Telefilmesquecidos #37
"Envelhecimento rápido, metabolismo acelerado. Resta-lhe menos de um ano", anuncia a médica. O adolescente Billy Grier (Ralph Macchio) tem sua vida arrasada ao descobrir que é vítima de uma doença rara que acelera o envelhecimento do corpo. O jovem se dá conta de que todos os seus sonhos serão derrubados, enquanto seu corpo vai envelhecendo depressa, em poucos meses, e ficando cada vez mais debilitado.
Atordoado, Billy foge de casa, em busca da realização de suas três grandes ambições de vida: localizar o pai que abandonou sua família quinze anos antes, tocar saxofone em uma banda de jazz, e fazer amor com uma mulher. Tudo isso nos poucos meses que lhe restam. No começo, o adolescente embarca nesta jornada sozinho, para desespero da mãe. Depois, muda de ideia e se une à mãe novamente.
Ralph Macchio e Laura Dern |
O grande chamariz do filme, além do tema, foi a presença do ator Ralph Macchio como o protagonista. Macchio havia se tornado muito conhecido poucos meses antes, quando o filme Karatê Kid: A Hora da Verdade (The Karate Kid, 1984) estreou nos cinemas do mundo todo e o lançou como uma das promessas da década. O ator não fez feio em Os Três Desejos de Billy Grier e contracenou com um elenco igualmente bom. Nancy Grier, mãe de Billy, foi interpretada por Betty Buckley (a professora de educação física de Carrie, a Estranha). Conchata Ferrell (a Berta da série Dois Homens e Meio) vive a médica de Billy. Outros rostos conhecidos aparecem em participações pequenas, como o veterano Hal Holbrook, Season Hubley (na época, recém-divorciada de Kurt Russell) e Laura Dern, ainda desconhecida, em uma rápida aparição.
Betty Buckley |
A maquiagem de envelhecimento do personagem Billy, vista hoje, deixa a desejar. Mas para a época, não fez feio e até impressionou. Curioso ver o ídolo teen Ralph Macchio com a aparência de um ancião. Detalhe: no filme, Ralph vive um adolescente, mas na vida real já tinha 23 anos, apesar de aparentar dez anos a menos.
Nos EUA, foi exibido pela primeira vez na TV em 1º de novembro de 1984, na ABC. Aqui no Brasil, a estreia foi no SBT, em 24 de maio de 1989, com direito à clássica locução da emissora: “Ralph Macchio, o grande astro que derrotou seus inimigos em Karatê Kid, luta agora contra uma terrível doença. Uma história comovente.”
De fato, é um bom telefilme que vai direto ao ponto, sem enrolação e nem dramalhão. A mensagem é clara, como disse o próprio personagem: "A vida é curta, não importa o quanto você viva. Por isso, viva."
Nenhum comentário:
Postar um comentário