10 janeiro 2014

Tarde demais para salvar a Sessão da Tarde


Há várias gerações, desde a década de 1970, crianças, jovens e adultos acompanham os filmes que a Rede Globo exibe de segunda a sexta na Sessão da Tarde. De tão incorporada ao nosso cotidiano, parece ter sempre existido. Mas já faz tempo que circulam especulações sobre o provável fim da Sessão da Tarde. Agora parece que é pra valer. De qualquer forma, é como se o fim já tivesse acontecido há anos. Os filmes exibidos antigamente — divertidos, interessantes e de temas variados — foram gradativamente substituídos por filmes bobos e, na maioria, infantis.


Há alguns meses o programa passou por uma reformulação que modificou até sua vinheta clássica. Para levantar a audiência do horário, a Globo retomou os filmes que todos adoravam assistir nas tardes dos anos 1990. Parece que a resposta do público foi positiva, embora não o suficiente para tirar o programa da lista de possíveis cortes. Como se sabe, a TV paga e a internet desviaram a atenção do público, que já não se interessa mais por filmes na TV aberta.


Quando eu era criança, há vinte e poucos anos, a Sessão da Tarde era um programa e tanto. Mas qual a criança que, hoje em dia, assiste Sessão da Tarde? Costumava-se ver filmes deliciosos da Disney como Aquele Gato Danado (That Darn Cat!, 1965), O Tesouro de Matecumbe (Treasure of Matecumbe, 1976), Candleshoe - O Segredo da Mansão (Candleshoe, 1977), Se Eu Fosse a Minha Mãe (Freaky Friday, 1977)... Vários deles protagonizados por uma Jodie Foster ainda adolescente. Sem falar nos filmes do cãozinho Benji. Mas histórias de suspense também tinham vez, assim como dramas, comédias e musicais. E eram filmes bons, que agradavam a um público vasto.


Como não lembrar das tantas  tardes em companhia de filmes como A Lagoa Azul (The Blue Lagoon, 1980), O Corcel Negro (The Black Stallion, 1979), Os Goonies (The Goonies, 1985), Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller's Day Off, 1986), Conta comigo (Stand by Me, 1986), Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, 1986), Um salto para a felicidade (Overboard, 1987), Cuidado com as gêmeas (Big Business, 1988), A Volta de Roxy Carmichael (Welcome Home, Roxy Carmichael, 1990), Minha Mãe É Uma Sereia (Mermaids, 1990) e inúmeros outros?

Difícil imaginar que a Sessão da Tarde está prestes a perder seu espaço na grade vespertina da Globo. A audiência não é a mesma de 20 anos atrás. O programa merecia uma turbinada em seu pacote de filmes. O excesso de reprises deveu-se, principalmente, à Classificação Indicativa. Desde 2008, nenhuma emissora aberta pode exibir filmes nesse horário cuja classificação seja para maiores de 14 anos. A Globo precisou se adequar à nova regulamentação e exibir apenas filmes com classificação livre para maiores de 10 anos.

Tudo bem que filmes como Porky's (1980), Tubarão (Jaws, 1975) ou Uma Professora Muito Especial (Private Lessons, 1981) jamais fariam parte da Sessão da Tarde nos dias de hoje. A emissora ainda foi capaz de selecionar longas mais interessantes nos últimos meses, como A Família Addams (The Addams Family, 1991), Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing, 1987) e Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991). Mas ao que tudo indica, foi o último suspiro da Sessão da Tarde, que deverá ser substituída por uma segunda novela no Vale a Pena Ver de Novo. Vamos ver se vai valer mesmo a pena.

2 comentários:

  1. Agora só passa bicho que fala e H2O - Meninas Sereias!

    ResponderExcluir
  2. não sei se ainda passa, mas o Telecine Cult, todas as sextas, exibia a "Sessão Novos Clássicos", com a maioria dos filmes que habitavam as tardes dos anos 80 e 90!

    um dos primeiros filmes a passar nesta sessão foi "O Enigma da Pirâmide", e fui assistir com o meu namorado na época (6 anos mais novo que eu -- sim, eu tive a minha fase leite ninho!), e ele nunca o tinha visto!

    enquanto eu revivia parte da minha infância, ele se boquiabria com o o teor do filme.

    -- sério? esse tipo de filme passava na sessão da tarde?

    -- claro, meu bem! naquele tempo, o povo não achava que criança só tinha capacidade de assistir filme de macaco e de cachorro, não!

    o que será da vida destas crianças?

    ResponderExcluir