30 junho 2017

Sexta básica de (in)utilidades

Qual a idade ideal para casar?

De uma maneira geral, a melhor idade para casar é aquela em que se atingiu a maturidade física e mental. Naturalmente, esta varia de indivíduo para indivíduo, embora se considere que oscila entre os 22 e os 30 anos, devendo o marido ser quatro a sete anos mais velho que a mulher. Também neste último ponto surgem excepções. (…) O importante é que o casal seja emocionalmente estável e mentalmente amadurecido para suportar as tensões e as sobrecargas inerentes ao casamento.

Embora muitas vezes seja necessário adiar o casamento por razões económicas, é de presumir que um homem que continua solteiro depois dos 35 anos se decidiu pelo celibato. Este facto pode indicar a existência de uma personalidade incompatível com um bom marido ou com um bom pai. Por tal motivo, não se deve tentar levar ao casamento um solteirão inveterado.

O desejo e a determinação de fazer do casamento uma união feliz constituem uma das armas mais importantes contra o divórcio. Como disse alguém, "a tolerância, a compreensão e o bom humor constituem um capital mais precioso, no casamento, do que uma ilusória idealização do companheiro".

E, antes de apreciar as atitudes emocionais e os ajustamentos sexuais que podem contribuir para um casamento bem sucedido, convirá focar alguns problemas fundamentais relativos à saúde fisica.


O Livro da Saúde – Enciclopédia Médica Familiar
Selecções do Reader's Digest (Portugal, 1976)





Nenhum comentário:

Postar um comentário