18 março 2021

Apenas Uma Velha e Doce Canção (Just an Old Sweet Song, 1976)

Telefilmesquecidos #35

Devido a problemas de saúde da avó, uma família negra decide fazer uma visita à velha senhora, que mora em uma pequena cidade do Sul dos EUA. O casal Nate (Robert Hooks) e Priscilla (Cicely Tyson) viaja com os três filhos para passarem duas semanas com a avó, mãe de Priscilla.

A família reluta em visitar o Sul, amargurados por velhas lembranças e preconceitos arraigados. Embora hesitantes, Priscila os convence a saírem de Detroit, onde moram, por alguns dias. A visita acaba mudando a vida de todos. A pequena cidade onde Priscilla nasceu fortalece os laços familiares que estavam começando a se desgastar. Embora unidos e amorosos, havia indícios de problema com o filho mais velho, que estava sendo influenciado por más companhias. 

Com a convivência em uma cidade pequena, na casa da avó doente, e em condições diferentes das vividas no centro urbano onde moravam, conflitos, anseios e divergências afloram. A família começa, então, a ter uma visão diferente do lugar, enquanto passa por risos e lágrimas, separação e reconciliação. 



O telefilme foi originalmente planejado para ser o piloto de uma série da MTM (produtora independente fundada em 1969 por Mary Tyler Moore e seu então marido Grant Tinker). Kinfolk (que pode ser traduzido como "parentes") seria o nome da série. Apesar dos rumores de que a série estava em produção, nenhuma das redes se interessou em comprar o programa. A CBS seria a opção mais lógica, por ser parceira da MTM, mas o projeto acabou sendo engavetado.

O arco dramático de Apenas Uma Velha e Doce Canção tinha tudo para render uma série que seria uma espécie de equivalente negro de Os Waltons. A ideia era apoiada até pelo autor, Melvin Van Peebles, que na época chegou a discutir uma sequência da produção. O romance Just an Old Sweet Song, publicado por Van Peebles em 1976, foi então adaptado por ele mesmo para a TV como um especial. 


Elementos que provavelmente seriam entendidos por um público específico ou mais sofisticado tiveram que ser mais claramente definidos para o público de massa. Foi ao ar originalmente como parte de uma série de especiais do General Electric Theatre.

A escolha do casal de protagonistas — Robert Hooks e Cicely Tyson (falecida no último dia 28 de janeiro, aos 96 anos) — não poderia ter sido mais acertada. Tanto Hooks quanto Tyson foram extremamente importantes e emblemáticos para toda uma geração de atores e atrizes negros nos EUA, nas décadas de 1960 e 1970. Apesar de seus nomes não serem tão conhecidos aqui no Brasil, com certeza seus rostos são familiares.

Robert Hooks é conhecido pelos mais de 100 papéis no cinema, na televisão e no teatro. Junto com Douglas Turner Ward e Gerald S. Krone, fundou, em 1967, a companhia de teatro The Negro Ensemble Company, responsável pelo lançamento das carreiras de vários artistas negros de diversos campos das artes. 

Atuante na valorização da comunidade negra nas artes dramáticas, Cicely Tyson (que foi casada com o trompetista e compositor de jazz Miles Davis) lutou contra estereótipos em filmes e séries. Em 1972, foi indicada ao Oscar de melhor atriz graças à sua performance no drama Lágrimas de Esperança (Sounder). Em mais de 70 anos de atuação, foram 11 Emmys e um Oscar pelo conjunto da obra.

Cicely Tyson e Robert Hooks 

Apenas Uma Velha e Doce Canção estreou na TV americana em 14  de setembro de 1976, pela CBS. No Brasil, foi ao ar pela primeira vez em 17 de julho de 1978, na Globo. Nos anos 1980, foi reprisado pela Manchete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário