14 novembro 2018

A Terrível Suspeita (Violation of Trust, 1991)


Telefilmesquecidos #9

Resolvi desenterrar um telefilme nem tão antigo assim (mas igualmente obscuro), para variar um pouco. Faz 20 anos que o vi na TV, quando ele foi exibido pela primeira vez no Brasil, na Record, em 27 de junho de 1998. Já nas chamadas fiquei interessado e, na época, corri para gravá-lo.


A Terrível Suspeita é o tipo de telefilme que me agrada bastante. Um dos motivos do meu interesse, além do típico "quem matou?", foi a presença de Katey Sagal no papel principal. Como fã do seriado Um Amor de Família (Married… With Children), fiquei muito curioso para ver Katey em um papel totalmente diferente da hilária Peggy Bundy.

Susan (Katey Sagal)
Susan Essex (Katey Sagal) é a mãe de Justine (Charlotte Ross), uma adolescente acusada de assassinar uma colega de escola, Vicky Gilmore (Kimberly Hooper). Tudo começa com um desentendimento entre três amigas: Justine, Vicky e Ashley (Amy Moore Davis). Fofoca vai, fofoca vem e a coisa acaba em agressão física. No dia seguinte, Vicky é encontrada morta no bosque.

Ashley (Amy Moore Davis) e Vicky (Kimberly Hooper)

Vicky (Kimberly Hooper) e Justine (Charlotte Ross)

Justine (Charlotte Ross) e Ashley (Amy Moore Davis)
O crime é mostrado em uma cena meio sombria, no início do filme. Mas é impossível para o telespectador dizer quem realmente cometeu o assassinato. As evidências indicam que Justine estava na cena do crime. Tudo está contra ela. Justine, claro, nega qualquer envolvimento. Ninguém acredita nela, exceto sua mãe, que decide provar a inocência da filha. Em meio aos pontos nebulosos da história estão o namoradinho de Justine, Ryan (David Lascher), e a já mencionada amiga Ashley. 

Justine e o namorado Ryan (David Lascher)
Katey Sagal está ótima no filme e é interessante ver a maneira como sua personagem Susan passa da perplexidade ao desespero e raiva pelo dilema da filha. O policial Eric (Jameson Parker) é quem está cuidando do caso. Ele é um amigo de juventude de Susan. No meio de toda a tensão, um clima de romance surge entre os dois.



Para completar, Susan, prestes a se divorciar, está grávida. Além de lidar com sua gravidez e com o ex-marido, ela precisa buscar a verdade para provar a inocência de Justine. Na reta final do filme, a personagem de Katey começa a bancar a detetive, ligando as peças do quebra-cabeça para rastrear a pessoa que cometeu o assassinato. Ao fazê-lo, depara-se com um confronto quase fatal.


Curiosamente, Katey Sagal estava grávida na vida real. Sua barriga, no filme, é verdadeira. Em 1991, durante a quinta temporada de Um Amor de Família, Katey soube que estava grávida. No entanto, em outubro de 1991, pouco antes de A Terrível Suspeita estrear na TV americana, ela precisou fazer uma cesariana de emergência no sétimo mês de gestação, que terminou com a morte do bebê. (Anos depois a atriz teve dois filhos — Sarah, em 1994, e Jackson, em 1996).


Dirigido por Charles Correll, o filme recebeu o título alternativo She Says She's Innocent [Ela diz que é inocente] e estreou na TV americana pela NBC, em 28 de outubro de 1991. Outra curiosidade: no ano seguinte, Charlotte Ross, que interpreta a filha de Katey Sagal no filme, participou do episódio Teacher Pets (1992), da sexta temporada de Um Amor de Família.

Charlotte Ross com David Faustino em um episódio de Um Amor de Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário