Telefilmesquecidos #56
John (Gregory Harrison) é um jovem aspirante a ator que chega a Nova York com grandes sonhos. Como já era de se esperar, os sonhos do bonitão se mostram muito difíceis de realizar. Afinal, ele é só mais um na multidão em busca de sucesso e reconhecimento na cidade grande.
Mesmo assim, ele batalha. Apesar dos esforços, no entanto, a carreira de John não avança. Até que ele faz amizade com Stan (Marc Singer), que lhe diz que há muito dinheiro a ganhar tirando a roupa.
John então se junta a Stan no ClubMax, um clube onde homens fazem striptease para mulheres. E se torna o grande sucesso da casa, ofuscando o próprio Stan, cujo vício em álcool e cocaína o leva rapidamente para baixo.
Gregory Harrison |
Marc Singer |
Como, segundo o dito popular, não se pode ter tudo na vida, a fama de John como stripper pode matar suas esperanças de se tornar um ator sério.
Entre as mulheres que cruzam o caminho de John, há uma jovem atriz (Dinah Manoff), uma professora experiente (Viveca Lindfors) e uma esposa infeliz abandonada pelo marido (Louise Lasser). Curiosidade: Patricia Davis Reagan, filha do então presidente dos EUA, Ronald Reagan, fez sua estreia na TV em Clube para Mulheres. Ela interpretou Sandy, secretária meio fria de uma agência, que acaba demonstrando interesse por John e se tornando sua amiga.
Lee Grant |
Patricia Davis |
A história pode não ser surpreendente, mas o filme é honesto e consegue manter o interesse do telespectador. As atuações são muito boas, apesar dos shows exagerados e risíveis — e já bastante datados — dos strippers.
Embora extremamente inocente para os padrões de hoje, Clube para Mulheres é mais ousado do que se poderia esperar de um telefilme. Serviu de vitrine para Gregory Harrison, que também é coprodutor e até escreveu algumas canções (cafoninhas) para o filme. Harrison é um rosto popular da TV americana, tendo feito inúmeros filmes, telefilmes e seriados desde a década de 1970.
Gregory Harrison |
Escrito por John Riley e Charles Hairston, Clube para Mulheres foi bem dirigido por Mel Damski, com centenas de telefilmes e seriados em seu currículo de diretor, incluindo O Resgate de Jessica.
Clube para Mulheres foi ao ar na tevê brasileira pela primeira vez no Cinema em Casa, do SBT, em 5 de abril de 1989. Na ocasião, o filme foi transmitido no novo dia da sessão, uma quarta-feira à noite. (Como todos sabem, o SBT vivia mudando o dia e o horário de seus programas).
A estreia na tevê americana havia sido oito anos antes, em 9 de novembro de 1981 no canal NBC.
As sinopses dos jornais brasileiros destacavam a presença da "filha do presidente" no telefilme, sempre com sutis alfinetadas:
"Telefilme em que atua a filha de Ronald Reagan, Patricia Davis, o que pode ser um acontecimento político ou social, mas não levará a ninguém esperar por uma obra-prima." (Folha de S. Paulo, 12 de fevereiro de 1990)
"Patricia Davis, filha do ator presidente Ronald Reagan, faz aqui seu debut. Por falta de convite melhor, talvez." (Jornal do Brasil, 3 de dezembro de 1991)
Claro que o SBT reprisou o filme inúmeras vezes, no começo da década de 1990, tanto na faixa da noite quanto na faixa da tarde. Mesmo assim, permanece um telefilme pouco (ou nada) lembrado hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário