Telefilmesquecidos #99
Após um pesadelo no qual se vê morta, Miriam Oliver (Karen Black), esposa do bem-sucedido advogado Greg Oliver (George Hamilton), começa a mudar sua imagem e personalidade.
Presa a um casamento infeliz, no qual se sente reprimida pelo marido controlador, Miriam compra, por um estranho impulso, uma roupa mais sensual e uma peruca loira.
![]() |
Karen Black |
![]() |
George Hamilton |
Sem entender ao certo o motivo daqueles impulsos, ela aluga uma casa à beira-mar. Depois de entrar em um bar local, os fregueses pensam que ela é Sandy Logan, uma antiga frequentadora que desapareceu.
Aparentemente, a personalidade que Miriam adota teve uma existência real. À medida que outras pistas de seu sonho começam a se tornar realidade, ela tenta desvendar o mistério de quem era Sandy.
O telefilme, hoje bastante obscuro e esquecido, consegue passar um clima perturbador e onírico. A primeira metade da trama concentra-se na situação difícil da personagem principal e no que parece ser uma espécie de válvula de escape para trazer um pouco de diversão e emoção à sua vida de recatada.
O verdadeiro motivo dessa atitude de Miriam é o mistério principal da história, que conduz a segunda metade do filme. Estaria a Sra. Oliver possuída pelo espírito de uma mulher supostamente morta alguns anos antes? Mas nem tudo é o que parece.
Karen Black, que basicamente domina o filme, interpreta muito bem a personagem-título, que parece estar sendo possuída ou guiada por uma força sobrenatural. Nos minutos finais do filme, uma reviravolta surpreendente explica o mistério. (Alguns telespectadores podem ficar decepcionados com a revelação e o desfecho meio apressado. Mesmo assim, o filme prende a atenção).
George Hamilton também se sai bem, embora seu personagem, frio, pareça meio distante do contexto.
Segundo John Stanley, autor do livro Creature Features Movie Guide Strikes Again (4th Revised Version, 1994), "o diretor Gordon Hessler constrói o mistério com uma câmera hábil, criando ambiguidades para nos intrigar: Black está sofrendo possessão, reencarnação ou o quê? O clima sobrenatural se mistura com emoções psicológicas."
O roteiro é do ótimo Richard Matheson, mais conhecido pelos filmes de Roger Corman dos anos 1960. Seu vasto currículo de roteirista inclui telefilmes como Encurralado (Duel, 1971) e Trilogia do Terror (Trilogy of Terror, 1975), além de filmes da Hammer para o cinema como Fanatismo Macabro (Die! Die! My Darling! / Fanatic, 1965) e A Casa da Noite Eterna (The Legend of Hell House, 1973).
O diretor, Gordon Hessler, que também era produtor — e um dos pioneiros na TV americana — ficou conhecido por seu trabalho em filmes de terror britânico como O Ataúde do Morto-Vivo (The Oblong Box, 1969), Grite, Grite Outra Vez! (Scream and Scream Again, 1970) e Os Crimes Hediondos da Rua Morgue (Murders in the Rue Morgue, 1971), além de outros como A Nova Viagem de Sinbad (The Golden Voyage of Sinbad, 1973) e A Sombra de um Ninja (Pray for Death, 1985). Também dirigiu vários telefilmes, entre eles Um Grito de Terror (Scream, Pretty Peggy, 1973), Traição (Betrayal, 1974), O Carona (Hitchhike!, 1974) e Kiss contra o Fantasma do Parque (Kiss Meets the Phantom of the Park, 1978), além de inúmeros episódios de séries de TV dos anos 1970 e 1980.
O Estranho Caso da Senhora Oliver estreou na TV americana em 28 de fevereiro de 1977, na NBC. No Brasil, estreou em 7 de janeiro de 1978, na Globo. Em 1982, foi para a Bandeirantes.
![]() |
O Globo, 7 de janeiro de 1978 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário