Nas décadas de 1980 e 1990, o Supercine, exibido aos sábados pela Globo, após a novela das 8, era uma das sessões de filmes na TV mais prestigiadas.
Grandes produções do cinema norte-americano chegaram à nossa TV pelo Supercine, que estreou em 1º de janeiro de 1982 já exibindo o arrasa-quarteirão O Destino do Poseidon.
Infelizmente, desde que o streaming se popularizou, ao longo da última década, o Supercine tornou-se mais uma sessão apagada de filmes na TV, sem produções de interesse e sem relevância para o público atual.
Durante as décadas em que esteve no auge, entretanto, o Supercine era sempre muito aguardado. A partir dos anos 1990, a sessão passou a exibir muitos telefilmes de suspense da TV americana.
Mas o foco desta postagem não são os filmes feitos para a TV e sim produções de sucesso do cinema daquela época. Selecionei cinco — só uma pequena amostra — desses sucessos que balançaram a TV brasileira no Supercine, nos décadas de 1980 e 1990.
Poltergeist - O Fenômeno (Poltergeist, 1982)
Supercine 4 de janeiro de 1986
Poltergeist foi sucesso comercial, além de ter sido bem recebido pela crítica. Foi também o filme de terror com maior bilheteria de 1982 e um dos melhores do anos 1980 em seu gênero.
Escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper, o longa foi lançado nos EUA em 4 de junho de 1982. Levando-se em conta que naquela época os filmes demoravam a chegar à TV brasileira, Poltergeist chegou relativamente rápido, três anos e meio depois de seu lançamento no cinema.
Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease, 1978)
Supercine 28 de fevereiro de 1987
Estreia do diretor Randal Kleiser no cinema, com roteiro adaptado do musical homônimo da Broadway. Lançado nos EUA em de junho de 1978. Sucesso de crítica e de bilheteria, foi o musical de maior bilheteria da época, recorde que durou vários anos.
A trilha sonora encerrou 1978 como o segundo álbum mais vendido do ano nos Estados Unidos, atrás apenas da trilha de Saturday Night Fever, do ano anterior. Quando estreou na TV brasileira, no Supercine, o filme já tinha quase dez anos, mas continuava popular e irresistível.
Taxi Driver – Motorista de Táxi (Taxi Driver, 1976)
Supercine 28 de março de 1987
Estreou nos cinemas em fevereiro de 1976, mas demorou mais de dez anos para chegar à TV brasileira. Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Robert de Niro e Jodie Foster, tornou-se um dos maiores clássicos da década de 1970 e do cinema.
Teve quatro indicações ao Oscar. Bernard Herrmann assinou a trilha sonora, que acabou sendo a última antes de sua morte, no final de 1975.
Flashdance – Em ritmo de embalo (Flashdance, 1983)
Supercine 22 de agosto de 1987
Um dos filmes que definiram os anos 1980, Flashdance fez parte do novo estilo de musicais que estava em voga naquela década. Em vez de os personagens “cantarem” a história, a música era usada como elemento do filme, pontuando cenas e momentos, numa linguagem que se aproximava dos videoclipes (também em ascensão na época).
A trilha sonora, de enorme sucesso, vendeu feito água. Após sua estreia no Supercine, o filme foi exaustivamente reprisado pela Globo ao longo das décadas seguintes.
O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, 1991)
Supercine 18 de dezembro de 1993
Dirigido por Jonathan Demme e estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins, tornou-se o quinto filme com maior bilheteria de 1991 em todo o mundo. Mistura de suspense, drama e terror, estreou nos cinemas americanos em fevereiro de 1991 e levou uma penca de Oscars.
Fez parte do pacote de grandes filmes que a Globo reservava para a programação especial de fim de ano. Para os padrões da época, chegou rápido à nossa TV (em menos de três anos).