09 junho 2020

Manchete e seu pacote de filmes

(Continuação da postagem anterior)

Jornal do Brasil, 5 de junho de 1983

Foi por meio da Manchete que fiquei conhecendo, por exemplo, clássicos de Hitchcock, em preto e branco e legendados, exibidos na sessão Versão Original, nas madrugadas da emissora. Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940), tornou-se um dos meus favoritos do diretor. Durante anos vi e revi o filme, que gravei em uma madrugada de domingo da Manchete. Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945) foi outro que me fascinou quando o assisti pela primeira vez, também no canal.

Joan Fontaine e Judith Anderson em Rebecca

Muitos filmes clássicos das décadas de 1930, 1940 e 1950 eram exibidos pela Manchete, em versões originais, legendados.


Jornal do Brasil



Graças às incontáveis reprises da emissora, passei a conhecer antigos filmes de terror das produtoras britânicas Hammer e Amicus, além da American International Pictures (AIP), muitos deles estrelados por Vincent Price: Muralhas do Pavor (Tales of Terror, 1962), A Máscara Mortal (The Masque of the Red Death, 1964), O Ataúde do Morto-Vivo (The Oblong Box, 1969), A Casa dos Rituais Satânicos (Madhouse, 1974) e outros tantos.



Sobre os filmes britânicos de terror em episódios, Terror e Loucura (Tales That Witness Madness, 1973) e Vozes do Além (From Beyond the Grave, 1974) foram duas pérolas que fiquei conhecendo graças às sessões noturnas do canal. Já haviam passado pela Globo muitos anos antes, mas tinham sido deixados de lado e ganharam nova morada na Manchete. (Mais detalhes sobre esses filmes aqui).

Filmes muito bons e interessantes — porém já meio datados e esquecidos naquele começo de década de 1990, quando os assisti — também eram acolhidos pela emissora. Foi assim que vi, pela primeira vez, À Procura de Mr. Goodbar (Looking for Mr. Goodbar, 1977), um dos filmes (e livros) que mais me impressionaram. E como não me lembrar de Mamãezinha Querida (Mommie Dearest, 1981)? Um daqueles irresistíveis que revejo com frequência.


O Fim de Sheila (The Last of Sheila, 1973), Alice, Querida Alice (Alice Sweet Alice / Communion / Holy Terror, 1976) e A Cidade de Horror (The Amityville Horror, 1979) são longas de suspense/terror que conheci por meio da Manchete e que entraram, de cara, para minha lista de favoritos. Os dois primeiros são produções mal conhecidas e pouco comentadas hoje, mas imperdíveis. O terceiro (e mais famigerado) é o também conhecido como Terror em Amityville, que deu origem a incontáveis continuações e remakes.


Entre os filmes que passaram praticamente batidos, me lembro de um que a emissora exibiu e que chamou minha atenção por ter no elenco o casal Paul Newman e Joanne Woodward, e ainda uma Melanie Griffith adolescente: A Piscina Mortal (The Drowning Pool, 1975), suspense policial nem tão empolgante, mas interessante pelo elenco.


Cleópatra Jones (Cleópatra Jones, 1973), estrelado por Tamara Dobson no papel-título e com Shelley Winters fazendo uma caricata vilã, foi o filme que me fez conhecer o gênero blaxploitation. Cortesia da Rede Manchete.


Dos telefilmes que assisti no canal de Adolfo Bloch, o que mais me marcou foi Amizades, Segredos e Mentiras (Friendships, Secrets and Lies, 1979). Depois de ter sido exibido pela Globo no começo dos anos 1980, após algumas reprises ele andou esquecido e foi parar na Manchete. (Para mais detalhes, ver o post que fiz especificamente sobre o filme).

A Ronda do Mal (Something Evil, 1972), telefilme dirigido por Steven Spielberg, ainda muito antes de Spielberg se tornar conhecido, também figura entre as obscuridades esquecidas que assisti pela primeira vez na Manchete. Ainda na categoria de filmes feitos para a tevê, A Irmandade do Sino (The Brotherhood of the Bell, 1970) é outro título interessante que foi parar na emissora.



Golden Gate: A Sedução do Poder (Golden Gate, 1981) é outro telefilme (altamente datado) que descobri no canal. Também me chamou a atenção por ter Melanie Griffith (muito antes de se tornar conhecida) no elenco. Esse nunca mais consegui rever em parte alguma. Sumiu. Era uma trama bem novelística, ao estilo de Dallas.

Sobre as "bagaceiras", me lembro de pelo menos três que eram constantemente reprisados pela emissora: O Ataque das Formigas Gigantes (Empire of the Ants, 1977), O Bebê de Manhattan (Manhattan Baby, 1982) e Canção Mortal (Blood Song, 1982). Confesso que o filme das formigas era uma canastrice que me agradava bastante. 

Joan Collins em O Ataque das Formigas Gigantes

E para não dizer que não falei de flores, em 1991 o cinema brasileiro ganhou destaque na programação, com uma das principais sessões de filmes da emissora: Cinema Nacional. Foi assim que assisti a pencas de filmes nacionais (que eu só conhecia pelas capas das fitas na videolocadora). Eu, com meus 12 ou 13 anos de idade na época, jamais pensaria em alugar uma daquelas fitas, tidas como "pornográficas". Mas a Manchete me permitiu ter acesso a filmes como A Dama do Lotação (1978), Amor Bandido (1978), O Caso Claudia (1979), Os Sete Gatinhos (1980), Das Tripas Coração (1982), Aventuras de Um Paraíba (1983), Leila Diniz (1986), A Menina do Lado (1987) e vários outros.



Sessão Primeira Classe

Obviamente seria impossível falar de todos os filmes da Manchete. Citei apenas alguns que ficaram marcados em minha memória, por tê-los assistido no canal. Quem quiser compartilhar mais lembranças de filmes da emissora, é só deixar aqui nos comentários.


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