20 janeiro 2016

Supercine nos anos 90


Há dois anos fiz um post sobre o suposto fim da Sessão da Tarde (que na verdade não terminou, apenas mudou de horário). O texto falava sobre a época em que as tardes da Globo eram povoadas não só por filmes infanto-juvenis, mas também por suspenses, dramas e comédias. Clássicos e produções da Disney, por exemplo, das décadas de 1960 e 1970, tinham lugar cativo na Sessão da Tarde.

Primeira vinheta do Supercine, quando estreou, em 1981

O post de hoje é sobre outra faixa de horário, a do Supercine. A estreia foi em 4 de abril de 1981, com o inédito Primeiro Você Chora (First You Cry, 1978), filme para a TV estrelado por Mary Tyler Moore, que havia sido recentemente indicada ao Oscar. 

Quando comecei a comprar fitas VHS e a gravar filmes, no começo dos anos 90, aguardava ansiosamente o sábado à noite, graças aos filmes que a Globo escolhia. A maioria era de suspense ou drama "baseado em fatos reais". Muitos deles, telefilmes americanos. Curioso também é notar como os filmes demoravam a chegar à nossa TV (alguns mais de 10 anos).

A vinheta dos anos 90
Chamada de Olhos Assassinos, em 1992
Difícil conter a nostalgia daquela (nem tão distante) era em que o Supercine garantia a diversão do sábado à noite caseiro. Fiz uma lista com 10 dos meus filmes favoritos exibidos no Supercine, na década de 1990. Muitos cheguei a gravar, na época. Abaixo estão eles, por ordem de exibição:


Blackout (Blackout, 1985)
Direção: Douglas Hickox
Com: Keith Carradine, Kathleen Quinlan, Richard Widmark, Michael Beck 
Estreia no Supercine: 27 de abril de 1991


Excelente suspense, salpicado por suspresas e pistas falsas. Telefilme acima da média, foi lançado em vídeo também e era figurinha fácil nas videolocadoras. Um policial aposentado (Widmark) continua obcecado em resolver um crime ocorrido anos atrás, em que uma família foi massacrada e o pai dado como desaparecido. Em suas investigações, o policial veterano esbarra no histórico de um homem (Carradine) com amnésia, que no passado sofreu um acidente de carro. O tal homem fez várias plásticas e reconstruiu sua vida ao lado da fiel enfermeira (Quinlan), cujo antigo namorado (Beck), inconformado, está disposto a tudo para tê-la de volta. No meio disso tudo, um assassino encapuzado aterroriza as mulheres da cidade.


Caroline? (Caroline?, 1990)
Direção: Joseph Sargent
Com: Stephanie Zimbalist, Pamela Reed, George Grizzard
Estreia no Supercine: 24 de agosto de 1991


Caroline (Zimbalist) retorna à casa paterna 14 anos após ter sido dada como morta em um acidente de avião. Agora ela quer se juntar à família novamente. Mas poucos acreditam nela, ainda que se mostre prestativa nos cuidados com o irmão e a irmã deficiente mental. Para piorar o clima de desconfiança, Caroline reapareceu justamente quando uma herança milionária, deixada pela avó, estava para ser dividida. Não será fácil convencer os familiares de que ela é mesmo Caroline. Ou não é?


Olhos Assassinos (Eyes of a Stranger, 1981) 
Direção: Ken Wiederhorn
Com: Lauren Tewes, Jennifer Jason Leigh, John DiSanti
Estreia no Supercine: 28 de novembro 1992


Uma destemida apresentadora de telejornal (Tewes) passa a perseguir um homem (DiSanti) suspeito de estuprar e matar mulheres. Quanto mais a jornalista avança em suas ousadas investigações particulares, mais o suspense cresce. Mas o que ela nem desconfia é que sua irmã (Leigh) — cega, surda e muda — está na lista como uma das próximas vítimas. Muitos sustos. Primeiro papel de destaque de Jennifer Jason Leigh.


Trama Fatal (Vanishing Act, 1986)
Direção: David Greene
Com: Mike Farrell, Margot Kidder, Elliott Gould, Fred Gwynne
Estreia no Supercine: 27 de fevereiro de 1993


O mistério começa com o desaparecimento de uma mulher, recém-casada. O marido (Mike Farrell) sai desesperado em busca da esposa sumida. Pede ajuda ao policial local (Gould), que se mostra meio cético. O mistério duplica-se quando a tal esposa (Kidder) reaparece. Mas o marido jura de pés juntos que aquela não é sua mulher, por mais que ela afirme e dê provas. Ótimo telefilme, com surpreendentes reviravoltas na trama.


Morte no Inverno (Dead of Winter, 1987)
Direção: Arthur Penn
Com: Mary Steenburgen, Roddy McDowall, Jan Rubes
Estreia no Supercine: 27 de novembro de 1993


Uma atriz (Steenburgen) em busca de trabalho é contratada para substituir uma mulher morta. O convite, no entanto, vem de um senhor idoso que vive em uma antiga mansão isolada. Enquanto "ensaia", a atriz acaba descobrindo que foi envolvida em uma complexa trama, e sua vida também corre perigo. Excelente thriller de suspense do mesmo diretor de Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas, feito numa fase de pouco destaque em sua carreira.


Irmãs Diabólicas (Sisters, 1973)
Direção: Brian De Palma
Com: Margot Kidder, Jennifer Salt, Charles Durning
Estreia no Supercine: 26 de fevereiro de 1994


Uma jornalista (Salt) testemunha um assassinato brutal em um prédio vizinho, mas a polícia não acredita na história. Obstinada, ela não sossega até provar que o crime aconteceu, de fato. A trama se adensa com o misterioso caso de duas irmãs siamesas, separadas: Dominique e Danielle (interpretadas por Margot Kidder, ainda antes da fama de Superman). Grande suspense de De Palma. Muitas vezes angustiante, esse cult é cheio de referências a Hitchcock. O filme levou mais de 20 anos para chegar à TV brasileira. A Globo chegou a programá-lo quatro vezes antes de exibi-lo pela primeira vez no Supercine.


O Engano (Deceived, 1991)
Direção: Damian Harris
Com: Goldie Hawn, John Heard, Damon Redfern
Estreia no Supercine: 28 de outubro de 1995


Primeiro e único filme de suspense protagonizado por Goldie Hawn, sempre estrela de grandes comédias. Curioso assisti-la em um filme "sério", sem esperar que a qualquer momento algo engraçado vá acontecer. Ela faz o papel de uma mulher bem-sucedida, que leva uma vida feliz, até o dia em que o marido morre em um acidente de carro. De repente, vê-se envolvida em uma teia de estarrecedoras revelações sobre o homem com quem foi casada. E descobre que está no meio de uma trama diabólica.


A Outra Face da Inocência (Murder of Innocence, 1993)
Direção: Tom McLoughlin
Com: Valerie Bertinelli, Stephen Caffrey, Graham Beckel
Estreia no Supercine: 12 de julho de 1997


Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Laurie (Valerie Bertinelli), uma dócil moça com traços de perturbação mental. O desequilíbrio começa a dar sinais visíveis logo após seu casamento. A narrativa mostra o agravamento de seu estado mental, de simples "apagões" a um comportamento psicótico. Seus pais, superprotetores, preferem fingir que sua doença não existe, em vez de tratá-la. Cada vez mais incontrolável, a personalidade insana de Laurie toma rumos cada vez mais trágicos.


A Noiva Assassina (Praying Mantis, 1993)
Direção: James Keach
Com: Jane Seymour, Barry Bostwick, Chad Allen
Estreia no Supercine: 20 de setembro de 1997


Saindo de seus usuais papeis de mocinha, sofredora e desprotegida, aqui Jane Seymour é a vilã. Um viúvo (Bostwick) pensa ter, finalmente, encontrado a esposa ideal. Ela (Seymour) é atraente, discreta, carinhosa e romântica. Mas a bela mulher tem um passado bizarro. Seu "hobby" é seduzir homens solitários e apaixonados, casar-se com eles e, então, matá-los, cometendo crimes perfeitos. A cada casamento, ela assume nova identidade. E, com o atual, não pretende fazer diferente. Mas desta vez a coisa vai ser um pouco mais complicada, pois ela não contava com certos contratempos.


A Ira de um Anjo (Child of Rage, 1992)
Direção: Larry Peerce
Com: Mel Harris, Dwight Schultz, Ashley Peldon
Estreia no Supercine: 13 de março de 1999


Mais um "baseado em uma história real". O Reverendo Tyler (Schultz) e sua esposa (Harris) adotam um casal de crianças: uma menina de 7 anos e seu irmãozinho mais novo. Aparentemente bem educada e angelical, a garotinha Catherine vai, aos poucos, revelando uma personalidade cruel e manipuladora. Dada a explosões de raiva, ela se volta violentamente contra os que a cercam. O estranho e virulento poder de destruição da menina leva o terror à sua família. Os pais buscam, então, ajuda médica para tentar tratar a patologia de Catherine. Difícil é o telespectador controlar a vontade de esganar a menina, mesmo sabendo que ela é doente.

15 comentários:

  1. Voce tem ainda gravado?

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de Blackout, hahahaha! E fiquei interesadíssimo por A Ira de um Anjo (já encontrei no YT!).

    ResponderExcluir
  3. Oi, Será que você me ajuda? Tô procurando lembrar o nome de um filme que passava na TV nos anos 80 (se não me engano), em que uma mulher tem uma vida, carreira, marido, e usa uma tábua ouija que desencadeia situações (não lembro como) que a levam a investigar uma pessoa que, ao fim, ela descobre ser ela mesma, que havia sido uma paciente psiquiátrica, mas esquecera de todo aquele passado.

    ResponderExcluir
  4. Depois de anos, caí aqui de novo e vi que eu tinha postado uma mensagem, que tá sem resposta. O nome do filme é Mensagens Mortais (Deadly Messages).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gus, valeu pela dica! Muito obrigado! Recebo muitas perguntas sobre filmes que as pessoas não sabem o nome, nem tudo consigo responder, a maioria nem descubro rs. Agora que você mandou o nome, vou dar uma conferida em Mensagens Mortais. Valeu mesmo!

      Excluir
    2. Ah, bonzão!!
      Achei no YouTube o filme.

      Excluir
  5. Filme é de duas mulheres e um homem uma mulher e conselheira amorosa pela qual ele se apaixona mais acaba confundindo ela com a amiga que estava sentada em sua cadeira quando ele vai visitar a rádio e acaba confundindo a amiga dela que atriz poderia me dizer qual o nome desse filme

    ResponderExcluir
  6. Olá, sabe me dizer o nome do filme cuja história se passa num hotel de beira de estrada e o dono é na verdade um rapaz que se faz passar por uma garota?? Esse filme passou na tv nos anos 90, e não é o Psicose do Hitchcock, apesar de a história ser parecida. Obrigado pelos filmes postados acima, já achei alguns para download.

    ResponderExcluir
  7. Outro filme que agora me lembrei e que passou na tv dos anos 90 foi sobre uma família cujos sogros do marido eram brujos e queriam ficar com a guarda da neta, mas o pai tentou impedir depois que descobriu o envolvimento com o satanismo. Lembra desse filme??

    ResponderExcluir
  8. Queria saber um filme que passou algumas vezes no início dos anos 90 sobre irmãs gêmeas, uma morre e outra fica no lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi esse do texto, Irmãs Diabólicas? Você se lembra de mais algum detalhe do filme?

      Excluir
    2. é esse? Irmãs Gêmeas (Twin Sisters), 1992? https://youtu.be/qEZ57ldnngg?si=wHZMkbguBakUD2j0

      Excluir
    3. Seria esse? Twin Sisters (Irmãs Gêmeas, 1992)? https://youtu.be/qEZ57ldnngg?si=wHZMkbguBakUD2j0

      Excluir