24 dezembro 2020

O Homem na Roupa de Papai Noel (The Man in the Santa Claus Suit, 1979)

Telefilmesquecidos #30

Três homens muito diferentes, em situações de desespero, acabam em uma loja de fantasias onde o misterioso (porém amistoso) proprietário, interpretado por Fred Astaire, aluga para cada um deles uma roupa de Papai Noel.

Para Stan (John Byner), um ex-chef que virou morador de rua tentando se esconder da máfia, o dono da loja explica que o traje não transforma um cara mau em bom. Para o tímido professor Bob (Gary Burghoff), ele tenta encorajá-lo a se declarar para a garota que ama, apesar de ela estar namorando um homem rico. E também há Gil Travis (Bert Convy), um empresário ligado à política, ocupado demais para passar tempo com sua esposa e filho, aconselhado a aproveitar ao máximo seu tempo com a família.

Em meio às situações de crise, ao usarem a roupa de Papai Noel, os três homens adquirem novo ânimo e capacidade para resolver seus problemas. Entre os encontros, desencontros e trapalhadas, a vida dos três se entrelaça e muda depois de suas experiências com os trajes do bom velhinho. No final, a identidade real do dono da loja é revelada.




A verdade é que não há nada nessas histórias que realmente prenda muito a atenção. O filme se escora em Fred Astaire (na época com 80 anos) interpretando múltiplos personagens divertidos. Apesar do respeito que Astaire merece pelo que traz de bom para o filme, o roteiro fica aquém da grandiosidade do ator. Aqui ele aparece em vários papéis, interagindo com os três clientes de sua loja (ele interpreta personagens diversos como policial, motorista, vendedor de cachorro-quente e motorista de táxi, entre outros), embora ninguém o reconheça.

Astaire, um dos atores mais lendários da chamada era de ouro de Hollywood, considerado também o dançarino mais influente na história do cinema, faz aqui sua última participação em um telefilme. O tema de abertura, That Once a Year Christmas Day, é cantado pelo próprio ator. O Homem na Roupa de Papai Noel foi o penúltimo papel de sua carreira. O último foi em Histórias de Fantasmas (Ghost Story, 1981), de John Irvin. 

Fred Astaire

O filme é atraente por ser estrelado por Fred Astaire, e faz parte da memória afetiva de quem o assistiu nos anos 1980, nas incontáveis reprises do SBT. Filmes antigos de Natal parecem ter um inegável poder nostálgico, mas o público de hoje pode acabar desapontado com a ingenuidade da história e seu ritmo meio arrastado para os padrões atuais. 

Dirigido por Corey Allen (que, no ano anterior, havia dirigido o longa Avalanche), O Homem na Roupa de Papai Noel é o tipo de telefilme em que os mafiosos "do mal" são um alívio cômico que não chega a funcionar muito bem. No entanto, o elenco, composto por uma série de rostos populares da TV americana, é bom. Como disse um crítico da Folha de S. Paulo, "quando Astaire é o ator principal, sempre alguma coisa se salva."


Estreou na TV americana em 23 de dezembro de 1979, no canal NBC. No Brasil, foi exibido pela primeira vez em 23 de dezembro de 1982, no SBT, e bastante reprisado nos anos seguintes, na época natalina. 

No final dos anos 1980, o telefilme foi lançado em VHS nos EUA e, depois, aqui no Brasil pela Nacional Video, com o título O Homem Vestido de Papai Noel.


2 comentários: