11 maio 2017

Novelas pouco memoráveis, trilhas internacionais marcantes - Parte 2


Para dar continuidade à postagem anterior, mais sete novelas pouco marcantes com trilhas internacionais que marcaram época:


1. O Grito (1975-76)



Era moda na década de 1970 que brasileiros adotassem nomes estrangeiros e gravassem em inglês. Essas canções tornavam-se muito populares no Brasil, mas grande parte delas, hoje em dia, não é muito conhecida. A romântica True Love — maior sucesso de Steve MacLean (nome artístico do cantor e empresário brasileiro Hélio Costa Manso) — abre esta trilha (que hoje soa extremamente envelhecida, apesar de conter canções bem populares na época). Sem dúvida a faixa mais famosa e ainda hoje muito lembrada deste LP é Fly, Robin, Fly, do grupo disco Silver Convention, que estourou nas pistas de dança européias pouco antes da disco music se tornar febre mundial. O grupo de irmãos Jackson Five marcou presença com Breezy, um rhythm and blues bem característico da primeira metade daquela década. A faixa foi extraída do álbum Moving Violation, o décimo primeiro do conjunto. Hey Girl (Tell Me), soul adocicado do norte-americano Bobby Wilson, encerra o lado A. Pouco conhecido, Wilson lançou, em 1975, o LP I'll Be Your Rainbow (de onde foi tirada Hey Girl), um álbum bem produzido, exemplo perfeito do soul que dominava aquele período. Um grande hit da trilha internacional de O Grito foi Island Girl, primeiro compacto do álbum Rock Of The Westies (1975), de Elton John. Outra faixa de R&B foi So In Love With You, do norte-americano Leroy Hutson. Ex-vocalista do grupo The Impressions, Hutson compôs, produziu e gravou seu primeiro álbum solo (Love Oh Love) em 1973, de onde foi tirada a faixa. 


2. Espelho Mágico (1977)



Na virada de 1977 para 1978, com a disco music disseminando-se rapidamente pelo mundo, não é surpresa que as faixas mais memoráveis desta trilha sejam exatamente as dançantes. Pelo menos duas delas, extremamente populares na época (e até hoje conhecidíssimas) entraram neste LP: Yes Sir, I Can Boogie, da dupla feminina Baccara; e Ma Baker, do grupo Boney M. Ambos chegaram ao topo das paradas com canções em inglês, mas Baccara era da Espanha e Boney M. da Alemanha. As duas faixas figuram, até hoje, em toda coletânea de disco music que se preze. Como não podia faltar aqui, Donna Summer, a "rainha das discotecas", marcou presença com I Remember Yesterday, faixa extraída do LP de mesmo nome e enorme sucesso. Roberta Kelly, outra cantora que fez nome com músicas de discoteca, comparece aqui com Trouble Maker, seu maior hit (embora os brasileiros se lembrem mais de Zodiac). Na cota de canções lentas ou românticas ainda famosas, um grande sucesso dos Bee Gees, Love So Right, segundo compacto do álbum Children of the World (1976), que recolocou o trio no topo das paradas mundiais e popularizou a febre das discotecas. O melancólico hit C'est La Vie, da banda britânica de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, é, até hoje, um dos mais marcantes aqui no Brasil.


3. Champagne (1983-84)



Entre as canções românticas, You and I, dueto de Kenny Rogers e Barry Gibb, ficou bastante popular. "Essa música obteve mais sucesso no Brasil do que em qualquer outro país graças à novela, na qual é o tema do casal principal", explicam Guilherme Bryan e Vincent Villari no livro Teletema: a História da Música Popular Através da Teledramaturgia Brasileira - Vol.1 - 1964 a 1989 (Dash Editora, 2014). Is This the End?, do grupo New Edition, também foi muito executada na época e é até hoje muito lembrada com carinho. A faixa foi tirada do álbum de estreia do conjunto, Candy Girl. Just My Imagination, regravação bem-sucedida de Lillo Thomas, é outra que se tornou hit. Gravada originalmente pelo grupo The Temptations em 1971, a versão de Thomas foi lançada em seu álbum Let Me Be Yours (1983). O Air Supply, duo australiano responsável por vários hits açucarados na década de 1980, comparece aqui com um de seus grandes sucessos, a ultrarromântica Making Love Out of Nothing at All. Entre as faixas dançantes, três muito populares: All Night Long, de Lionel Richie; I Am What I Am, de Gloria Gaynor; e Heart And Soul, de Huey Lewis. Sunshine Reggae, da banda dinamarquesa Laid Back, também teve destaque. E, como não podia deixar de ser, a faixa que dá título à novela, Champagne, em gravação do espanhol Manolo Otero — hit obrigatório das churrascarias — encerra este LP. Originalmente gravada e lançada pelo italiano Peppino di Capri em 1973, a canção tornou-se muito popular na Alemanha, na Espanha e aqui no Brasil.


4. Hipertensão (1986-87)



Esta trilha internacional é cheia de hits emblemáticos dos anos 1980, quase todos ainda muito populares. Não foi à toa que se tornou o LP internacional de novela das 7 mais vendido. Os sucessos dominam o lado A: Human, da banda britânica de new wave/synthpop The Human League; Papa Don't Preach, de Madonna; Stuck With You, de Huey Lewis & The News; The Glory of Love, de Peter Cetera, o famigerado tema de Karate Kid 2 - A Hora da Verdade Continua; Don’t Forget Me (When I'm Gone), da banda canadense de rock Glass Tiger; e Shake You Down, de Gregory Abbott. Com o perdão do trocadilho, o lado B não fica atrás: Lady in Red, do britânico Chris De Burgh, foi a faixa que tornou o cantor conhecido mundialmente. Right Between The Eyes foi o maior hit do Wax, conjunto pop formado pelo norte-americano Andrew Gold e pelo britânico Graham Gouldman. O duo holandês MC Miker G & DJ Sven comparece com a irresistível Holiday Rap, com base no hit Holiday (1983), de Madonna. Os sucessos não param: Gone With The Winner, da banda Century; Emotion in Motion, de Ric Ocasek; e I'm the One Who Really Loves You, de  Austin Howard, produzida pelo famoso trio de compositores e produtores britânicos Stock-Aitken-Waterman, que transformavam em ouro tudo o que tocavam entre a segunda metade dos anos 1980 e o começo dos 1990. Este é um daqueles discos que não podem faltar em nenhuma festa "anos 80" digna de respeito.


5. Olho No Olho (1993-94)



Outra trilha bem ao gosto do público jovem. Teve muitos hits tocados incessantemente nas rádios e programas de TV. What's Up, da banda norte-americana de rock alternativo 4 Non Blondes, virou uma das músicas mais representativas dos anos 1990. Mas foi o único sucesso do grupo. Outro one-hit-wonder manjadíssimo foi Boom Shack-a-Lak, do cantor e DJ Apache Indian. E vamos para o terceiro one-hit-wonder desta trilha: Informer, do músico canadense Snow, também muito executada na época. How You Gonna See Me Now, sucesso de Alice Cooper que havia feito parte da trilha internacional de Pai Herói (1979) ganhou uma versão da banda brasileira Easy Rider, cujo vocalista era o ator, locutor e apresentador Dudu Graffite (apelido de Eduardo Schechtel). A versão cover teve destaque e repercussão. Mais um one-hit-wonder: Vas-Y Vas-Y, da francesa Isabelle Camille, muito tocado na novela e instantaneamente reconhecível. Step It Up, do grupo britânico Stereo MCs, foi outra faixa de bastante impacto na época. Também fez parte da trilha do filme Quanto Mais Idiota Melhor 2 (Wayne's World 2, 1993). A boy band britânica Take That marcou presença com A Million Love Songs, faixa extraída de seu álbum de estreia, Take That & Party (1992). Regret, do New Order, também foi muito tocada e entrou para o repertório de hits da banda. Como músicas italianas sempre encontraram um terreno fértil no Brasil — e nas trilhas de novelas brasileiras —, Cose Della Vita, do italiano Eros Ramazzotti, fez muito sucesso. Deborah Blando, que tinha acabado de explodir, compareceu com Merry-Go-Round, tirada de seu bem-sucedido álbum de estreia, A Different Story (1991).  


6. Pátria Minha (1994-95)



Entre os inúmeros covers de All By Myself (originalmente gravada pelo americano Eric Carmen em 1975), o de Sheryl Crow é um dos mais famosos. É a regravação de Crow que abre esta trilha, por sinal cheia de hits típicos da primeira metade da década de 1990. Entre as muito tocadas nas rádios e programas de TV estavam She's Beautiful, do Double You, grupo italiano de eurodance que fez sucesso cantando em inglês; I'll Make Love II You, grande sucesso do grupo norte-americano de R&B/soul Boyz II Men; Games People Play, da banda jamaicana de reggae Inner Circle; Breathe Again, de Toni Braxton; Return To Innocence, do Enigma; Everybody, do DJ Bobo (nome artístico do músico suíço Peter René Cipiriano Baumann); Mmm Mmm Mmm Mmm, do grupo de folk-rock canadense Crash Test Dummies; e Sweet Dreams, da banda alemã de eurodance La Bouche (obrigatória em todas as festinhas dos anos 1990). 


7. Suave Veneno (1999)



A trilha começa com o cover de Mariah Carey para Do You Know Where You're Going To (hit de Diana Ross, de 1975, tema do filme homônimo). A gravação original, de grande sucesso na década de 1970, já havia feito parte da trilha internacional da primeira de versão de Anjo Mau (1976). Outra faixa romântica de Suave Veneno internacional, To Love You More, de Celine Dion, também foi muito executada. Em 1997 a canção já havia ganhado uma versão em português (Te Amo Cada Vez Mais), muito popular, da dupla João Paulo & Daniel. A boy band 'N Sync comparece aqui com um cover de Sailing, sucesso de Christopher Cross, de 1980, que fizera parte da trilha internacional de Coração Alado. Outras baladas de destaque foram That I Would Be Good, de Alanis Morissette; e Big Big World, da sueca Emilia, um dos hits mais tocados de 1998. Everything I Do (I Do It For You), de Brandy, foi outro cover de sucesso (regravação do hit de Bryan Adams, de 1991, tema do filme Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões). Uma das faixas de maior sucesso da época (e desta trilha) foi, sem dúvida, a dançante Believe, de Cher, megahit vencedor do Grammy na categoria Best Dance Recording, em 2000. You Get What You Give, da banda norte-americana de rock alternativo New Radicals, fez sucesso no mundo todo e é considerada um dos maiores one-hit-wonders dos anos 1990. Mais um cover engrossa a lista desta trilha: As, de George Michael, com participação de Mary J. Blige. A gravação original, de Stevie Wonder, fez parte de seu lendário álbum de 1976, Songs in the Key of Life. Um cover desta mesma canção já havia feito parte da trilha internacional de O Pulo do Gato (1978), em versão do canadense Tony  Sherman. A norte-americana Lauryn Hill, conhecida como vocalista do grupo The Fugees, aparece com seu hit de estreia na carreira solo, Doo-Wop (That Thing).

Nenhum comentário:

Postar um comentário