03 julho 2020

O Resgate de Jessica (Everybody's Baby: The Rescue of Jessica McClure, 1989)


Telefilmesquecidos #23

Um minuto. Esse foi o tempo que Cissy McClure (Roxana Zal) levou para correr do quintal até o telefone, que tocava na sala, e atendê-lo. A ligação logo foi encerrada e Cissy voltou para o quintal da casa da irmã, onde cuidava de algumas crianças, incluindo sua filhinha Jessica, de apenas 18 meses. Mas a bebê havia sumido e a pedra que cobria o estreito cano de um poço estava fora do lugar. Começa o desespero.


Com os serviços de emergência e a mídia vasculhando o quintal, tem início a conturbada missão de resgate. A pequena Jessica estava presa dentro do cano de 20 centímetros de diâmetro, a cerca de seis metros de profundidade. Várias ideias são apresentadas, até que se decide construir um túnel paralelo ao cano, em uma angustiante corrida contra o tempo. Mas o resgate exigiria extremo cuidado, pois as vibrações no chão poderiam fazer com que Jessica escorregasse para mais fundo. Toda a cidade se reúne, oferecendo ajuda e se envolvendo pessoalmente no resgate. A comunidade não arredou pé do local.


Roxana Zal como Cissy, mãe de Jessica


A história é baseada em fatos reais e aconteceu em Midland, no Texas, em  14 de outubro de 1987. Por mais de dois dias, os americanos ficaram paralisados com o fato, acompanhando em crescente tensão as tentativas de resgate de Jessica. O salvamento da bebê mobilizou todos os meios de comunicação do país, com a população assistindo e torcendo por um desfecho vitorioso. Demorou 58 horas, mas Jessica foi retirada do poço com segurança.

Will Oldham e Roxana Zal



O diretor Mel Damski tem vasta experiência na TV. Dirigiu dezenas de episódios de séries (Ally McBeal, Jovens Bruxas, Dawson's Creek etc.) e vários telefilmes. O elenco é cheio de nomes conhecidos, como Pat Hingle (um dos únicos atores a aparecer em todos os quatro filmes do Batman lançados por Tim Burton e Joel Schumacher, entre 1989 e 1997), Patty Duke (extremamente popular nos EUA, ganhadora mais jovem do Oscar em sua época, por O Milagre de Anne Sullivan) e Beau Bridges (famoso por atuações no cinema e na TV, filho de Lloyd e irmão de Jeff Bridges). Os fãs de Twin Peaks vão notar que Walter Olkewicz, que interpreta um dos policiais em O Resgate de Jessica, é o Jacques Renault da série de David Lynch. O papel da bebê Jessica ficou com as gêmeas Laura e Jennifer Loesch, que se alternaram nas gravaçõess. 

Beau Bridges e Pat Hingle

Walter Olkewicz

Patty Duke

Um dos mais populares telefilmes sobre crianças envolvidas em acidentes graves, O Resgate de Jessica estreou nos EUA em 21 de maio 1989, no canal ABC. Aqui no Brasil, a estreia foi (quase) exatamente dois anos depois, em 18 de maio de 1991, na Globo. A emissora exibiu o filme, com bastante divulgação, naquela noite de sábado — quando foi ao ar o último capítulo da novela Meu Bem, Meu Mal, seguido pela Escolinha do Professor Raimundo e, finalmente, Supercine, com O Resgate de Jessica.

Jennifer Loesch como Jessica

Chamada de estreia do filme

Jessica McClure até hoje é lembrada e conhecida nos Estados Unidos como "Baby Jessica". Hoje, aos 34 anos, Jessica é mãe e disse à revista People (outubro de 2019) não ter lembrança alguma do ocorrido. "A primeira vez que descobri que eu era a Baby Jessica, tinha uns cinco anos de idade", contou ela. "Costumava assistir a um programa chamado Emergência 911 e me lembro de pensar 'meu Deus, que horror… deve ter sido terrível para essa criança'". E ela nem imaginava que o caso mostrado no programa era o seu próprio. "Lembro de me explicarem que aquela era eu e comecei a chorar", recorda-se Jessica.

A verdadeira Jessica, em 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário