Se o clássico do terror Halloween (1978) levou quase 20 anos para chegar à TV brasileira, seu "irmão mais novo", o não menos clássico Sexta-feira 13 (Friday The 13th, 1980), levou quase dez. Bem menos, é verdade, mas ainda assim a espera foi longa.
Anos atrás – mais especificamente em 2012, quando as pessoas ainda liam blogs – fiz um post sobre o filme Sexta-feira 13. Hoje volto ao tema para lembrar sua primeira exibição na TV brasileira.
"Prepare-se: o perigo espera por você! Sexta-feira 13, finalmente liberado para a TV! O longa-metragem que deu origem à mais famosa série de filmes de terror. Sexta-feira 13, próxima segunda, em Tela Quente”, dizia a chamada da Globo.
Foi na segunda-feira, 12 de junho de 1989, às 21h30. Apesar de ser o Dia dos Namorados, na época a data não tinha o apelo tão forte e insistente que tem hoje. De qualquer forma, o dia previsto para a estreia do filme na Globo havia sido, originalmente, 5 de junho (a segunda anterior), como atestou a sinopse do filme na Folha de S. Paulo de 12 de junho de 1989:
Também no dia da exibição, o jornal O Globo trouxe uma crítica (“Sangue na telinha”) na seção Hoje na TV, escrita por Eduardo Magalhães, na qual ele menciona:
"Apesar de um subproduto medíocre, pode se considerar como um marco da indústria cinematográfica moderna, pois após esse longa os filmes de horror nunca mais foram os mesmos, ou melhor, deixaram de ser apenas um filme para se tornarem seriados intermináveis, dependendo do retorno financeiro alcançado." – O Globo, 12 de junho de 1989
De fato, para o bem ou para o mal, a franquia Sexta-feira 13 tornou-se parte da cultura de massa da década de 1980. Inicialmente era um “fenômeno” norte-americano, mas rapidamente se alastrou pelo mundo.
Vale lembrar que os filmes da série Sexta-feira 13 eram bastante populares e chamativos nas videolocadoras. Curiosamente, o primeiro filme era o mais difícil de achar. Sim, a fita com o começo da saga não era tão popular nas videolocadoras quanto as continuações. Mais um motivo de grande expectativa para aquela primeira exibição na TV brasileira, em 1989. Muita gente aqui no Brasil, apesar de já ter assistido às partes 2, 3, 4, 5, 6 e 7 (disponíveis em VHS no Brasil até então) nunca tinha visto o primeiro filme.
"Sexta-feira 13 foi o primeiro da safra de 1980 a se multiplicar”, explica Magalhães. “Apesar de execrado pela crítica, o filme rendeu tanto dinheiro que sete continuações foram realizadas em oito anos, além de ser transformado em seriado de televisão."
Como acontecia na década de 1980, os filmes que estreavam em nossa TV, ainda mais no chamado horário nobre, eram sempre muito aguardados e atraíam um grande número de telespectadores.
Àquela altura, meados de 1989, Sexta-feira 13 já era uma franquia consolidado nos quatro cantos do planeta. Aqui no Brasil não era diferente. No entanto, quando o filme estreou em nossos cinemas – primeiro em São Paulo, em dezembro de 1980, e depois no Rio, em março de 1981 – ninguém poderia imaginar que aquele obscuro filmeco de terror viraria o padrão da década.
A crítica na coluna As Estreias da Semana - Cinema, do jornal O Globo de 1º de março de 1981, dizia: “Na linha do terror que volta em cheio ao cinema americano, Sexta-feira 13 promete arrepios e unhas roídas com uma história sinistra passada em colônia de férias reativada depois de 20 anos e que fora palco de acontecimentos sangrentos.”
É curioso ver como os críticos da época descreviam o filme ("conta a história de uma série de assassinatos que acontecem na Colônia de Férias Lago Cristal") como mais uma fita de terror que logo cairia no esquecimento, apesar de alguns méritos:
"O argumento não parece conter grandes novidades. No entanto, ao que tudo indica, são os efeitos especiais que recheiam o lado terrorífico, assim como a música. Deste modo, embora a história seja convencional, seu tratamento de imagem pode não o ser. Os monstros e faces deformadas ficaram a cargo de um especialista, Tom Savini. A direção é de Sean S. Cunningham e o roteiro de Victor Miller. A fotografia é de Barry Abrahams e a montagem de Bill Freda. (...)" – O Globo, 1º de março de 1981
Sexta-feira 13 foi reprisado na Globo em 13 de janeiro de 1995 – que caiu, adivinha? numa sexta-feira 13 – e novamente ganhou destaque nas colunas de filmes na TV dos jornais daquela data.
Filmes na TV - Jornal O Globo (13 de janeiro de 1995) |
Revista Programa, Jornal do Brasil (13 de janeiro de 1995) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário