19 março 2024

3 atores antes da fama em 3 telefilmes obscuros

Jeff Bridges, Harrison Ford e Arnold Schwarzenegger começaram suas carreiras na virada da década de 1960 para a de 1970, mas só se tornaram realmente conhecidos mundo afora alguns anos depois. Bridges se destacou em A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show, 1971) e na década seguinte já era do time de primeira linha de Hollywood. Harrison Ford já havia participado dos bem-recebidos Loucuras de Verão (American Graffiti, 1973) e A Conversação (The Conversation, 1974), mas ainda não era conhecido fora dos EUA. O sucesso viria com Guerra nas Estrelas (Star Wars, 1977). Arnold Schwarzenegger tornou-se personalidade de destaque no fisiculturismo já no final da adolescência, na década de 1960. Nos anos 1970, resolveu se aventurar no cinema, mas sem muito interesse. Nos anos 1980, entretanto, explodiu com uma série de filmes e personagens icônicos que marcaram aquela década. Enquanto ainda davam seus primeiros passos na carreira, esses três atores participaram de filmes para a TV há muito esquecidos. Selecionei aqui três desses telefilmes.


Jeff Bridges

À Procura da Verdade (In Search of America, 1971)

Nesta produção do canal ABC, Jeff Bridges é um universitário que decide abandonar os estudos e sair viajando pelo país em um ônibus velho, para descobrir a verdade sobre si mesmo e o "sentido da vida". Acaba convencendo os pais e a avó a embarcarem na aventura. Ao longo da jornada, convivem com diversas pessoas e vivem experiências que os fazem rever seus valores. O clima é bem “paz e amor”, “faça amor, não faça guerra” e retrata aquele início de década de 1970, quando o “flower power” ainda era a ordem do dia e o movimento hippie estava em alta entre os jovens.

Bridges, até então desconhecido, ganharia projeção internacional a partir do longa A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show), de Peter Bogdanovich, lançado naquele mesmo ano.

Estreou na TV americana em 23 de março de 1971, com direção de Paul Bogart. No Brasil, foi exibido pela primeira vez em 17 de outubro de 1973, na Globo.


Harrison Ford

Fogo Diabólico (The Possessed, 1977)

Duas irmãs dirigem uma escola feminina onde começam a ocorrer estranhos fenômenos relacionados a incêndios espontâneos. Um ex-padre alcoólatra, agora exorcista, luta contra as forças satânicas que ameaçam as alunas. No meio disso, Harrison Ford vive um papel pequeno, porém marcante, na pele de um professor oportunista, moralmente falido e perverso – algo não muito comum em sua longa carreira de mocinhos e heróis.

Ford, na época, ainda não era mundialmente conhecido. Mas estava prestes a se tornar um dos maiores astros de Hollywood. Este telefilme, dirigido por  Jerry Thorpe, estreou na TV americana algumas semanas antes de Guerra nas Estrelas (Star Wars), de George Lucas, estrear nos cinemas. 

A NBC apresentou Fogo Diabólico pela primeira vez na TV americana em 1º de maio de 1977. (Guerra nas Estrelas estreou nos cinemas em 25 de maio daquele mesmo ano). Fogo Diabólico chegou à TV brasileira em  5 de maio de 1979, na Globo.


Arnold Schwarzenegger

Jayne Mansfield, símbolo sexual (The Jayne Mansfield Story, 1980)

Baseado no livro Jayne Mansfield and the American Fifties, de Martha Saxton, publicado em 1976. Na verdade, esse telefilme dirigido por Dick Lowry é um relato ficcional de vida de Jayne Mansfield, símbolo sexual de Hollywood entre as décadas de 1950 e 1960. A atriz, cuja vida pessoal foi cheia de polêmicas, ficou conhecida após aparecer na capa da Playboy em 1955.

A atriz de TV Loni Anderson faz aqui o papel-título e Arnold Schwarzenegger interpreta Mickey Hargitay, o marido fisiculturista de Mansfield. É ele quem conta a um repórter a história da vida de sua esposa.

O telefilme estreou quatro anos antes de Schwarzenegger explodir mundialmente com O Exterminador do Futuro (Terminator, 1984). Mas ele já havia protagonizado Conan, o Bárbaro (Conan, the Barbarian, 1982), embora, na época, ainda fosse mais conhecido como fisiculturista do que como ator propriamente. Naquela mesma década, Schwarzenegger se tornaria um dos maiores astros de Hollywood.

O filme está listado no livro The Official Razzie Movie Guide, do fundador do Troféu Framboesa, John Wilson, como um dos 100 melhores filmes ruins já feitos.

Estreou na TV americana em 29 de outubro de 1980, na CBS. No Brasil, a primeira exibição foi em 21 de junho de 1983, na então recém-inaugurada Rede Manchete. Lançado em VHS no Brasil pela Transvídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário