03 abril 2012

O fino do brega

Muitos são os nomes usados em dia para se referir a esse tipo 'especial' de música: trash, retrô, cafona, cult… Ainda acho que o termo brega é o melhor. Sem nenhuma conotação pejorativa, pois sou fã assumido da chamada música brega. Aliás, na minha opinião, esse termo não a torna menos deliciosa e nem desqualifica seus intérpretes. 

Kátia; Almir Rogério e Reginaldo Rossi
É divertido ouvir e cantar essas canções que, de tão ingênuas, chegam a ser interessantíssimas. Nem todas resistiram ao tempo. Por isso mesmo fiz uma pequena lista com nomes de artistas que estiveram na boca do povo, venderam muitos discos e infestaram as rádios do Brasil. Alguns durante um período longo, outros por pouco tempo. Mas de um jeito ou de outro, até hoje quando são lembrados garantem a animação de qualquer festa. Confira a listinha básica e fique por dentro do brega mais chique do Brasil:

ARTISTA/GRUPO
HITS


Almir Rogério
Fuscão Preto; O Motoqueiro
Amado Batista
Fruto do Nosso Amor; O Lixeiro e a Empregada
Bianca
Vou Pra Casa Rever os Meus Pais; Minha Amiga
Carlos Alexandre
Canção do Paralítico; Feiticeira
Falcão
I'm Not Dog No; Holiday Foi Muito (Homem é Homem)
Fernando Mendes
Cadeira de Rodas; Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
Genghis Khan
Genghis Khan; Comer Comer
Genival Lacerda
Severina Xique Xique; De Quem é Esse Jegue?
Gilliard
Aquela Nuvem; Pouco a Pouco
Gretchen
Conga, Conga, Conga; Melô do Piripipi
Jane & Herondy
Não Se Vá; Coisinha Estúpida
José Augusto
Fantasias; Sábado
Juanita
Eu Vou Sonhar; Dominique
Julia Graciela
Anúncio de Jornal; Eu Deixei a Minha Terra
Kátia
Lembranças; Qualquer Jeito
Lindomar Castilho
Você é Doida Demais; Eu Amo a Sua Mãe
Miss Lene
Deixa a Música Tocar; Quem é Ele
Nahim
Taka Taka Taka;  Dá Coração (Dá Dá Dá)
Odair José
Uma Vida Só (Pare de Tomar a Pílula)
Ovelha
Te Amo... Que Mais Posso Dizer?; Eu Vou Fazer a Sua Cabeça
Reginaldo Rossi
Garçom; A Raposa e as Uvas
Rosana
O Amor e o Poder; Nem um Toque
Sidney Magal
Sandra Rosa Madalena; O Meu Sangue Ferve Por Você
Trio Los Angeles
Vamos Dançar Mambolê; Transas e Caretas
Waldick Soriano
Eu Não Sou Cachorro, Não; A Dama de Vermelho


Brazilian Genghis Khan; Fernando Mendes e Trio Los Angeles
Bianca

Um comentário:

  1. É aquilo Dani, tem o brega bacana e tem o brega deplorável, como esse povo da Jovem Guarda que foge neuroticamente do tempo.
    Eles tentam desesperadamente se manter na mídia, como um gato tentando subir em uma parede de vidro!

    ResponderExcluir