14 janeiro 2022

Cão do Diabo (Devil Dog: The Hound of Hell, 1978)

 Telefilmesquecidos #47

O empresário Mike Barry (Richard Crenna) vive feliz com sua família em um bonito e tranquilo bairro de classe média tipicamente americano. Até que o cachorro da família, Skipper, é morto em um misterioso atropelamento. Segundo o vizinho, um furgão atropelou o animal e fugiu. A esposa de Mike, Betty (Yvette Mimieux), e os filhos Charlie (Ike Eisenmann) e Bonnie (Kim Richards) ficam desolados. 

Convenientemente, aparece na rua um simpático vendedor ambulante de frutas que, por acaso, tem adoráveis ​​filhotes de pastor alemão disponíveis para adoção. Os filhos de Mike se encantam por um dos filhotes e ficam com ele. O novo animal de estimação dos Barry recebe o nome de Lucky e entra para a família.



Mas logo coisas estranhas começam a acontecer. A empregada é encontrada queimada viva, o cachorro do vizinho é violentamente trucidado e, para piorar, a esposa e os filhos de Mike passam a se comportar de forma fria e incomum. Pelo prólogo mostrado antes do atropelamento do primeiro cão, já sabemos do que se trata. Lucky, o segundo cão, é um espírito satânico reencarnado. A questão é: onde aquilo vai parar?


Depois de muitos sustos e algumas mortes suspeitas, Mike recorre a uma ocultista excêntrica (Gertrude Flynn) e a um xamã equatoriano (Victor Jory), que identificam o cão. De acordo com os videntes, Mike é um dos Abençoados da Luz, cuja missão é mandar cães malignos de volta para o inferno. Ou seja: terá que se livrar de Lucky para libertar a família da influência do cão diabólico.


O telefilme foi inspirado no episódio "The Devil's Platform" (exibido em 15 de novembro de 1974) do seriado Kolchak e os Demônios da Noite (1974), que teve apenas uma temporada. No entanto, os produtores de Cão do Diabo não conseguiram permissão para continuar a história e optaram por uma nova.

Apesar de ser uma deliciosa e genuína celebração kitsch, Cão do Diabo conta com elenco bem escolhido, além de uma atmosfera sombria (que se contrapõe a um ensolarado e saudável clima familiar) comum em telefilmes de suspense ou terror dos anos 1970. Os efeitos são medianos, como é de se esperar para uma produção do tipo.

Richard Crenna e Yvette Mimieux



O papel de Richard Crenna seria de Tom Skerritt, que na época estava em negociações com Ridley Scott para fazer Alien - O 8º Passageiro (Alien, 1979) e não estava disponível. O papel foi, então, dado ao sempre ótimo Crenna.


Ike Eisenmann e Kim Richards

Esta foi a terceira vez que Kim Richards e Ike Eisenmann interpretaram, respectivamente, irmã e irmão em um filme. Os dois já haviam sido irmãos nas produções da Disney A Montanha Enfeitiçada (Escape to Witch Mountain, 1975) e Perigo na Montanha Enfeitiçada (Return from Witch Mountain, 1978).

Ken Kercheval (que na época já vivia Cliff Barnes na novela Dallas) tem uma participação pequena, assim como R. G. Armstrong. No caso de Armstrong, o ator já estava bem familiarizado com o diabo, devido a seus filmes anteriores  Corrida com o Diabo (Race With the Devil, 1975) e O Carro - A Máquina do Diabo (The Car, 1977), sem falar em O Mensageiro de Satanás (Evilspeak, 1981), que viria depois.

Ken Kercheval

R. G. Armstrong (à direita)

Clássico entre as reprises das madrugadas, Cão do Diabo foi dirigido por Curtis Harrington, conhecido por uma variedade de trabalhos na TV, em séries e telefilmes, além de longas para o cinema como o ótimo Raça Maldita (The Killing Kind, 1973) e o obscuro Ruby - A Amante Diabólica (Ruby, 1977). 

Cão do Diabo virou telefilme cult, mas foi também o ponto em que a carreira de Curtis Harrington parece ter perdido o rumo. Apesar de ter dirigido muitos episódios de séries famosas depois, não chegou a emplacar outro telefilme. Como publicou a Folha de S. Paulo, no dia da estreia do filme na Globo: "Horror sobrenatural de televisão do especialista em sustos e monstros Curtis Harrington, que começou bem a carreira e depois virou um chato." (Folha de S. Paulo, 16 de dezembro de 1981)

A estreia nos EUA foi em  31 de outubro de 1978, pela CBS. Aqui no Brasil, foi ao ar pela primeira vez na Globo, em 16 de dezembro de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário