20 julho 2016

O terror em episódios da Amicus - Parte 2


Continuando o post anterior, mais três tesouros esquecidos do gênero "terror em episódios", produzidos no começo dos anos 1970 pela Amicus.



A Cripta dos Sonhos (Vault of Horror, 1973)
Direção: Roy Ward Baker




Assim como Contos do Além, este aqui também é baseado em histórias da EC Comics. Cinco desconhecidos entram no elevador de em um moderno edifício de escritórios de Londres. Todos estão descendo e vão parar no subsolo, sem que ninguém tenha apertado o botão correspondente àquele andar. Ao saírem, descobrem-se em uma espécie de salão de clube, e a porta do elevador se fecha atrás deles. Sozinhos e sem muito o que fazer enquanto aguardam alguma ajuda. Enquanto tomam drinks e conversam, cada um resolve contar seu pesadelo recorrente. Na primeira história, Midnight Mess, Harold Rodgers (Daniel Massey) leva sua irmã Donna (Anna Massey) para um vilarejo e a mata para poder ficar com sua parte da herança. Após cometer o crime, descobre que o lugar é um ninho de vampiros e que sua irmã pode não estar tão morta quanto ele pensava. No segundo episódio, The Neat Job, Arthur Critchit (Terry-Thomas) é um homem com mania de limpeza que exibe sua esposa-troféu, mas descobre que ela não é deusa da limpeza doméstica que ele esperava. Suas constantes reclamações levam-na à loucura, fazendo com que ela finalmente prove quão organizada e metódica pode ser. This Trick’ll Kill You, a terceira historia, mostra Sebastian (Curd Jürgens), um mágico que mora com sua mulher na Índia e tenta encontrar truques novos para seu show. Depois de ver uma garota fazer uma corda erguer-se no ar apenas tocando uma flauta, ele a convida para sua casa e a mata com a ajuda de sua esposa. Sebastian e a esposa tentam aprender o truque sozinhos, mas a corda tem ideias próprias. Na quarta história, Bargain in Death, Maitland (Michael Craig) é enterrado vivo como parte de um plano elaborado com seu amigo Alex (Edward Judd) para receber o seguro de vida, mas é enganado por ele. Dois jovens médicos subornam o coveiro para roubar um cadáver para seus estudos. Maitland sai do caixão apavorado, em busca de ar, e o plano todo degringola, com consequências trágicas. No último episódio, Drawn and Quartered, Moore (Tom Baker) é um pintor inglês pobre que vive no Haiti e descobre que seus parceiros o estão enganando. Procura, então, um mago vodu que lhe dá uma poção capaz de fazer seus quadros ganharem vida e matar um a um os traidores.


Terror e Loucura (Tales That Witness Madness, 1973)
Direção: Freddie Francis



Uma das minhas antologias de terror favoritas da Amicus. Em um moderno hospital psiquiátrico, o Dr. Tremayne (Donald Pleasence) recebe a visita do inspetor Nicholas (Jack Hawkins), que procura uma solução para quatro casos aparentemente insolúveis. No primeiro deles, Mr. Tiger, Paul (Russell Lewis), um garoto solitário com um companheiro imaginário — um tigre — leva seus pais, que já não se dão bem, a desentendimentos ainda mais sérios. No segundo caso, Penny Farthing, Timothy (Peter McEnery), proprietario de um antiquário, herda quinquilharias antigas de um tio sem saber que elas mudariam sua vida. A alma do tal tio Albert induz Timothy a andar em uma antiga bicicleta, que o transporta para o século passado, fazendo com que Timothy coloque a vida de sua esposa Ann Beatrice (Suzy Kendall) em perigo. Na terceira história, Mel, Brian Thompson (Michael Jayston) vive em aparente felicidade com sua esposa Bella (Joan Collins), até que um dia acha uma velha arvore morta no bosque e a traz para casa, atraído por sua forma e aparência. Da ao tronco o apelido carinhoso de Mel, acomodando a estranha e bizarra no centro de sua sala de estar. Cada vez mais atraido por Mel, Brian desperta o ciúme da esposa, que vai ficando em segundo plano devido à obsessão do marido por Mel. No último caso, Luau, a ambiciosa e elegante agente literária Auriol (Kim Novak) tenta seduzir seu cliente Kimo (Michael Petrovich), que se mostra interessado em sua bela e jovem filha Ginny (Mary Tamm). Auriol planeja um suntuoso luau a Kimo. Mas quem assume a organizaçao do luau é Keoki (Leon Lissek), sócio de Kimo. Na verdade, a festa será uma cerimônia secretamente armada por Kimo e seu sócio para assegurar à mãe de Kimo, que está morrendo, a passagem para o "paraíso". Por meio de um sacrifício a um deus havaiano, Kimo deve dedicar a morte de uma virgem à tal divindade. No epílogo, o filme caminha para um desfecho aterrador. No Brasil, chegou a ser lançado em vídeo com o nome Testemunha da Loucura.


Vozes do Além (From Beyond the Grave, 1974)
Direção: Kevin Connor



Com histórias baseadas nos contos do inglês Ronald Chetwynd-Hayes, nesta antologia Peter Cushing é o proprietário aparentemente inofensivo de um pequeno antiquário em Londres. Seu olhar misterioso e sub-reptício dá a dica de que boa coisa não há de sair de sua empoeirada loja. No primeiro episódio, The Gatecrasher, Edward Charlton (David Warner) compra um antigo espelho e o coloca em sua sala. Ao apresentá-lo aos amigos, durante uma reuniãozinha íntima, vê surgir o rosto de um morto dentro do espelho, que lhe diz que precisa de sacrifícios humanos. No segundo episódio, An Act of Kindness, Christopher Lowe (Ian Bannen) é o frustrado marido de uma dona de casa sempre insatisfeita e hostil. Sem o respeito da mulher e do filho, Lowe acaba passando mais tempo na rua, longe das cobranças de sua família. Numa dessas andanças, conhece Jim Underwood (Donald Pleasence), um pobre soldado aposentado que vive de vender fósforos e cadarços na porta do antiquário. Tentando impressionar o amistoso ex-soldado, Lowe conta que também fora um soldado muito bem condecorado. Para dar credibilidade à sua pequena mentira, rouba do antiquário uma antiga medalha do exército. A partir dali, Lowe fica amigo de Underwood e de sua solitária filha Emily (Angela Pleasence). O que o ingênuo Lowe não imaginava é que ele era muito mais o enganado do que o enganador. A terceira história, The Elemental, mostra Reggie Warren (Ian Carmichael) trocando a etiqueta de preço de uma caixinha de prata do antiquário e encontrando, logo que sai da loja, uma vidente, a Madame Orloff (Margaret Leighton), que lhe revela fatos estranhos. Na última sequência, The Door, o escritor William Seaton (Ian Ogilvy) adquire uma bela e antiga porta ornamental, de madeira entalhada, do antiquário. Instala a porta em seu escritório, mas descobre que ela, além de exercer grande fascínio sobre ele, também se abre para um misterioso mundo desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário