21 janeiro 2025

Os Direitos Femininos (The Feminist and the Fuzz, 1971)

Telefilmesquecidos #84

Segundo o policial Jerry Frazer (David Hartman), encontrar um apartamento vago em São Francisco – umas das cidades mais populosas do estado da Califórnia – é tão difícil quanto encontrar um apê para alugar em Nova York. Provavelmente ele está certo, assim como a médica Jane Bowers (Barbara Eden). 

Ao saber de um apartamento recentemente desocupado por um hippie, Jerry aparece, mas encontra a igualmente desesperada Jane Bowers também disposta a alugar o imóvel.



Os dois batem de frente. Resultado: o policial e a médica são obrigados a compartilhar o mesmo apartamento e concordam provisoriamente em se passar por casal para dividir o lugar. Como os dois trabalham em turnos opostos, a convivência seria mínima.



O improvável casal inicia, então, uma guerra dos sexos. Jerry é um homem tradicional e machista que namora Kitty (Farrah Fawcettt), uma coelhinha da Playboy. Jane acredita na liberdade feminina, embora não tenha uma filosofia clara sobre o assunto, e namora Wyatt Foley (Herb Edelman), um sujeito careta tipo “filhinho da mamãe”.

Farrah Fawcettt


Barbara Eden e Herb Edelman

O título original do filme (The Feminist and the Fuzz), em inglês, pode ser traduzido como “A feminista e o policial”. A palavra fuzz é uma gíria antiga para se referir a polícia ou policial.

As coisas se complicam quando aparecem no apartamento a noiva de Jerry (a coelhinha da Playboy), a colega de trabalho de Jane e líder feminista (Jo Anne Worley), uma prostituta aspirante a atriz pornô (Julie Newmar), o pai da médica (Harry Morgan) e o namorado da médica.



Embora o ABC Movie of the Week seja mais lembrado por seus telefilmes de suspense, terror e ficção científica, o programa também apresentou algumas comédias bobinhas, porém divertidas, que caíram no gosto do público. Os Direitos Femininos é um bom exemplo.

Hoje a história parece caricata e tornou-se datada, mas vale lembrar que, na época em que o filme foi produzido (1970), o Women’s Lib (Movimento de Libertação das Mulheres) estava em plena ascensão.

O elenco, hoje pouco lembrado, tem como destaque Barbara Eden, a Jeannie do popularíssimo seriado Jeannie é Um Gênio (I Dream of Jeanie, 1965-1970). Os Direitos Femininos foi a estreia da atriz em telefilmes, logo após o fim da série.



Poucos anos depois de Os Direitos Femininos, David Hartman deixou a carreira de ator e voltou-se para o jornalismo, tornando-se apresentador do programa matutino Good Morning America (um dos mais vistos pelos americanos), da ABC, de 1975 a 1987. 

A namorada de Hartman no filme, vivida por Farrah Fawcett, é um papel pequeno, porém marcante, em que a atriz, ainda desconhecida, aparece antes de explodir em As Panteras (Charlie's Angels, 1976-1981).

Julie Newmar

Julie Newmar — sim, a mesma que dá nome ao filme Para Wong Foo, Obrigada por Tudo, Julie Newmar (To Wong Foo Thanks for Everything, Julie Newmar, 1995) — está impagável como a prostituta que quer entrar para o ramo de filmes adultos.

Dirigido por Jerry Paris, ex-ator que passou para trás das câmeras e dirigiu séries de TV como Happy Days (1974-1984) e os filmes Loucademia de Polícia 2: A Primeira Missão (Police Academy 2: Their First Assignment, 1985) e Loucademia de Polícia 3: De Volta ao Treinamento (Police Academy 3: Back in Training, 1986).


A estreia na TV americana foi em 26 de janeiro de 1971, na ABC, e registrou alto índice de audiência. No Brasil, a primeira exibição foi em 26 de junho de 1974, na TV Tupi. Mais tarde passou para a Globo, onde foi bastante reprisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário