Nesta primeira parte das sinopses de filmes
da TV Programa, selecionei algumas de
David França Mendes, publicadas entre 1991 e 1992.
EXPRESSO PARA O INFERNO (Runaway train) de Andrei Konshalovski. Com Jon Voigt, Eric Roberts, Rebecca de Mornay. EUA, 1985. Duração: 112m.
Ação. Prisão não é um
negócio legal, certo? Mas solitária em prisão de segurança máxima no Alaska é
demais. Dois presos nessas circunstâncias conseguem escapar e se metem,
clandestinos, num trem de carga. Trem fora de controle é outra coisa chata, mas
esse está sem maquinista (teve um enfarte) descendo as montanhas geladas a mais
de 150 Km/h. A única esperança dos fugitivos é bancar os surfistas ferroviários
e chegar à locomotiva antes de se espatifarem.
9 ½
SEMANAS DE AMOR (9 ½ Weeks) de Adrian Lyne. Com Mickey Rourke, Kim Basinger,
Margaret Whitton. EUA, 1986. Duração: 113 min.
Sexo
também é consumo. Kim
Basinger é seduzida por Mickey Rourke. Sua paixão é furiosa, não conhece
limites. Ele é chegado a umas fantasias sádicas, às quais submete a parceira.
Ela não consegue resistir, mas acaba chegando o momento em que o instinto de
sobrevivência fala mais alto. É isso que o filme se propõe a ser. A verdade é
mais branda. Suas “perversões” não vão muito além da geladeira e da cabra-cega
e quase todas poderiam ilustrar um comercial de TV um pouco mais ousado. Em
todo caso, o filme é bonitinho (a Kim Basinger é um pouco mais que isso) e o
casal compõe bem na tela.
A COISA
(The Stuff)
de Larry Cohen. Com Michael Moriarty, Andrea Marcovicci, Paul Sorvino. EUA,
1986. Diração: 93m.
Comédia. Estranha gosma
branca e doce – igualzinha a marshmallow – começa a brotar da terra. Logo ela
começa a ser comercializada como guloseima. A susbtância, apesar da aparência
inofensiva, transforma o caráter de seus consumidores, transformando-os em
pessoas sem paixões. A inspiração clara é o clássico Vampiros de almas. É boa a ideia, a realização traz a marca do
melhor cinema picareta – efeitos especiais canhestros, atores limitados e
careteiros, clichês aos montes – mas o filme decepciona. Em todo caso, tem
fanáticos admiradores.
UM
ÁLIBI PERFEITO DEMAIS (Sette volte sette) de Michelle Lupp. Com Gastone
Moschin, Lionel Stander, Gordon Mitchell. Itália, 1968. Duração: 109m.
Caixinha
de surpresas.
Vai haver final da Copa do Mundo na Inglaterra e um grupo de presidiários arma
um plano perfeito: fugir durante o jogo, fazer um grande roubo e voltar antes
do fim da partida. O que poderia dar errado? Nunca se sabe.
O ALTO
PREÇO DA PAIXÃO (The high price of passion) de Larry Elikan. Com Richard Crenna,
Karen Young, Sean McCann. Canadá, 1986. Duração: 100m.
Drama. Produção televisiva
sobre um professor que se envolve com uma prostituta. Sua paixão pela
profissional do sexo vai levá-lo à decadência. Segue-se final trágico. Duração: 100m.
O
TESOURO DO FUNDO DO MAR (The deep). Direção: Peter Yates. Com Robert Shaw,
Jacqueline Bisset, Nick Nolte. EUA, 1977.
Suspense
úmido.
Adaptação de best-seller do mesmo
autor de Tubarão lançada nos cinemas
como O fundo do mar. Casal em lua-de-mel corre risco de vida ao se interpor
entre um bando de contrabandistas e um tesouro submerso. Alguma ação bem
filmada e Jacqueline Bisset. Duração: 2h.
A
BATALHA DO PLANETA DOS MACACOS (Battle for the planet of the apes). Direção: J. Lee
Thompson. Com Roddy McDowell. EUA, 1973.
Macacada reciclada. Quinta e última diluição
do original O planeta dos macacos. Macaco falante lidera os demais primatas
contra os humanos. Duração: 1h32m.
DESEJO
DE MATAR 4 - OPERAÇÃO CRACKDOWN (Death wish 4 - The crackdown). Direção: J. Lee
Thompson. Com Charles Bronson. EUA, 1988.
Picuinha. O homem não tem sossego. Enfastiado
de justiçar bandidos, Bronson muda de cidade e se casa com uma jornalista. Mas
a filha da namorada morre de overdose,
o que reacende o Desejo de matar,
desta vez voltado contra os crack dealers.
Duração: 1h39m.
LADRÃO:
QUESTÃO DE OCASIÃO (How to beat the high cost of living). Direção: Robert
Scheerer. Com Susan Saint James, Jessica Lange. EUA, 1980.
Tá ruim
pra todo mundo.
Três jovens fúteis não suportam o fato de que estão perdendo poder aquisitivo e
decidem roubar um bolo de dinheiro num shopping center. Duração: 1h44m.
IMPACTO
FULMINANTE (Sudden impact). Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood. EUA, 1983.
Polícia
e bandido.
Um dos vários filmes da série Dirty Harry, com Eastwood resolvendo casos na
base do tapa sem levar muito em consideração direitos civis e outras
formalidades. Duração: 1h57m.
POR QUE
EU? (Why me?).
Direção: Fielder Cook. Com Glynnis O'Connor. EUA, 1983.
Dramalhão. Enfermeira da força
aérea tem o rosto deformado e o casamento destruído após acidente. Duração:
1h34m.
GENTE
PERFEITA (Perfect people). Direção: Bruce Seth Green. Com Lauren Hutton.
Amor e
malhação.
Casados há vinte anos, Ken e Barbara tentam escapar da monotonia do casamento à
base de aeróbica e fisicultura. Sinal dos tempos: antigamente o usual seria a
troca de casais ou compras em sex-shops.
Duração: 1h34m.
OS
COWBOYS (The cowboys).
Direção: Mark Rydell. Com John Wayne, Roscoe Lee Browne, Bruce Dern. EUA, 1971.
Estatuto
do menor.
Deixado na mão por seus cowboys, que trocaram o trato dos bovinos pela frebre
do ouro, criador recruta onze meninos, que trata com dureza, para levar seu
gado ao mercado. Duração: 2h08m.
TRÊS
CARTAS DE AMOR (Letters from three lovers). Direção: John Erman. Com June
Allyson. EUA, 1973.
Drama
postal.
As vidas e os amores de um grupo de pessoas sofrendo a influência de atrasos na
entrega de cartas. Duração: 1h13m.
UMA
NOITE ALUCINANTE PARTE 1 (The evil dead). Direção: Sam Raimi. Com Bruce Campbell.
EUA, 1983.
Horror. Alguns dos piores
atores do mundo numa produção paupérrima sob a direção inspirada de um inovador
do gênero, Sam Raimi. Feito com ajuda de amigos, Evil dead fez sucesso contando, com muita gosma, efeitos especiais
picaretas e requintados movimentos de câmera, a história de um grupo de jovens
acossado por uma força maligna. A cena da moça estuprada por raízes de árvores
é obra de mestre. Duração: 1h25m.
JOGA A
MAMÃE DO TREM (Throw momma from the train). Direção: Danny de Vito. Com Danny de
Vito, Billy Cristal, Anne Ramsey. EUA, 1987.
Matricídio. Versão cômica de
Pacto sinistro, de Hitchcock. Um homem odeia sua esposa, outro tem problemas
com a mãe. Este propõe um intercâmbio de assassinatos inspirado na trama do
filme de Hitchcock, que os dois admiram. Tem Billy Cristal, o chato da noite do
Oscar. Duração: 1h28m.
STALLONE
COBRA (Stallone Cobra). Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone,
Brigitte Nielsen. EUA, 1986.
Pancadaria. Stallone é um tira
que se arvora de grupo-de-extermínio-de-um-homem-só. Um dos seus filmes mais
boçais. Duração: 1h27m.
MORTE
NA AUTO-ESTRADA (Death car on the freeway). Direção: Hal Needham. Com George
Hamilton. EUA, 1981.
Psicose
rodoviária.
Celerado motorista de furgão mata mulheres motoristas na auto-estrada. Feito
para a TV. Duração: 1h30m.
A
ABOMINÁVEL CRIATURA (The unnamable). Direção: Jean-Paul Ouelette. Com Charles
King. Canadá, 1988.
São
Tomé.
Estudantes céticos decidem conferir as lendas sobre uma casa mal-assombrada
onde, dizem, um homem foi mutilado e morto por horrível criatura nascida de sua
própria mulher. Duração: 1h27m.
A MÃO
(The hand).
Direção: Oliver Stone. Com Michael Caine. EUA, 1981.
Horror. Mão decepada e
perdida de cartunista acidentado sai matando gente. Ridículo. Oliver Stone é
ruim e não é de hoje. Duração: 1h44m.
Ô Dani, cadê aquele que o cara mete o pau no Michale Caine?! É meu preferido!
ResponderExcluir