28 dezembro 2011

Capas antigas, memórias presentes

Engraçado como certas imagens podem marcar tanto a vida da gente. Não sei se isso acontece com todo mundo ou se eu é que sou muito apegado a determinadas lembranças. "Nostálgico". Só sei que minha mente não apaga jamais ilustrações de livros antigos, revistas e capas de discos com as quais convivi durante toda a minha infância.

A internet, esse túnel do tempo virtual, tem o dom de trazer essas imagens de volta num simples clique. Depois de tantos anos, reencontramos pedaços do passado impresso em imagens antigas... Igual aquelas garrafas com mensagens lançadas ao mar e redescobertas muitos anos depois. E o sentimento, por mais banal que possa parecer, por vezes enche os olhos de lágrimas. O simples estalo ao rever uma figura marcante da infância traz um filme inteiro de volta à memória. 

Lugares, cores, cheiros, sensações, situações, palavras... Quanta coisa é desenterrada simplesmente ao olhar a capa amarelada de um LP. Cresci ouvindo os discos dos meus pais, especialmente os da minha mãe. Aquelas músicas — a maioria dos anos 1960 — eram ouvidas por mim nos anos 80 com certa estranheza. Mas rapidamente caíam no meu gosto. Um tanto quanto exótico para uma criança, admito, mas que de alguma forma moldaram meus pensamentos e preferências. Loucura? Talvez.

Fiz uma seleção dessas capas que me acompanharam desde que me entendo por gente. Alguns desses discos ainda estão na casa dos meus pais, esquecidos no armário. Outros desapareceram ou se deterioraram com o tempo. Felizmente hoje em dia é possível baixar praticamente tudo na internet, até aquelas músicas raríssimas que a gente achava impossível ouvir de novo ou sequer sabia o nome.

Themes For Young Lovers - Percy Faith (CBS, 1963)

Herb Alpert presents Sergio Mendes & Brasil '66 (A&M, 1966)

Whipped Cream & Other Delights - Herb Alpert's Tijuana Brass (A&M, 1967)

Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - The Beatles (Capitol, 1967)

Turn Around Look At Me - Ray Conniff (CBS, 1968)

O Inimitável - Roberto Carlos (CBS, 1968)

A Grande Orquestra de Paul Mauriat (Philips, 1968)

Um Mundo de Melodias Vol. 8 - Franck Pourcel (EMI Odeon, 1969)

Sinfonias - Waldo de los Rios (Hispa Vox, 1971)

Greatest Hits - Simon & Garfunkel (CBS, 1972)

Cabocla - Trilha sonora da novela (Som Livre, 1979)

Au Revoir - Vários artistas (Som Livre, 1985)

Nenhum comentário:

Postar um comentário