12 março 2024

3 atrizes antes da fama em 3 telefilmes obscuros da década de 1970

Meryl Streep, Kim Basinger e Carrie Fisher. Essas três atrizes começaram suas carreiras na década de 1970. Já no final daquela década, Meryl se consagrou mundialmente. Kim ficaria muito conhecida nos anos 1980 e foi uma das atrizes mais populares daquela década. Carrie explodiu no final dos anos 1970. Conhecidíssima por seu papel em Guerra nas Estrelas, além de atriz, era também escritora talentosa. Sua carreira, infelizmente, desandou nos anos 1980, devido a problemas pessoais. As três deram seus primeiros passos em filmes para a TV, há muito esquecidos. Resgato aqui três desses telefilmes.



Meryl Streep

Temporada Mortal (The Deadliest Season, 1977)

Um jogador profissional de hockey (interpretado por Michael Moriarty) é afastado de seu time por não ser "agressivo o bastante". Em dificuldades financeiras com a esposa, vivida por Meryl Streep, vê-se forçado a atuar em uma equipe inferior. Mas muda sua tática e passa a oferecer às plateias o que elas querem: brutalidade em excesso. Durante uma partida, fere gravemente seu melhor amigo, que morre no hospital. O jogador é acusado de homicídio.



Streep faz aqui sua estreia na TV, em um papel pequeno, mas que já mostrava seu talento. No mesmo ano, estreou também no cinema, em Julia (Julia, 1977), de Fred Zinnemann. No ano seguinte, brilhou na TV novamente, com a minissérie Holocausto (Holocaust, 1978), dirigida por Marvin J. Chomsky, e no cinema com O Franco Atirador (The Deer Hunter, 1978), de Michael Cimino, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. No filme seguinte, Kramer vs. Kramer (Kramer vs. Kramer, 1979), de Robert Benton, levou o Oscar. Tornou-se, a partir de então, uma das maiores e mais premiadas atrizes do mundo. 

Dirigido por Robert Markowitz, Temporada Mortal estreou na TV americana em 16 de março de 1977, na CBS. Na TV brasileira, foi exibido pela primeira vez em 9 de setembro de 1980, na Globo, com o título Morte Sobre o Gelo. No final daquela década, foi reprisado na Manchete.

Temporada Mortal foi lançado em VHS aqui no Brasil na década de 1980, quando Streep já era uma atriz de sucesso. A capa oportunista ostentava uma foto grande e aleatória da atriz, embora ela seja coadjuvante.


Kim Basinger

Retrato de Modelo (Katie: Portrait of a Centerfold, 1978)

Típica história de uma ingênua rainha de concurso de beleza do interior do Texas, vivida por Kim Basinger, indo atrás do sonho de se tornar atriz em Hollywood. Mas as coisas não saem como ela esperava. A jovem posa para uma revista duvidosa e tem que deixar sua cidade natal devido aos problemas que a foto criou para ela e sua família. 



Um dos primeiros papéis de Basinger na TV. Ela já havia feito pontas em alguns telefilmes e seriados da época, como As Panteras e O Homem de Seis Milhões de Dólares. Mas só se tornaria conhecida mundialmente na década de 1980, a partir do filme 9 1/2 Semanas de Amor (Nine 1/2 Weeks, 1986), de Adrian Lyne.

Retrato de Modelo tinha também no elenco outro nome que se tornaria muito conhecido na década seguinte: Don Johnson, o detetive da popular série de TV Miami Vice (1984-1989), sucesso mundial nos anos 1980. 

Dirigido por Robert Greenwald (que dois anos depois faria o lendário Xanadu), o telefilme estreou na TV americana em 23 de outubro de 1978, na NBC. A estreia aqui no Brasil foi em 25 de julho de 1981, na Globo. Na edição daquele dia do Jornal do Brasil, Hugo Gomez disse em sua coluna Os filmes de hoje: "Francamente reminiscente do começo da carreira de Marilyn Monroe, não faltando, inclusive, a famosa foto nua. Como o realizador é desconhecido e se trata de uma produção de TV, convém não esperar mais do que uma versão condensada de O Vale das Bonecas. A intérprete é muito bonita, o que, se as expectativas negativas se confirmarem, servirá para amenizar o desapontamento." (Jornal do Brasil, 25 de julho de 1981) 


Carrie Fisher

Deixe ontem para trás (Leave Yesterday Behind, 1978)

Neste romântico telefilme dirigido por Richard Michaels, Carrie Fisher interpreta uma moça dedicada que ajuda um jovem a superar dificuldades emocionais. O rapaz (vivido por John Ritter), que ficou paraplégico após sofrer um acidente durante um jogo de polo, precisa deixar de lado a revolta e a autopiedade para encontrar sentido em sua vida. Ninguém melhor que a personagem de Carrie para motivá-lo.


Apesar da premissa, a história não é tão melosa quanto parece, mas também não é profunda. Ainda assim, este humilde telefilme é o desempenho mais substancial de Fisher nos anos 1970, além de seu icônico papel de Princesa Leia em Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977), de George Lucas.

A verdade é que fora da saga de Star Wars, ela teve muito mais sucesso como escritora do que como atriz. A maioria de seus papéis no cinema são secundários, apesar de seu talento (prejudicado por problemas de sua vida pessoal).

Estreou na TV americana em 14 de maio de 1978, na ABC. Três anos depois, chegou ao Brasil, com primeira exibição em 19 de agosto de 1981, na Globo, onde foi reprisado algumas vezes. Nos anos 1990, foi exibido nas madrugadas do SBT, com legendas (e não dublado, como havia originalmente ido ao ar na Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário