29 maio 2020

O Segredo de Kate (Kate’s Secret, 1986)


Telefilmesquecidos #19

"Ela vivia num mundo de sonhos, numa fantasia perigosa. O Segredo de Kate, um mistério que poucos conheciam." Assim anunciava a (deliciosamente) apelativa chamada do SBT para este telefilme que marcou época no Brasil. 


Kate (Meredith Baxter Birney) é uma dona de casa de classe média que leva uma vida aparentemente "normal". Esposa dedicada e mãe competente, o tal segredo ao qual o título se refere é que Kate sofre secretamente de bulimia nervosa (transtorno caracterizado pelo desejo incontrolável de ingerir uma quantidade excessiva de alimentos e provocar o vômito logo em seguida, para não ganhar peso).

Mesmo bonita, com uma família saudável e vida conjugal estável, Kate esconde muitas inseguranças. Sempre acha que pode emagrecer um pouco mais (mesmo já sendo esbelta, magra e linda) e sente-se ameaçada por outras mulheres, pois acha que o marido vai preferi-las.


Ao longo da história, vemos como a fachada de vida saudável da personagem esconde uma compulsão que pode ser fatal. Kate — como acontece com as pessoas que sofrem de bulimia — possui uma visão distorcida da sua aparência física e se preocupa excessivamente com seu peso corporal, o que afeta diretamente sua autoestima e suas relações familiares.

Dirigido por Arthur Allan Seidelman, o filme foi uma tentativa de retratar de forma realista a bulimia. Na época, o tema, ainda nebuloso, não era corriqueiro em telefilmes. Meredith Baxter Birney, experiente em televisão, está muito bem como Kate, assim como Ben Masters, também eficaz como o marido "perfeito", bonito e bem-sucedido, mas alheio à doença de sua esposa.





Mais de três décadas depois, pouca coisa mudou, de fato. Os mesmos velhos ideais que levam esses personagens à compulsão só pioraram, com a profusão de pílulas, remédios e produtos de dieta disponíveis hoje em dia e anunciados a todo momento na mídia e nas redes sociais.


O Segredo De Kate estreou na tevê americana em 17 de novembro de 1986, pela NBC. Aqui no Brasil, foi exibido no SBT "pela primeira vez na televisão" (como anunciavam as chamadas de filmes da emissora) em 26 de julho de 1989. Fazia parte do pacote de inéditos daquele ano, adquirido pela emissora de Silvio Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário