bob vai ao banheiro, a esposa usa o telefone do bar. Quando ela volta, o marido está desaparecido. Tudo indica que ele sumiu logo após entrar no banheiro.
Aflita com a falta de informações e com o descaso dos dois homens do bar, Jean se desespera e ameaça avisar à polícia. Mas vê, da janela do bar, o carro do casal indo embora. Os dois homens tentam convencê-la de que o marido a deixou ali e simplesmente foi embora sozinho.
Assim começa o pesadelo de Jean, que tenta convencer o xerife local (Dana Elcar) de que há algo muito errado ali. Pior: ela está sendo vítima de algum tipo de complô. A administradora – nada confiável – do motel, Vi (Louise Latham), também não faz nada para ajudar.
Dirigido pelo experiente Phillip Leacock, que também dirigiu para a TV Quando Michael Chama (When Michael Calls, 1972) e Ponto de Interrogação (Baffled!, 1972), entre outros tantos.
Roteiro de Richard Matheson, baseado em seu conto homônimo, publicado na edição de outubro de 1953 da revista Fifteen Detective Stories. Após o sucesso de Encurralado (Duel, 1971), dirigido por Steven Spielberg — com roteiro que Matheson também adaptou de seu próprio conto — era inevitável que o prolífico autor escrevesse mais filmes para TV naquele estilo.
Embora nenhum desses projetos subsequentes tenha alcançado o mesmo sucesso de Encurralado, vários deles estão entre os mais populares da TV americana da década de 1970: Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker, 1972), A Noite do Estrangulador (The Night Strangler, 1973), O Grito do Lobo (Scream of the Wolf, 1974), Trilogia do Terror (Trilogy of Terror, 1975) e vários outros, além de episódios marcantes do seriado Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964).
A história é envolvente e o elenco é enxuto e muito bom, mas o filme pertence a Cloris Leachman. A ex-Miss Chicago de 1946 (e vice-campeã do Miss América) tornou-se uma das atrizes mais queridas e populares da TV americana graças à sua personagem Phyllis, no clássico seriado Mary Tyler Moore (1970-1977), que ganhou depois série própria. Participou também de inúmeros telefilmes, sem falar em sua carreira no cinema. Dominava com maestria tanto o drama quanto a comédia. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971).
O filme Breakdown: Implacável Perseguição (Breakdown, 1997), protagonizado por Kurt Russell, tem enredo bastante semelhante ao de Entre para Morrer. A diferença é que o marido procura a esposa que desaparece no meio do deserto.
Entre para Morrer estreou na TV americana em 18 de setembro de 1973, pela ABC. No Brasil, a primeira exibição foi em 7 de dezembro de 1975, na Globo. Depois disso, foi reprisado nas madrugadas da emissora. No começo dos anos 1980, andou pela Record. Já no começo dos anos 1990, estava na Manchete.
A coluna Filmes na TV, da Folha de S. Paulo, assinada por Fernando Morgado, trazia na edição de 7 de dezembro de 1975: "Entre Para Morrer, suspense feito para a televisão, chega com muitos elogios dos Estados Unidos, com argumento de autoria de um mestre do ‘dia-a-dia-fantástico’, Richard Matheson, o mesmo de Encurralado.”
Foi lançado em VHS nos EUA e, mais tarde, em 2010, ganhou edição em DVD, da Warner Archive Collection.
Lembro de assistir este filme na Record quando criança, não entendi muito a trama na época, merece ser visto novamente.
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