Os filmes da Rede Manchete eram especiais. Não por serem grandes sucessos ou produções conhecidas. Pelo contrário. Vários deles eram pouco conhecidos ou obscuros, reprisados à exaustão pela emissora, que possuía um catálogo reduzido, mas repleto de raridades. Ano passado fiz um post ("Segredos femininos") sobre uma dessas raridades e agora resolvi fazer sobre outra. Trata-se de O Fim de Sheila (The Last of Sheila), filme de 1973 produzido e dirigido por Herbert Ross, cuja filmografia inclui vários sucessos como Visões de Sherlock Holmes (The Seven-Per-Cent Solution, 1976), Momento de Decisão (The Turning Point, 1977), A Garota do Adeus (The Goodbye Girl, 1977), California Suite (1978), Footloose - Ritmo Louco (Footloose, 1984) e Flores de Aço (Steel Magnolias, 1989) entre outros. O Fim de Sheila, no entanto, é uma pequena obra-prima que ficou (injustamente) esquecida. Gravei da TV, em 1994, quando a Manchete o reprisou pela enésima vez.
Se, à época de seu lançamento, a crítica e o público não deram muita bola para o filme, com o passar das décadas ele adquiriu — como acontece com frequência — um status cult. Mas, no Brasil, permanece obscuro. Nunca chegou a ser lançado em vídeo e nem em DVD aqui. Mas em 2004 ganhou uma edição da Warner, em DVD (já fora de catálogo), nos EUA. O elenco, a direção e o roteiro sofisticados não impediram o filme de cair precocemente no esquecimento. Para os amantes do gênero "quem matou?", a trama impecável oferece um complexo jogo, cheio de pistas, reviravoltas e dicas discretas, que fogem facilmente à percepção. Tanto que o ideal é ver O Fim de Sheila várias vezes, para captar e conferir as muitas sutilezas contidas nos diálogos, cenários e ações.
Sheila Green (Yvonne Romaine), uma colunista de fofocas de Hollywood, sai de uma festa, intempestivamente e a pé, altas horas da madrugada, após uma discussão com o marido Clinton (James Coburn). Acaba atropelada por um carro e morre. A pessoa que dirigia sai sem prestar socorro. Um ano depois, Clinton, que é um excêntrico produtor cinematográfico, convida seis amigos do casal (que estavam presentes na trágica noite) para uma gincana — uma espécie de reality show particular. A ideia de fazer um filme sobre a vida de Sheila é o chamariz para atrair os seis convidados. Desta forma, reúne o pequeno grupo em seu requintado iate (cujo nome também é Sheila), o ponto de partida do tal jogo que deve durar uma semana. Na verdade, Clinton sabe que uma daquelas seis pessoas é a assassina. Mais: ele sabe qual delas é a pessoa que matou sua esposa, mas arma o complexo jogo para sua diversão sádica, como forma de se vingar.
"A radiografia de seis fracassados" |
Os convidados são Philip (James Mason), Alice (Raquel Welch), Lee (Joan Hackett), Anthony (Ian McShane), Christine (Dyan Cannon) e Tom (Richard Benjamin). Todos direta ou indiretamente ligados ao cinema: o roteirista frustrado e sua esposa milionária, o diretor antiquado, a mordaz agente de talentos, a bela e temperamental atriz e seu namorado fanfarrão. O grupo, inocentemente, acha que tudo não passa de mais uma divertida excentricidade de Clinton. Todos recebem um cartão com um "segredinho" de cada um deles, como ladrão (ou ladra), homossexual, ex-condenado(a), alcoólatra, molestador(a) de criancinhas, delator(a). Detalhe: os cartões com os segredos obscuros estão trocados e não com as pessoas às quais correspondem. Ninguém sabe dos segredos um do outro e nem quem está com qual cartão. O objetivo é tentar descobrir o segredo dos outros jogadores sem que eles descubram o seu. A cada noite há uma caça às pistas, arquitetada cuidadosa e teatralmente por Clinton. A cada etapa do jogo, no decorrer da semana, o iate será ancorado em um porto diferente da Riviera Francesa, que servirá de cenário para a prova do dia. A ideia é que os segredos sejam expostos no decorrer do jogo, dia após dia. No final, a pessoa que matou Sheila será exposta, seguindo as intrincadas regras do jogo, criadas exatamente para este fim.
O ritmo pode parecer lento, mas o suspense é crescente, embora discreto, e entremeado por diálogos cheios de perspicácia, acidez e uma dose de refinado humor negro. O filme tem também o mérito de ser o único escrito pelo ator Anthony Perkins (o Norman Bates de Psicose) e pelo renomado compositor Stephen Sondheim (considerado pelo jornal The New York Times como "o maior e talvez o mais conhecido artista do teatro musical americano").
A inspiração para o filme partiu de uma série de sofisticados jogos organizados por Perkins e Sondheim na vida real, em Manhattan, durante o final dos anos 1960 e o começo dos 1970. Os dois eram fascinados por jogos de charadas e detetives e costumavam promover esse tipo de gincana particular para os amigos. Entre esses amigos estava o diretor Herbert Ross, que os encorajou a escrever um roteiro baseado nesse tipo de jogo.
Anthony Perkins e Stephen Sondheim, roteiristas de O Fim de Sheila |
Perkins e Sondheim receberam o Edgar Allan Poe Award de Melhor Roteiro Cinematográfico, em 1974. O Edgars, como é popularmente conhecido, é uma premiação concedida pela organização Mystery Writers of America (MWA) aos melhores autores e roteiristas de mistério e histórias policiais, nas áreas de literatura, cinema, série de TV e teatro.
Embora Stephen Sondheim já fosse um músico e compositor de prestígio, a trilha sonora do longa não foi arranjada por ele e sim Billy Goldenberg. O tema de encerramento, Friends, cantado pela então estreante Bette Midler, foi a primeira de suas canções a entrar em um filme. A faixa fazia parte de seu álbum de estreia, The Divine Miss M, lançado no ano anterior.
As filmagens foram prejudicadas por sucessivos conflitos (internos e externos) como atrasos, condições climáticas, enjoos, choque de personalidades e confinamento do elenco e produção no iate, além dos ataques de estrelismo de Raquel Welch, com direito, inclusive, a objetos cenográficos atirados no set. James Mason chegou a declarar, certa vez, que Welch era "a atriz mais egoísta, mal-educada e descortês com quem já tive o desprazer de trabalhar". Mexericos à parte, nada disso pode ser notado no resultado final do filme. O Fim de Sheila é, sem dúvida, imperdível para quem aprecia um mistério extremamente bem construído.
Raquel Welch e James Mason no set de O Fim de Sheila |
O roteiro foi romanceado e transformado em livro, como estratégia para divulgação do filme |
Você poderia upar o filme completo em algum site, não consigo encontra-lo em lugar algum para assistir
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