23 novembro 2018

Memórias Do Pavor (Jane Doe, 1983)


Telefilmesquecidos #10

Este telefilme me marcou muito quando o vi pela primeira vez na Sessão da Tarde, na Globo. Eu tinha uns 11 ou 12 anos e me lembro nitidamente de ficar grudado em frente à televisão. (Nem preciso dizer que hoje em dia, um filme como esse jamais seria exibido à tarde na TV aberta. Não que seja visualmente pesado, mas a temática, hoje, não seria apropriada ao horário).


Uma moça desconhecida (Karen Valentine) é encontrada nua e desacordada em uma cova rasa, com vários hematomas ao redor do pescoço, enterrada ainda com vida. É resgatada e acorda em um quarto de hospital sem se lembrar do que aconteceu ou mesmo de quem ela é. Passa a ser chamada de Jane Doe (o título original do filme). É um termo muito comum em países de língua inglesa, utilizado para se referir a pessoas que, por exemplo, tenham sofrido algum acidente e não possuem nenhum documento com elas. Em outras palavras: indigente. ("John Doe" é usado para homens e "Jane Doe" para mulheres). Na versão dublada da Globo, a personagem é chamada de Joana Ninguém.


Joana Ninguém (Karen Valentine)
Entra em cena o detetive William Quinn (William Devane). Ele está à procura de um serial killer (Stephen Miller) que abateu algumas mulheres nos últimos três meses. Determinado a encontrar o sujeito, o detetive cola na moça, na tentativa de fazê-la se lembrar de algo. Tudo levar a crer que Joana tem a chave para solucionar o mistério, pois ela supostamente escapou do tal serial killer. Até que um homem chamado David (David Huffman) aparece, alegando que a moça é sua esposa Victoria Schaffer. E é mesmo verdade: David estava viajando e, ao retornar, ficara sem saber o que havia acontecido à esposa. 

Joana Ninguém (Karen Valentine) e o detetive Quinn (William Devane)

Joana/Victoria (Karen Valentine) e o marido David (David Huffman)


Ainda abalada e sem se lembrar de nada, a não ser flashes obscuros e indistintos, Joana/Victoria assume seu posto de esposa e volta para casa com David. O detetive Quinn monta guarda na propriedade do casal, para assegurar o resguardo de Victoria. Enquanto isso, o serial killer continua aterrorizando as mulheres das redondezas e perseguindo Victoria. Então a questão é: o que aconteceu à Victoria? Ela vai recuperar a memória a tempo? Quem tentou matá-la? E por quê?


O serial killer (Stephen Miller)


A atmosfera constantemente friorenta, úmida e chuvosa do filme, com muitas cenas e flashes de bosque, completam o clima de suspense. Dirigido por Ivan Nagy, experiente diretor de TV, Memórias do Pavor estreou nos EUA pela CBS, em 12 de março de 1983. Aqui no Brasil, foi exibido pela primeira vez em 31 de janeiro de 1987, no Supercine, da Globo. (Mas, como eu disse no começo, só fui vê-lo em 1990, na Sessão da Tarde).



Nenhum comentário:

Postar um comentário