10 setembro 2018

Baila com Village


Umas das coisas que mais gosto em novelas antigas (e  por antigas me refiro àquelas com 30 anos ou mais), além da história em si, é a possibilidade de observar detalhes sem importância, mas que me fazem viajar na maionese. Se os cenários eram bem mais modestos devido às limitações da época, essa simplicidade conferia um realismo maior. Pelo menos na minha opinião. As histórias eram tão envolventes, o texto tão bem escrito e os atores tão bons que os cenários, mesmo módicos se comparados à cenografia hollywoodiana das novelas atuais, ficavam em segundo plano.

É muito fácil assistir às novelas antigas exibidas pelo canal Viva (Dancin’ Days, Pai Herói, Água Viva, A Gata Comeu etc.) e se deliciar com a trama, o elenco e a trilha sonora. Mas, para mim, "pescar bobagens" também é uma delícia. Como em Baila Comigo (1981), sucesso de Manoel Carlos atualmente em exibição pelo canal. No capítulo 13 (03/09/2018), no apartamento de Joana (Betty Faria), notei que um LP do Village People estava bem na frente dos discos da personagem. No capítulo 17 (07/09/2018), percebi que o mesmo LP estava na frente dos discos na casa da personagem Silvia (Fernanda Montenegro).

Sala de Joana (Betty Faria)



Sala de Silvia (Fernanda Montenegro)

Não deixa de ser divertido imaginar (aí entra meu tour pela maionese) que personagens tão distintas entre si ouçam Village People em seus respectivos lares. Nada contra o Village, eu mesmo adoro. Mas acho engraçado imaginar Joana ou Silvia em suas salas, tomando um uísquezinho, enquanto escutam Village People em seus toca-discos.

O tal álbum que aparece ao fundo, nas duas casas, é Live and Sleazy, o último que o grupo lançou na década de 1970. Mais especificamente há exatos 39 anos, em setembro de 1979. O LP, duplo, traz gravações em estúdio (as faixas então inéditas) e outras ao vivo (os hits). Após experimentar dois anos de extrema popularidade e sucesso, com três álbuns, o Village apostou neste Live and Sleazy, mas não foi muito feliz. Na época a disco music já estava sendo sepultada e o grupo — um dos expoentes do movimento — não sobreviveu à onda antidiscoteca.  



Na Europa e na América do Sul, a disco music ainda curtiu uma breve sobrevida, entre 1980 e 1981. Talvez por isso o LP do Village People tenha sido presença constante nas estantes das personagens de Baila Comigo. Ou então foi apenas uma coincidência sem importância. Provavelmente o contrarregra da novela juntava os blocos de LPs e apenas os transportava de um cenário a outro, razão pela pela qual tanto Joana quanto Silvia tenham o Live and Sleazy em lugar de destaque em suas estantes de discos.  


Um comentário: