12 janeiro 2018

Gente (The People, 1972)


Telefilmesquecidos #4

"Gente"
A jovem professora Melodye Amerson (Kim Darby) vai para Bendo, um vilarejo remoto nos confins da Califórnia, trabalhar com um grupo de pessoas que se isolaram da civilização. Melodye será a professora das crianças do tal lugar, cujos habitantes vivem em uma espécie de comunidade independente, mais ou menos nos moldes dos Amish (grupo religioso conhecido por seus costumes conservadores).


A moça fica intrigada com o comportamento misterioso de seus alunos. Eles parecem frios, distantes, austeros. Todas as atividades, brincadeiras ou jogos que ela propõe às crianças são proibidos. Por que a alegria, a música e as brincadeiras não são bem vistos em Bendo? Valancy (Diane Varsi), uma espécie de guia da comunidade, aconselha Melodye a permanecer lá assim mesmo, pois ela sente que as coisas estão prestes a mudar no vilarejo. E a jovem professorinha, segundo Valancy, é parte da mudança. 



A premissa soa mais bizarra que a história em si. O filme é agradável de se assistir, em grande parte devido às performances convincentes de Kim Darby no papel da professorinha obstinada e William Shatner como Dr. Curtis, o médico do lugarejo. Pode-se dizer que se trata de ficção científica, embora não no sentido mais corriqueiro (robôs, naves espaciais, histórias futuristas ou alienígenas gosmentos). 


The People baseia-se em alguns contos de Zenna Henderson (1917 – 1983), escritora americana de ficção científica e fantasia. Em muitas de suas histórias, o ato de ser diferente e os riscos que isso pode acarretar são temas recorrentes. O filme contém elementos de vários contos da autora, que compõem a série The People

O filme foi ao ar pela rede ABC, em 22 de janeiro de 1972, mais um dos vários produzidos especialmente para o Movie of the Week. Foi a estréia de John Korty na direção. (Ele dirigiu dezenas de filmes feitos para a TV, além do enfadonho A História de Oliver). The People foi produzido por Francis Ford Coppola, ainda antes de seu nome ganhar fama internacional. No Brasil, o filme foi muito reprisado nas madrugadas dos anos 1970.


Os contos da série The People, de Zenna Henderson, foram publicados em diversas antologias ao longo das décadas de 1960 e 1970. Em 1995, graças aos esforços da New England Science Fiction Association, foram finalmente reunidos em um só livro, Ingathering: The complete People stories.


2 comentários:

  1. Vi semana passada e gostei, é uma razoável ficção e drama! Estreou na Globo, dia 24/02/1973!

    ResponderExcluir
  2. TEMOS EM DVDS RAROS, ESTE E MUITOS MAIS MAGOBARDO@YAHOO.COM

    ResponderExcluir