23 dezembro 2024

Sessão da Tarde Especial - A última semana de 1989

O ano de 1989 foi, para mim, um dos mais inesquecíveis. Talvez por eu estar, na época, com 10 anos – aquela fase gostosa da infância, na qual já estamos "crescidinhos", mas ainda conservamos a inocência. (Pelo menos acho que era assim no meu tempo).

A TV a cabo ainda não havia chegado ao Brasil. Videocassete era artigo de luxo. As pessoas entravam em consórcios (!) para conseguirem comprar um Semp Toshiba 4 cabeças. (“Quem ainda não tem, já sabe o que está perdendo”, dizia a propaganda na TV).

A tela mais acessível na infância daquela época – e também a que mais nos fascinava – era a da televisão. Seja com desenhos animados, programas infantis, novelas, seriados ou filmes, a TV foi a “babá eletrônica” da minha geração.

E a programação de fim de ano das emissoras era ansiosamente aguardada por nós. Refiro-me aos canais Globo e SBT, basicamente, que eram os mais assistidos. 

Imagina a expectativa para assistir Blade Runner - O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982) na televisão! "No futuro, a alta tecnologia será capaz de criar robôs idênticos ao homem", anunciava a chamada. O filme, um dos mais consagrados daquela década, foi exibido pela primeira vez na TV brasileira justamente na noite de 25 de dezembro de 1989, na Tela Quente (Especial), da Globo, logo após o capítulo de Tieta  novela que marcou não só aquele ano de 1989 mas também a história da teledramaturgia brasileira


Também na última semana de dezembro de 1989, a Globo exibiu só filmes inéditos na Sessão da Tarde – um dos meus programas favoritos da época, e um dos mais queridos da década de 1980, com público de todas as idades. 

Entre os dias 25 e 29 de dezembro daquela semana, logo após a reprise de Brega & Chique no Vale a Pena Ver de Novo – com direito a bunda de fora do modelo Vinícius Manne na abertura da novela (sim, os tempos eram bem menos caretas) – o grande barato era assistir aos inéditos da Sessão da Tarde e, se possível, gravar os favoritos. 


Ao longo dos anos, já falei da Sessão da Tarde algumas vezes aqui no blog, mas ela sempre acaba voltando à pauta, seja pela nostalgia ou pela memória afetiva.

Vamos aos filmes daquela Sessão da Tarde Especial da última semana de 1989:


O Cristal Encantado (The Dark Crystal, 1982)

Segunda, 25/12/1989

Fantasia dirigida por Jim Henson – responsável por Labirinto  (Labyrinth, 1986), além dos programas Vila Sésamo (Sesame Street), Os Muppets (The Muppets) e outros – e por Frank Oz que atraiu crianças e adultos nos anos 1980.

Como explicou a sinopse publicada na sessão Filmes de Hoje na TV, do jornal O Globo daquele dia, o filme reuniu "as mais modernas conquistas eletrônicas e recursos avançados de criação de bonecos animados e marionetes".

Mil anos atrás, depois que um cristal mágico se partiu, seus mestres UrSkeks se partiram em duas raças: os maléficos Skeksis e os amáveis Místicos. Segundo uma profecia, somente um Gelfling, uma das raças mais gentis de elfos, pode restaurar a luz do Cristal e a paz no planeta.

Bastante elogiado pela crítica norte-americana, foi uma das mais bem-sucedidas produções do gênero em sua época (rendeu 23,5 milhões de dólares só no mercado norte-americano).


Guerreiros de Fogo (Red Sonja, 1985)

Terça, 26/12/1989



A guerreira de cabelos de fogo Red Sonja (Brigitte Nielsen) busca vingar o assassinato de sua família e livrar seu reino do domínio tirânico da curel Rainha Gedren (Sandahl Bergman).

Esta aventura fantástica rodada na Itália pelo produtor Dino De Laurentis foi dirigida por Richard Fleischer, conhecido por seu trabalho em 20.000 Léguas Submarinas (20,000 Leagues Under the Sea, 1954), Viagem Fantástica (Fantastic Voyage, 1966), No Mundo de 2020 (Soylent Green, 1973) e Conan, o Destruidor (Conan the Destroyer, 1984).

Apesar de Arnold Schwarzenegger estar em alta na época, após o sucesso de Conan, o Bárbaro (Conan the Barbarian, 1982) e O Exterminador do Futuro (The Terminator, 1984), aqui ele não é o protagonista.

Como descreveu a sinopse do filme no Jornal do Brasil daquela data, trata-se de "versão para o cinema das aventuras da personagem de quadrinhos Sonja, uma espécie de Conan de saias curtas, também criada pelo escritor Robert E. Howard". A sinopse concluía: "Todo o talento deste filme repousa nos decotes e pernas de fora de Brigitte Nielsen, aquela que trocou Sylvester Stallone pela secretária."


O Regresso do Corcel Negro (The Black Stallion Returns, 1983)

Quarta, 27/12/1989

Aventura que dá seguimento a O Corcel Negro (The Black Stallion, 1979), produzido por Francis Ford Coppola. Esta continuação, também produzida por Coppola, é compreensível mesmo para quem não viu o filme anterior. 

O adolescente Alec Ramsay (Kelly Reno) vai até o Saara atrás dos malfeitores que raptaram seu cavalo, um puro-sangue negro, tornado célebre no primeiro filme (baseado no livro homônimo de Walter Farley, publicado em 1941, que se tornou clássico da literatura infanto-juvenil).

O Regresso do Corcel Negro segue a bem-sucedida linha de “filme para toda a família", recheado de cenas emocionantes, que envolvem pela beleza das imagens, fotografadas por Carlo di Palma, e pela música de Georges Delerue.

Este foi o primeiro e único longa dirigido por Robert Dalva, que no filme anterior havia atuado como montador.


Quando as Metralhadoras Cospem (Bugsy Malone, 1976)

Quinta, 28/12/1989

Divertidíssima sátira aos filmes de gângster interpretada por crianças de 8 a 13 anos, em forma de musical. A ideia deu muito certo e o filme fez sucesso ao misturar gangsterismo clássico e comédia pastelão.

Na nova York dos anos 1920, duas quadrilhas entram em confronto. De um lado, o chefão Fat Sam (John Cassisi). Do outro, o refinado Dandy Dan (Martin Lev). A luta é acirrada pela descoberta de uma nova arma, uma metralhadora cuspidora de creme.

No meio disso, o malandro Bugsy Malone (Scott Baio) tenta ajudar uma aspirante a cantora enquanto lida com os assédios amorosos de outra cantora, Tallulah (Jodie Foster).

Alan Parker, que fazia sua estreia na direção, ganhou inesperada notoriedade com este filme.Dirigiu, depois, vários sucessos como O Expresso da Meia-Noite (Midnight Express, 1978), Fama (Fame, 1980), Pink Floyd - The Wall (1982), Coração Satânico (Angel Heart, 1987), Mississipi em Chamas (Mississippi Burning, 1988) e Evita (1996), entre outros.


Almôndegas (Meatballs, 1979)

Sexta, 29/12/1989

Primeiro filme estrelado por Bill Murray, na época recém-saído do programa humorístico de TV Saturday Night Live. Como descreveu a sinopse do Jornal do Brasil daquela data, a história é bem simples: "Desastrado guia (Murray) de um acampamento de verão se mete em encrencas todo o tempo, mas acaba ajudando um garoto problemático (Makepeace)".

O personagem de Murray é o excêntrico instrutor do Acampamento North Star, que faz seus deveres ao contrário, como explica André Forastieri em matéria da Folha de S. Paulo do dia em que o filme estreou na Sessão da Tarde: "Em vez de ensinar os caretas valores do ‘American way of life’, prega que a vagabundagem e o sexo livre são os únicos nirvanas possíveis nos EUA". Algo totalmente impensável para uma comédia juvenil dos “politicamente corretos” tempos atuais.

O grande – e totalmente inesperado – sucesso do filme gerou uma série de imitações ao longo da década de 1980. Apesar disso, o filme não costuma ser muito lembrado hoje em dia. No dia de exibição na Sessão da Tarde, a sinopse do Jornal do Brasil classificou o longa como “comédia boboca” e concluiu: "A mistura de pieguice e humor negro não é lá muito funcional.”

O diretor, Ivan Reitman, responsável por Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984), Irmãos Gêmeos (Twins, 1988), Um Tira no Jardim de Infância (Kindergarten Cop, 1990) e vários outros, fez uma parceria de sucesso com Bill Murray que se repetiu em outros filmes. 

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