15 maio 2020

Grito de Morte (Death Scream, 1975)

Telefilmesquecidos #16

Teledrama livremente inspirado em uma história verídica: o estupro e assassinato da jovem Kitty Genovese, ocorrido em 1964, em Nova York. O crime foi testemunhado por quinze de seus vizinhos, que ouviram tudo e nada fizeram para ajudar,  recusando-se a cooperar com a polícia. Todos fecharam suas janelas e portas e fingiram não ouvir nem ver nada, enquanto a jovem era esfaqueada e gritava por socorro.


À frente do caso está o detetive Nick Rodriguez (Raul Julia, ótimo no papel), que faz de tudo para descobrir o assassino. O filme trata justamente das investigações policiais do caso, apesar da relutância das testemunhas, que se omitem para não serem envolvidas.




Na época, o assunto ganhou interesse quando ficou notório que em Nova York, por exemplo, ocorreram muitos casos semelhantes. Aliás, no mundo todo, esse tipo de história, marcada pela apatia pública, acontece até hoje e mexe com o inconsciente coletivo. O enredo de Grito de Morte toma algumas liberdades com os fatos, mas a história ainda choca, mesmo tantas décadas depois.


Além do protagonista Raul Julia, um elenco de figurinhas carimbadas de telefilmes compõem este thriller, em papéis pequenos: Tina Louise, Art Carney, Cloris Leachman e Kate Jackson (a Sabrina de As Panteras), entre outros.  





Estreou nos Estados Unidos pelo canal ABC, em 26 de setembro de 1975. Aqui no Brasil, foi exibido pela primeira vez na Globo, em 5 de dezembro de 1976 (um tempo relativamente curto para a época, ppis os telefilmes americanos demoravam, no mínimo, dois anos para chegarem às tevês brasileiras).

Filmado como Homicide, foi reprisado na TV americana com o título The Woman Who Cried Murder e lançado em VHS nos EUA como Streetkill.



Nenhum comentário:

Postar um comentário