Telefilmesquecidos #51
A adolescente Amanda Sue Bradley (Juliette Lewis), rejeitada pela mãe e violentada pelo padrasto, resolve fugir de casa. Imatura e perdida, passa a viver nas ruas, onde conhece o marginal drogado Billy (Brad Pitt). Os dois começam um caso e ele a coloca para trabalhar em um bar de strip-tease, com o intuito de prostituí-la e explorá-la.
O filme começa com Amanda presa, condenada à câmara de gás. Ainda não sabemos por que ela está ali. A história é contada em flahsback. Logo fica claro o motivo pelo qual a menina caiu em desgraça.
Entre tipos de caráter suspeito, a jovem até encontra algumas pessoas boas, interessadas em ajudá-la. Mas a ingenuidade de Amanda complica ainda mais sua história. Ela acaba conhecendo, casualmente, o soldado Mike (Michael O'Keefe). O homem sente pena Amanda e a convida para morar em sua casa, contanto que ela se afaste daquele mundo de drogas e prostituição.
Embora ainda seja praticamente uma criança, Amanda (então com 14 anos) e Mike (20 anos mais velho) começam um relacionamento. Mike é divorciado e tem dois filhos pequenos. À sua maneira infantil, Amanda se sente acolhida e feliz em cuidar da casa de Mike e levar uma vida “normal”.
Ao descobrir, Billy conta ao comandante de Mike sobre o caso. O soldado, temendo perder seu posto de trabalho e o direito de ver os filhos, rompe o relacionamento com Amanda. A menina volta às ruas, ainda mais desiludida e revoltada, e cai novamente nas garras de Billy. Influenciada pelo marginal, Amanda agora quer se vingar de Mike. Mas a vingança foge do controle.
Brad Pitt e Juliette Lewis começaram a namorar durante as filmagens deste telefilme, em 1989. Ela com 16 anos e Brad com 26. O relacionamento durou quatro anos. Os dois voltaram a trabalhar juntos em Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno (1993).
Dirigido por Robert Markowitz, com vasta experiência em TV. Embora ambientado em Oklahoma, o filme é livremente baseado em um caso ocorrido em Harrison County, Mississippi, em 1982.
Juliette Lewis e Brad Pitt ainda não eram astros mundialmente famosos na época. Mas já davam mostras de que fariam carreira em Hollywood.
Brad havia participado de alguns seriados e telefilmes, mas sua fama começaria, de fato, com Thelma & Louise (1991). Juliette Lewis, por sua vez, já havia participado de alguns filmes, mas começou a ser notada a partir de O Cabo do Medo (Cape Fear, 1991). Curiosamente, tanto Pitt quanto Lewis começaram a ganhar projeção internacional no mesmo ano, 1991.
Lançado em vídeo nos EUA e, posteriormente, em DVD. Saiu em DVD por aqui também, na época em que os DVDs enchiam bancas e lojas. (O velho oportunismo de catar filmes antigos e desconhecidos do começo da carreira de artistas que depois ficaram famosos). Chegou a ser lançado na coleção da revista Caras e também em edições igualmente baratas, duplas, como aquelas que eram muito comuns nas Lojas Americanas.
Dias de Violência estreou na TV americana em 26 de fevereiro de 1990, pela NBC. Mas demorou a estrear na TV brasileira: só em 4 de setembro de 1998, na Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário