É recorrente o uso de um determinado mote na teledramaturgia brasileira: a vingança. Uma mesma estrutura, diversas vezes utilizada em nossas novelas, garantiu o sucesso de várias tramas. Com algumas variações ao redor da história principal, o enredo é basicamente o seguinte: uma moça é expulsa de uma cidadezinha, ou levada a deixar o lugar, seja pelo julgamento inclemente e moralista de seus habitantes ou por circunstâncias abusivas. Injustiçada, a personagem retorna, muitos anos depois, em busca de vingança.
Ao que tudo indica, o público se identifica com esse tipo de heroína vingadora, uma espécie de “mocinha”, porém forte, independente e destemida, ao contrário das sofredoras, românticas e ingênuas mocinhas tradicionais. Essa estrutura ficou célebre com a peça A Visita da Velha Senhora (Der Besuch der Alten Dame), do suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990), escrita em 1955.
A peça estreou no começo de 1956, na Suíça, e pouco depois, na Alemanha. Em poucos meses, conquistou plateias da França, Inglaterra, Japão e EUA. No Brasil, o espetáculo, dirigido por Walmor Chagas, foi apresentado por Cacilda Becker, em 1962. A atriz interpretou o papel da protagonista Clara Zachanassian.
Na provinciana Güllen, cidadezinha perdida em alguma parte da Europa central, nasce Clara, de família humilde. Aos 17 anos, apaixona-se perdidamente por um jovem ambicioso, Alfred, com quem vive um caso de amor. Grávida, é abandonada pelo rapaz, que pretendia se casar com outra moça da cidade, cuja família tinha algumas posses. Oprimida, Clara exige justiça para si e para o bebê que ia ter. Alfred e todos os homens "honestos" da cidade, porém, envolvem-na em um processo humilhante, após tramar para fazê-la parecer uma moça de índole duvidosa e indigna. Ao fim do processo, ela acaba sendo escorraçada da cidade.
Cacilda Becker em A Visita da Velha Senhora |
Obrigada a sair de Güllen, Clara torna-se prostituta para sobreviver e, depois, esposa de um milionário mais velho, Zachanassian, dono de metade da Europa. "O mundo fez de mim uma mulher da vida e eu quero fazer dele um bordel", apregoa Clara. Décadas depois, já viúva, ela retorna a Güllen, com o propósito secreto de vingar-se da injustiça da qual fora vítima na mocidade. Para isso, ajuda a pobre cidade a se recompor e a progredir. Mas sua ajuda tem um alto preço: jogar uns contra os outros, revelando a verdadeira natureza hipócrita, mesquinha e cruel daquelas pessoas, incluindo seu maior alvo: Alfred. A integridade moral dos cidadãos não é inabalável. À medida que a cidade começa a antecipar seu futuro de prosperidade, cresce o número dos que reconhecem a injustiça cometida à Clara no passado.
Qualquer semelhança com tramas de telenovelas brasileiras não é mera coincidência. Exemplos não faltam. Coincidentemente, o canal Viva exibe duas dessas emblemáticas tramas atualmente: Fera Radical (1988) e Tieta (1989-1990), grandes sucessos da década de 1980.
Em Fera Radical (Rede Globo), de Walter Negrão, Cláudia (Malu Mader) quer vingar o extermínio de sua família, ocorrido 15 anos antes na pequena Rio Novo. Mesmo tendo deixado a cidade após o atentado, a moça nunca deixou de responsabilizar os Flores — família de fazendeiros ricos — pela tragédia de seu passado, quando ainda era uma menina. Ela retorna a Rio Novo e começa a trabalhar para os Flores, buscando esclarecer as circunstâncias da morte de sua família e com o intuito de vingar-se de seus supostos algozes. Para isso, Cláudia se envolve com os irmãos Fernando (José Mayer) e Heitor Flores (Thales Pan Chacon), cativa o patriarca Altino (Paulo Goulart) e desperta a ira da matriarca Joana (Yara Amaral).
Malu Mader em Fera Radical (1988) |
Em Tieta (Rede Globo), novela de Aguinaldo Silva, baseada no romance homônimo de Jorge Amado, o ponto de partida remete mais diretamente à peça A Visita da Velha Senhora. Tieta (Betty Faria), agora rica, volta à empobrecida e esquecida Santana do Agreste, da qual fora expulsa na juventude, para acertar as contas com seu triste passado. Tieta havia sido escorraçada da cidadezinha 20 anos antes, a cajadadas, pelo pai, insuflado pela irmã Perpétua (Joana Fomm). A cidade testemunhou tudo calada. Agora Tieta retorna, exuberante, distribuindo presentes e trazendo o progresso para o lugar. A cidade toda, por interesse, passa a bajulá-la, sem nem imaginar que o verdadeiro intento da benfeitora é mostrar ao povo de Santana do Agreste que ele continua tão hipócrita, moralista e injusto quanto no passado.
Betty Faria em Tieta (1989) |
Além desses dois sucessos, atualmente em exibição no Viva, outras telenovelas brasileiras utilizaram a mesma premissa, contada de formas diversas, mas que remetem à atemporal peça de Dürrenmatt. A trama central de Chocolate com Pimenta (Rede Globo, 2003-2004), de Walcyr Carrasco, é outro exemplo. Ana Francisca (Mariana Ximenes) volta à cidadezinha onde havia sido ridicularizada, prometendo a si mesma vingança contra os moradores interesseiros e cruéis que a haviam humilhado, incluindo seu amor do passado, Danilo (Murilo Benício).
Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta (2003) |
Variações com protagonistas masculinos jurando vingança também não faltaram. Em Fera Ferida (Rede Globo, 1993-1994), de Aguinaldo Silva, Feliciano Júnior (Edson Celulari) retorna à pequena Tubiacanga 15 anos após ter sido expulso da cidade com seus pais, que acabaram assassinados. Sob a identidade de Raimundo Flamel, Feliciano vai se vingar dos inescrupulosos e corruptos de Tubiacanga, responsáveis pela perda de sua família, quando ele ainda era um adolescente.
Voltando ainda mais no tempo, é possível encontrar exemplos mais antigos na teledramaturgia brasileira, como Cavalo de Aço (Rede Globo, 1973), de Walter Negrão, e Os Inocentes (TV Tupi, 1974), de Ivani Ribeiro. Ambas apoiaram suas tramas centrais na mesma ideia de A Visita da Velha Senhora. (Para mais detalhes sobre as novelas mencionadas, acesse o site Teledramaturgia).
Edson Celulari em Fera Ferida (1993) e Tarcísio Meira em Cavalo de Aço (1973) |
É claro que a transposição da peça não ficou restrita à TV. Em 1964, a história já havia ganhado uma versão no cinema, intitulada A Visita (The Visit). Estrelado e coproduzido por Ingrid Bergman e Anthony Quinn, o filme (ótimo, por sinal) foi dirigido por Bernhard Wicki e teve o roteiro adaptado diretamente da peça. O nome de Clara, no entanto, foi alterado para Karla, e o de Alfred para Serge.
O texto dramático de Dürrenmatt, apesar de escrito na década de 1950, é aplicável a qualquer época. Talvez seja essa uma das razões pelas quais as telenovelas por ele inspiradas tenham agradado ao público em diferentes épocas e situações. Além de retratar uma tragédia do ressentimento, um notável estudo de psicologia social e uma sátira ao poder do dinheiro, A Visita da Velha Senhora ainda dissecou temas como a corrupção e o poder. Não foi à toa que a peça consagrou seu autor mundialmente. "Sua visão de mundo é pessimista, frustrante, mas sempre comprometida com uma crítica total ao nosso tempo", reconheceu o crítico e historiador do teatro norte-americano John Gassner, sobre Dürrenmatt.
Friedrich Dürrenmatt |
O autor classificou sua obra como uma "comédia trágica", pois escolheu a ironia e o humor agressivo para mesclar tragédia e comédia em sua amarga visão de mundo. Ele ataca o dinheiro, os mecanismos de ascensão ao poder, o casamento e o mau uso da tecnologia. Trata-se de uma uma peça engraçada, mas o cômico de Dürrenmatt envolve um sentido trágico que o espectador vai descobrindo aos poucos.
"Dürrenmatt não é um otimista em relação ao gênero humano e não tem nenhuma ilusão sobre o homem. Onde quer que viva, sob que bandeira se esconda, o homem sempre acaba sucumbindo: ao poder, ao dinheiro, às instituições. Uns esmagam, outros sao esmagados e a decantada liberdade, proposta em tantas revoluções, não existe. Para Dürrenmatt, a liberdade só pode ser encontrada na arte." (A Visita da Velha Senhora, Coleção Teatro Vivo, Abril Cultural, 1976)
Texto muito interessante e um trabalho de pesquisa excelente. Aqueles que acham que Avenida Brasil inventou a vigança na dramarturgia devem estar em posiçao fetal se afundando em lágrimas.
ResponderExcluirEsse tema sempre rende boas histórias, Tieta e Fera Radical nesse quesito são disparadas as melhores, digo até imbatíveis. Os embates entre Cláudia e Joana Flores, Tieta e Perpétua hipnotizam. Malu Mader, Yara Amaral, Betty Faria e Joana Fomm estão (são) Maravilhosas!!!!!!! Aplausos também para Aguinaldo Silva e Walther Negrão, respectivamente, Tieta e Fera Radical são suas melhores novelas.
ResponderExcluirAssisti ao filme algumas vezes e tem cenas na novela "Tieta" que são quase idênticas, como a distribuição de presentes com aquele caminhão. Felizmente as novelas citadas (excetuo as dos anos 1970 por não ter visto) tiveram ótimos desenvolvimentos o que demonstra a força desse grande filão dramatúrgico.
ResponderExcluirFera Radical e Tieta foram as melhores tramas que soberam explorar esse filão. Aguinaldo Silva e Walther Negrão foram brilhantes. Hoje não consigo imaginar Claudia e Tieta com outras atrizes que nao fossem Malu Mader e Betty Faria, respectivamente, lindas, talentosas e maravilhosas.
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