Telefilmesquecidos #88
O casal Ann (Mary Crosby) e Mike Preston (Nicholas Clay) acorda cedo numa manhã qualquer e descobre que sua casa está completamente cercada por uma parede sólida de metal. Portas, janelas e até o telhado estão bloqueados pela misteriosa parede, aparentemente indestrutível. Machados não a quebram e nem a amassam. Nem mesmo uma bomba improvisada consegue abalar a tal parede.
Emparedados, o casal e sua filhinha Susan (Debbie Chasan) não têm como sair da casa. Como se não bastasse, a parede, em si, é quente. Sem ventilação, a temperatura da casa só aumenta e o calor vai ficando insuportável.
Mike chega a cogitar que o governo americano poderia ter bloqueado as casas devido a um ataque de bombas nucleares ou algo do tipo. O telefone e o rádio funcionam e a televisão mostra só um símbolo desconhecido.
Outras coisas estranhas acontecem: os relógios, embora ainda funcionem, permanecem com o tempo parado em 4h10 da manhã. O casal percebe, aos poucos, que não consegue se lembrar de nada sobre suas vidas antes daquele dia.
A menina Sarah passa a agir de forma muito estranha, como se estivesse alheia aos problemas ao seu redor. O mistério aumenta quando o casal observa que todos os produtos que utilizam na casa, do suco de laranja às roupas e utensílios domésticos, contêm o símbolo estranho que aparece na tela da TV e que nunca haviam notado antes daquele dia. Com o perdão do trocadilho, a coisa esquenta quando uma gosma verde e fervente começa a vazar para dentro da casa, pela lareira.
Estariam, na verdade, mortos e no inferno? De qualquer forma, com o tempo se esgotando e cada vez mais enfraquecida pelo calor, a família precisa recorrer a medidas desesperadas para tentar escapar.
![]() |
Debbie Chasan |
Brinquedo de Criança é, na verdade, um episódio da série Hammer House of Mystery and Suspense (1984), da lendária produtora inglesa Hammer. Exibida pela Independent Television (ITV), emissora do Reino Unido, a série foi coproduzida pela 20th Century Fox Television, razão pela qual foi exibida na TV americana com o nome Fox Mystery Theater.
O formato da Hammer House of Mystery and Suspense, embora semelhante ao de outra série da produtora inglesa, Hammer House of Horror (1980), tinha episódios mais longos, geralmente em torno de 70 minutos (sem comerciais). Por esse motivo, os episódios foram exibidos aqui no Brasil como telefilmes independentes, já que eram histórias separadas que não dependiam umas das outras.
Ambas as séries, apesar de marcantes na época, tiveram apenas uma temporada cada. Na TV brasileira, foram exibidas pelo SBT no final da década de 1980. Hammer House of Horror foi apresentada aqui como A Casa do Terror, enquanto a Hammer House of Mystery and Suspense virou Cine Suspense.
A história é boa, o filme segura o mistério e o final é surpreendente. O orçamento é modesto, mas isso não compromete em nada o clima de claustrofobia, medo e histeria. Não há como ficar indiferente diante da aflição da família Preston e do perigo desconhecido que os ameaça. Não por acaso, é um dos episódios mais lembrados da série e virou cult.
Brinquedo de Criança foi dirigido por Val Guest, um dos diretores mais expressivos da Hammer e responsável por mais de uma dúzia de clássicos da produtora. Guest teve uma longa carreira na indústria cinematográfica do início dos anos 1930 até o início dos anos 1980, período em que dirigiu comédia, ficção científica e terror. Foi um dos diretores (junto com Ken Hughes e John Huston) de Casino Royale (1967), paródia dos filmes de 007.
![]() |
Autógrafo de Mary Crosby em foto de divulgação do episódio Child's Play do Fox Mystery Theatre (Twentieth Century Fox Television) |
O elenco, enxutíssimo, funciona muito bem. Nicholas Clay, que começou na TV britânica na década de 1960, esteve em várias produções da TV inglesa. No início da década de 1980, ganhou algum espaço no cinema, com papéis de destaque em filmes como Excalibur, a Espada do Poder (Excalibur, 1981), O Amante de Lady Chatterley (Lady Chatterley's Lover, 1981) e Assassinato num Dia de Sol (Evil Under the Sun, 1982).
![]() |
Nicholas Clay |
Mary Crosby (filha de ninguém menos que Bing Crosby) participou de inúmeras séries e telefilmes, ficando mais conhecida no início dos anos 1980 pelo papel de irmã de Sue Ellen (Linda Gray) no seriado Dallas (1978-1991).
![]() |
Mary Crosby |
Brinquedo de Criança estreou na TV britânica em 8 de outubro de 1984 (ITV). Na TV brasileira, foi exibido pela primeira vez em 28 de agosto de 1989, no Cine Suspense, do SBT (na época, ainda TVS). Em 7 de agosto de 1992, migrou de canal e foi exibido pela Rede OM/TV Gazeta.
![]() |
Jornal O Globo, 28 de agosto de 1989 |
Na segunda metade da década de 1990, mudou de novo, agora para a Bandeirantes, onde foi exibido no Cine Trash, em 4 de setembro de 1996.
Não confundir com o longa Child’s Play, de 1988, que no Brasil recebeu o nome de Brinquedo Assassino — sim, a saga do boneco Chucky — e virou uma franquia de grande sucesso que rende filmes e séries até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário