Telefilmesquecidos #21
A jovem Martha (Terry Lumley), fugindo desesperadamente de uma pessoa misteriosa, se tranca na casa da irmã Elizabeth (Pamela Franklin) e é encontrada morta, enforcada. A polícia deduz que foi suicídio, mas Elizabeth se recusa a aceitar a hipótese e decide investigar, por conta própria, o que se passava com sua irmã.
Para tanto, matricula-se na Salem Academy, a escola para moças onde a irmã estudava. Lá é recebida de forma acolhedora por Roberta (Kate Jackson), Jody (Cherly Ladd) e Debbie (Jamie Smith-Jackson), alunas da instituição.
Martha (Terry Lumley) |
Elizabeth (Pamela Franklin) |
Aparentemente, não há nada de mais. Mas quando outras meninas começam a aparecer mortas — e também têm as mortes declaradas como suicídios — Elizabeth percebe que algo está errado. Que mal está à espreita na escola? Qual é o mistério que leva essas garotas a cometerem suicídio? A resposta está no título original, em inglês. Não é preciso ser detetive para descobrir. Em português, no entanto, o título foi "amenizado" para Escola de Meninas, o que pode levar a uma interpretação ambígua.
O título pode até soar apelativo, mas não é nada disso. Não tem sexo. Não tem nudez. Não tem nem mesmo sangue. Trata-se de um pequeno telefilme de terror sobre uma garota que não acredita que sua irmã tenha se matado. Não há nada de muito satânico, como diz o título original. A coisa toda está mais para um episódio do Scooby-Doo (o que não deixa de ser divertido). Satã, diga-se de passagem, nunca esteve tão em alta quanto nos anos 1970, especialmente na primeira metade da década.
Roberta (Kate Jackson) |
Debbie (Jamie Smith-Jackson) e Jody (Cherly Ladd) |
Escola de Meninas foi produzido pelo lendário Aaron Spelling, que detém o recorde de escritor e produtor mais prolífico da história da TV nos EUA, com mais de 200 programas em seu invejável currículo, incluindo As Panteras, A Ilha da Fantasia, O Barco do Amor, Dinastia, Barrados no Baile e dezenas de outros.
Apesar de subestimado, o diretor David Lowell Rich, não menos prolífico, dirigiu aproximadamente 100 filmes para a TV e episódios de séries entre as décadas de 1960 e 1980. Na década de 1970, embarcou com tudo na onda de filmes-catástrofe e dirigiu alguns deles, incluindo Aeroporto 80 - O Concorde (The Concorde... Airport '79, 1979).
Mas a curiosidade é que este modesto (e hoje esquecido) telefilme tinha no elenco duas atrizes — até então desconhecidas — que se tornariam “panteras” nos anos seguintes, no seriado As Panteras: Kate Jackson e Cheryl Ladd.
Kate Jackson e Cheryl Ladd: futuras "panteras" |
Em 2000, Escola de Meninas ganhou um remake, com Kate Jackson como reitora da escola e Shannen Doherty (a Brenda de Barrados no Baile). Obviamente, minha pergunta (retórica) só poderia ser: por que escolher a versão de 2000 quando se pode escolher a de 1973?
Estreou na TV americana em 19 de setembro de 1973, pela ABC. No Brasil, a estreia foi em 31 de janeiro de 1975, na Globo.
Estava procurando o filme Home for the Holidays (1972), acabei encontrando seu blog. Meu Deus! Que preciosidade tens aqui! Estou devorando todos os textos e lembrando da época que assistia esses filmes na televisão. Bons tempos!
ResponderExcluirabraço
Que bacana! Obrigado por prestigiar o blog. É muito bom trazer de volta lembranças tão distantes que marcaram uma fase quase esquecida de nossas vidas. Apareça sempre! :-)
Excluir