17 setembro 2018

Menudo e Chiquitita se encontram


Versões cover de hits do ABBA existem desde que o grupo estava na ativa. Não são novidade para ninguém. Existem centenas delas, dos mais variados cantores e grupos. Cher que o diga. No final deste mês ela lança Dancing Queen, um álbum só com regravações de canções do ABBA, seguindo o sucesso de Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo (Mamma Mia! Here We Go Again, 2018) e de sua participação no filme.





Regravações em vários outros idiomas também eram (e ainda são) muito comuns no repertório do ABBA. Mas, em janeiro de 1979, quando o ABBA lançou Chiquitita, nem o próprio grupo imaginava que a faixa se tornaria um de seus maiores sucessos e seria tão regravada ao redor do mundo. O próprio ABBA regravou a canção em espanhol naquele mesmo ano e descobriu uma mina de ouro na América Latina. Foi quando se deram conta do potencial que o grupo tinha em territórios de língua espanhola. (No ano seguinte, o quarteto lançaria um álbum inteiro só com versões em espanhol, Gracias Por La Musica.).

Na Argentina, por exemplo, em julho de 1979, o compacto com a versão em castelhano de Chiquitita já tinha vendido 500 mil cópias, contra 25 mil da versão original em inglês. O fenômeno se alastrou rapidamente por toda a América do Sul. Aqui no Brasil, Perla gravou uma versão em português que se tornou hit instantâneo também em 1979: Pequenina. Tanto que até hoje a canção é mais associada a ela no Brasil do que ao próprio ABBA.


Mas o que nem todos sabem é que o Menudo foi o primeiro grupo a regravar Chiquitita em espanhol, depois que o ABBA a gravou naquela língua. Na época, o Menudo era uma boy band infantil de sucesso local. Os meninos ainda não haviam virado febre mundial.

O grupo nasceu em Porto Rico, em 1977, criado pelo produtor Edgardo Díaz. A formação original consistia em dois conjuntos de irmãos: Fernando e Nefty Sallaberry (12 e 13 anos); os irmãos Oscar e Carlos Meléndez, (11 e 12 anos) e Ricky Meléndez (9). Ainda não havia Ricky Martin na jogada. 


O Menudo em 1979
O primeiro LP do grupo, Los Fantasmas, foi lançado em 1977. No ano seguinte, lançaram mais um álbum. Até que, em 1979, com a versão em espanhol de Chiquitita bombando em todos os países de língua espanhola, o Menudo a regravou e fez dela o carro-chefe para seu LP daquele ano. Utilizaram a mesma letra em espanhol que o ABBA gravara, escrita por Buddy e Mary McCluskey. De quebra, os meninos ainda gravaram uma versão em espanhol de Voulez-Vous, também incluída no álbum. O disco marcou a saída de Nefty e a entrada de René Farrait (12) no grupo. (Detalhe: o próprio Menudo, em nova formação, regravou sua versão em espanhol de Voulez-Vous e a relançou em seu álbum de 1981, que continha também versões em espanhol de hits de outros grupos e cantores).



A formação do Menudo foi mudando ao longo dos anos. Mas só na década de 1980 é que ele explodiu no resto do mundo e se tornou fenômeno na América Latina, principalmente na fase em que Ricky Martin (então com 12 anos) passou a fazer parte do grupo (entre 1984 e 1989). 

É curioso notar como a foto de capa do LP Menudo, de 1979 (também chamado de Chiquitita), foi visivelmente inspirada na foto de capa do compacto Chiquitita original, que o ABBA lançara poucos meses antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário