18 fevereiro 2024

Entre para Morrer (Dying Room Only, 1973)

 Telefilmesquecidos #70

Voltando para casa depois das férias, Bob Mitchell (Dabney Coleman) e sua esposa Jean (Cloris Leachman) param em um motel empoeirado e deserto à beira da estrada. A lanchonete do lugar, nada convidativa, só tem duas pessoas: o rude cozinheiro Jim Cutler (Ross Martin) e um cliente de jeito cínico, Tom King (Ned Beatty).

O casal entra para beber algo e logo sente a hostilidade dos dois homens. Apesar do clima tenso, o casal se senta, na esperança de fazer um lanche. Enquanto Bob vai ao banheiro, a esposa usa o telefone do bar. Quando ela volta, o marido está desaparecido. Tudo indica que ele sumiu logo após entrar no banheiro.



Aflita com a falta de informações e com o descaso dos dois homens do bar, Jean se desespera e ameaça avisar à polícia. Mas vê, da janela do bar, o carro do casal indo embora. Os dois homens tentam convencê-la de que o marido a deixou ali e simplesmente foi embora sozinho. 



Assim começa o pesadelo de Jean, que tenta convencer o xerife local (Dana Elcar) de que há algo muito errado ali. Pior: ela está sendo vítima de algum tipo de complô. A administradora – nada confiável – do motel, Vi (Louise Latham), também não faz nada para ajudar.


Dirigido pelo experiente Phillip Leacock, que também dirigiu para a TV Quando Michael Chama (When Michael Calls, 1972) e Ponto de Interrogação (Baffled!, 1972), entre outros tantos. 

Roteiro de Richard Matheson, baseado em seu conto homônimo, publicado na edição de outubro de 1953 da revista Fifteen Detective Stories. Após o sucesso de Encurralado (Duel, 1971), dirigido por Steven Spielberg — com roteiro que Matheson também adaptou de seu próprio conto — era inevitável que o prolífico autor escrevesse mais filmes para TV naquele estilo.

Embora nenhum desses projetos subsequentes tenha alcançado o mesmo sucesso de Encurralado, vários deles estão entre os mais populares da TV americana da década de 1970: Pânico e Morte na Cidade (The Night Stalker, 1972), A Noite do Estrangulador (The Night Strangler, 1973), O Grito do Lobo (Scream of the Wolf, 1974), Trilogia do Terror (Trilogy of Terror, 1975) e vários outros, além de episódios marcantes do seriado Além da Imaginação (The Twilight Zone, 1959-1964).

A história é envolvente e o elenco é enxuto e muito bom, mas o filme pertence a Cloris Leachman. A ex-Miss Chicago de 1946 (e vice-campeã do Miss América) tornou-se uma das atrizes mais queridas e populares da TV americana graças à sua personagem Phyllis, no clássico seriado Mary Tyler Moore (1970-1977), que ganhou depois série própria. Participou também de inúmeros telefilmes, sem falar em sua carreira no cinema. Dominava com maestria tanto o drama quanto a comédia. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho em A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971).

O filme Breakdown: Implacável Perseguição (Breakdown, 1997), protagonizado por Kurt Russell, tem enredo bastante semelhante ao de Entre para Morrer. A diferença é que o marido procura a esposa que desaparece no meio do deserto.

Entre para Morrer estreou na TV americana em 18 de setembro de 1973, pela ABC. No Brasil, a primeira exibição foi em 7 de dezembro de 1975, na Globo. Depois disso, foi reprisado nas madrugadas da emissora. No começo dos anos 1980, andou pela Record. Já no começo dos anos 1990, estava na Manchete.

A coluna Filmes na TV, da Folha de S. Paulo, assinada por Fernando Morgado, trazia na edição de 7 de dezembro de 1975: "Entre Para Morrer, suspense feito para a televisão, chega com muitos elogios dos Estados Unidos, com argumento de autoria de um mestre do ‘dia-a-dia-fantástico’, Richard Matheson, o mesmo de Encurralado.”

Foi lançado em VHS nos EUA e, mais tarde, em 2010, ganhou edição em DVD, da Warner Archive Collection.


Nenhum comentário:

Postar um comentário