Telefilmesquecidos #17
Miranda Thatcher (Kitty Winn) está passando por uma fase conturbada no fim de sua adolescência. Para piorar, o relacionamento com seu pai John (Martin Sheen) anda tenso. Após Miranda quase morrer em um acidente de carro, o pai decide finalmente entregar à filha uma caixa que sua falecida mãe, Janet (Bonnie Bedelia), pediu que ele lhe desse na hora certa.
A caixa contém uma série de fitas que a mãe de Miranda fizera aos 21 anos, quando soube que iria morrer antes do crescimento da garota. No intuito de poder dar à filha a proximidade que elas não teriam devido à sua morte prematura, Janet legou as fitas ao marido, para que Miranda tomasse conhecimento depois de crescida.
Confusa, Miranda sai de casa e passa a viajar sem rumo pelos Estados Unidos, enquanto ouve as gravações de sua mãe, que a levam a uma jornada emocional de descobertas, felicidades e tristezas. Ao longo da narrativa, acompanhamos a jovem enquanto ela escuta as fitas e vamos, assim, vendo a verdadeira história da gravidez de Janet em flashback.
Com reações de surpresa, revolta e, por vezes, comoção, Miranda toma conhecimento da vida de seus pais quando jovens, enquanto eles lidavam com o diagnóstico da doença de Janet e coma necessidade da mãe de deixar algum registro para a filha. Outras revelações importantes também são feitas ao longo do caminho.
Durante da jornada, a sabedoria transmitida pelas fitas ajuda a acalmar as angústias e dificuldades de Miranda e a faz encarar sua vida e sua relação com o pai de forma menos ressentida e mais madura.
Pode-se dizer que Mensagem para Minha Filha é um telefilme à frente de seu tempo, já que, naquela época, esse tipo de história — do pai ou mãe que morreu e deixou um legado gravado ou filmado para o(s) filho(s) — era novidade.
Martin Sheen |
Bonnie Bedelia |
Kitty Winn |
O trio de protagonistas funciona muito bem. Martin Sheen teve uma prolífica carreira na TV nas décadas de 1960 e 1970. Participou de dezenas de seriados e telefilmes antes de se consagrar como um dos mais requisitados atores de Hollywood. Mesmo depois do reconhecimento, continuou sua carreira paralela na TV. Bonnie Bedelia também era figura frequente na TV americana. Kitty Winn, apesar de ter se dedicado muito mais ao teatro do que ao cinema e à TV, era um rosto familiar nos anos 1970. Seu filme mais conhecido é O Exorcista (The Exorcist), no qual atuou ao lado de Ellen Burstyn e Linda Blair. Curiosamente, Mensagem para Minha Filha estreou na TV americana em 12 de dezembro de 1973, pela CBS. Exatamente duas semanas depois, O Exorcista estreou nos cinemas dos EUA, tornando-se fenômeno mundial em pouco tempo.
Dirigido por Robert Michael Lewis, Mensagem para Minha Filha foi muito bem recebido pelos telespectadores americanos. Tanto que a história do telefilme foi vertida para livro, lançado pela Pyramid Books em março de 1975. Aqui no Brasil, o filme foi exibido pela primeira vez em 26 de setembro de 1976, na Globo, tendo ganhado as usuais reprises ao longo das madrugadas da década de 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário