06 novembro 2020

Problemas Suburbanos (The Grass Is Always Greener Over the Septic Tank, 1978)

Telefilmesquecidos #24

Depois de sofrer um assalto, o casal Dorothy (Carol Burnett) e Jim Benson (Charles Grodin) decide tirar sua família da cidade grande e experimentar a vida longe da agitação dos grandes centros. Mudam-se, então, de mala e cuia para um pacato e arejado subúrbio. O filme é basicamente isso, recheado, é claro, com o drama familiar típico da classe média americana, mas pelo viés do humor. 

Burnett e Grodin estão muito bem como o casal de Nova York em ascensão, que se muda com os dois filhos adolescentes para o subúrbio. O que se segue são desastres domésticos, problemas de deslocamento, pequenas intrigas e fofocas de vizinhança. Grodin, como sempre, é o amável, ocupado e levemente neurótico marido — papel parecido com o que interpretou depois em A Incrível Mulher que Encolheu (The Incredible Shrinking Woman, 1981). Mas o filme é mesmo de Carol Burnett, que, sempre acima da média, eleva o material às vezes irregular e compensa o filme. Ela é uma dona de casa que busca realizar seus sonhos íntimos, como aprimorar os estudos, escrever profissionalmente, publicar um romance, enfim, reservar uma parte de seu dia para si própria, o que parece impossível, dada a quantidade de tarefas diárias que ela precisa executar como esposa e mãe.


Charles Grodin e Carol Burnett

Aos que, porventura, não saibam: "subúrbio", neste caso, tem uma ideia bem diferente da que conhecemos no Brasil. Nos Estados Unidos, essa palavra define uma área de classe média, bem organizada e planejada, mais ou menos como se fosse um “condomínio gigante de classe média”. Não tem nada a ver com o conceito de subúrbio que temos aqui no Brasil (lugar geralmente pobre, depreciado e decadente). Trata-se dos arredores da cidade, com casas boas, confortáveis, longe do comércio e do burburinho da metrópole.

O filme é baseado nos textos da colunista e humorista Erma Bombeck, mais especificamente em seu bem-sucedido livro A Grama Sempre Cresce Mais Verde em Cima da Fossa (1976), publicado pela McGraw-Hill. No Brasil, foi publicado pela editora Record. Um retrato fiel da vida suburbana norte-americana dos anos 1970. O título original do telefilme (simplificado, no Brasil, para Problemas Suburbanos) é um trocadilho com um ditado muito comum: "Grass is greener on the other side", que, em uma tradução livre, seria algo como "a grama do vizinho é sempre mais verde". Uma referência à nossa eterna tendência a achar a vida dos outros melhor ou mais atraente que a nossa. O título original, "Grass is greener over the septic tank" ("a grama é mais verde sobre a fossa séptica") brinca com essa ideia, sugerindo que, se você pensa que a vida do outro parece maravilhosa ou ideal, então tem alguma coisa podre ali debaixo daquela fachada de aparente perfeição. A grama pode ser verde e linda, mas sob ela está a caixa de esgoto, não se esqueçam.


Carol Burnett

Apesar de não muito conhecida aqui no Brasil, Erma Bombeck (1927-1996) alcançou grande popularidade nos EUA, por sua coluna de humor em jornais, de 1965 a 1996, descrevendo a vida doméstica suburbana dos norte-americanos. Também publicou 15 livros, a maioria best-sellers.

Estreia de Eric Stoltz, que viveria, alguns anos depois, filho de Cher em Marcas do Destino (Mask, 1982). O ator também é conhecido por filmes como Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High, 1982), Alguém Muito Especial (Some Kind of Wonderful, 1987) e Pulp Fiction: Tempo de Violência (Pulp Fiction, 1994), entre outros. 

Eric Stoltz

Linda Gray faz uma rápida participação como Leslie, vizinha do casal Benson. Para quem não está ligando o nome à pessoa, Linda era a Sue Ellen da novela Dallas (1978-1991), que havia estreado naquele mesmo ano, mas já era um grande sucesso.


Problemas Suburbanos
estreou nos EUA em 25 de outubro de 1978, pela CBS. Na TV brasileira, foi exibido pela primeira vez em 16 de outubro de 1982, na Globo.


*     *     *


Obrigado ao amigo Lufe Steffen pela indicação do filme! :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário