13 novembro 2020

Lágrimas para os Estranhos (Cry for the Strangers, 1982)

Telefilmesquecidos #25

O psiquiatra Brad Russell (Patrick Duffy) e sua esposa Elaine (Cindy Pickett) se mudam para uma pequena cidade costeira e descobrem que algo está matando pessoas. Essas mortes, aparentemente sem conexão entre si, acontecem em noites escuras de tempestade. Mas o alvo é sempre direcionado aos recém-chegados à cidadezinha.

Após poucos dias morando na tal lugarejo, Brad encontra seu ex-paciente, o menino Robby (Shawn Carson), cuja família havia se mudado para o local há algum tempo. O garoto parece ter uma ligação com o mundo do sobrenatural e pode ser a chave para as mortes misteriosas envolvendo as pessoas de fora.

Shawn Carson

As sequências com nuvens carregadas, raios e trovoadas, no começo do filme, prometem uma atmosfera sombria. Mas tornam-se repetitivas ao longo do filme, que vai caindo na mesmice. Junte-se a isso fantasmas indígenas, melodrama não convincente, falta de sutileza e uma série de clichês. Nem o galã Patrick Duffy — na época, no auge do sucesso como o Bobby da novela Dallas — conseguiu salvar o filme.

Patrick Duffy e Cindy Pickett

Patrick Duffy

Robin Ignico, a garotinha que interpreta a irmã de Robby, também estava no elenco de outro telefilme que havia estreado na TV americana na noite anterior: Não Adormeça (Don't Go to Sleep).

Robin Ignico

O diretor, Peter Medak — responsável pelo ótimo A Troca (The Changeling, 1979) — não foi muito feliz com a direção de Lágrimas para os Estranhos. O mistério, que tanto prometia, é todo solucionado nos cinco minutos finais do longa, de forma apressada.

O filme foi inspirado no livro homônimo de John Saul, autor americano de romances de suspense e terror, uma espécie de Stephen King de menor alcance. Apesar do sucesso de seus livros (a maioria apareceu na lista de mais vendidos do New York Times), Saul permanece desconhecido fora dos Estados Unidos. O livro Cry for the Strangers (1979), no qual o telefilme se inspirou, foi publicado no Brasil pela editora Record, com o título Chorai Pelos Estranhos. Ideias um tanto quanto complexas para serem condensadas em um telefilme, mas que funcionam muito bem no livro de Saul e garantem o clima de mistério (ao contrário do filme).

Nos EUA, estreou em 11 de dezembro de 1982, pela CBS, na clássica sessão CBS Saturday Night Movie. Aqui no no Brasil, ganhou a primeira exibição em 13 de outubro de 1984, na Globo.

Um comentário:

  1. TEMOS ESTE EM DVD LEGENDADO E MUITAS OUTRAS RARIDADES
    https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, GRACHI e novelas mexixanas, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)
    FICÇÃO CIENTÍFICA, TERROR, FANTASIA, NOIR..

    Desenhos animados raríssimos (e séries) com a 1a. dublagem-Peça Catalogo:magobardo@yahoo.com
    exemplos:
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers): 18 dvds
    A Formiga e o Tamanduá -episódio Fricção Científica - dublagem original com imagem remasterizada - Cinecastro
    Transmissão Original: de 5 de Março de 1969 a 16 de maio de 1971.Cores.Companhias Produtoras: DePatie-Freleng Enterprises.
    Homem-de Ferro -episódio O Verdadeiro Capitão América - dublagem original telecinado - Rio Som
    Fantomas - episódio A Mulher de Neve - dublagem original telecinado - Cinecastro
    Merrie Melodies (dub rara CineCastro. Nenhum tem a redublagem atual da Herbert Richers):18 dvds 157 epis
    Jhonny Cypher - episódio O Mundo Estranho - dublagem original telecinado (Rio Som)

    em breve:
    Pinóquio Japonês (desenho) - dublagem da BKS telecinagem 16mm (preto e branco):3 episódios
    Mulher Elétrica e Garota Dínamo - digitalizado de fita Betamax com comerciais da época preservados da TVS: 2 episódios
    Flash Gordon Filmation (Herbert Richers) bônus grande trecho do Balão Mágico de 1983. 1 episódio
    Speed Racer dublagem da Televox - telecinado imagem ruim, som bom - 1 episódio duplo completo e metade de um outro
    Milton o Monstro, Mosco Heroico e Polegar e Cara de China. (Dublasom Guanabara)
    Digitalizado da Record ano 82: 1 episódio de cada

    ResponderExcluir