04 fevereiro 2021

A História de Karen Carpenter (The Karen Carpenter Story, 1989)

Telefilmesquecidos #34

Os Carpenters estão entre os artistas mais representativos da década de 1970. Os irmãos Richard e Karen Carpenters tinham lugar cativo nos primeiros lugares das paradas de sucesso com sua música suave, romântica, harmoniosa e bem distinta, que os colocou na lista dos maiores vendedores de discos de todos os tempos.

Durante aproximadamente 14 anos de carreira, os Carpenters gravaram onze álbuns, derramaram dezenas de hits e rodaram o mundo em turnês. O duo se desfez em 1983, quando Karen faleceu precocemente, aos 32 anos, devido a uma parada cardíaca, sofrida em função de complicações da anorexia nervosa.

O filme começa com o colapso de Karen na casa de seus pais, em Downey, Califórnia, em 4 de fevereiro de 1983. Ela é levada às pressas para o hospital. Enquanto o paramédico está colocando a máscara de oxigênio no rosto da cantora, desacordada, vemos imagens de Karen adolescente se mesclando ao presente. O filme corta para a adolescente Karen patinando em câmera lenta e olhando para si mesma enquanto a Karen atual, de 32 anos, está morrendo no hospital. A partir daí, o filme volta no tempo e reconta os altos e baixos da vida de Karen e da carreira dos Carpenters, entre os anos 1960 e o começo dos 1980.


A ideia de um filme baseado na vida de Karen Carpenter era algo que estava na cabeça de Richard desde que a irmã falecera. Mas foi quase impossível encontrar alguém que escrevesse o roteiro do jeito que ele queria. Até que a versão de Barry Morrow foi aprovada pelo estúdio e por Richard. Ainda assim, o roteiro foi muito mexido e sofria alterações quase diariamente, com cenas várias reescritas ou inteiramente removidas, segundo Cynthia Gibb e Mitchell Anderson, que interpretam, respectivamente, Karen e Richard no filme.

Karen (Cynthia Gibb) e Richard (Mitchell Anderson), os Carpenters


A intenção de Richard foi suavizar a imagem controladora e pouco flexível de Agnes Carpenter (interpretada por Louise Fletcher), sua mãe, assim como a relação de Agnes com a filha Karen. A versão final do filme, na opinião de Cynthia Gibb, faz um relato "maquiado" da vida de Karen. A atriz também disse que muitas das informações foram "diluídas ou totalmente removidas" a pedido de Richard. Ele também solicitou que Cynthia usasse as roupas originais de Karen Carpenter, que ele emprestou, e que ela perdesse o peso necessário para caber nessas roupas. "Perdi peso como Richard queria e ele estava lá monitorando todas as cenas", declarou Cynthia. “Era enervante ter que usar as roupas de Karen, suas camisetas justas e calças boca de sino. Usei uma peruca e a maquiagem de Karen. Quando terminei, senti que eu ERA Karen."

Agnes (Louise Fletcher)



O filme se divide em três camadas que se entrelaçam na narrativa: a história dos irmãos Carpenters e de como eles tiveram sucesso; os problemas com a anorexia de Karen e o vício de Richard em pílulas para dormir. Embora A História de Karen Carpenter seja um ótimo entretenimento, cheio de canções conhecidas dos Carpenters, é um filme mais para fãs de sua música do que para aqueles que querem conhecer a fundo a verdade sobre as lutas íntimas de Karen contra a anorexia e do irmão contra o uso abusivo de remédios para dormir.

Harold (Peter Michael Goetz) e Agnes (Louise Fletcher), pais dos irmãos Carpenters

Em alguns momentos, o filme se permite algumas “licenças poéticas”, para efeitos de dramaticidade, que funcionam bem na TV. Como quando Karen desmaia no palco enquanto canta Top of the World. A cena é fictícia, assim como aquela em que Richard passa mal e cai de um lance de escadas — consequência do uso excessivo de comprimidos para dormir.




Apesar de oficialmente dirigido por Joseph Sargent, Richard Carpenter esteve junto durante todo o processo de filmagem e foi também produtor do filme, bem como da trilha sonora. Nas notas de capa do CD Carpenters Gold: 35th Anniversary Edition (2004), Richard disse que se arrependeu de fazer parte da produção do filme. E também confirmou que muitas cenas foram fictícias.

A História de Karen Carpenter estreou nos EUA em 1º de janeiro de 1989, pelo canal CBS. Alcançou ótima popularidade na época de sua exibição. Foi o telefilme de maior audiência do ano e um dos mais comentados da TV americana no final dos anos 1980. Aqui no Brasil, foi exibido pela primeira vez em 6 de fevereiro de 1993, na Globo. Não chegou a ter lançamento oficial em VHS e nem em DVD nos Estados Unidos, mas foi lançado em laserdisc no Japão.



2 comentários:

  1. Eu assisti esse filme na sessão coruja.... exatamente 10 anos após a sua morte.

    ResponderExcluir
  2. Acho incrível o seu blog, apesar de não ter visto a maioria dos filmes comentados (nasci em 1985). Fiquei curiosa para ver esse.

    ResponderExcluir