01 outubro 2015

Nem toda nudez será castigada


No começo da década de 1980, quando o naturismo era algo ainda meio nebuloso (por mais que já fosse praticado há décadas), começaram a surgir novos clubes e associações para naturistas. Famílias podiam passar dias nesses lugares, que se tornavam cada vez mais populares, ao estilo dos hotéis-fazenda. E todos tinham a liberdade de estar em contato com a natureza, praticar esportes, brincar e relaxar, porém nus.


Na esteira dessa estilo de vida que começava a ser mais difundido, foi produzido um filme britânico mega obscuro: Educating Julie (1984). Dirigido por Gail Hardman, era uma mistura de documentário e comédia romântica sobre... nudismo. A produção era modesta e tinha um quê de "Telecurso 2º Grau". Muitos dos depoimentos são reais, feitos com praticantes de nudismo de verdade.

Julie (Gail Ward) é uma estudante tímida, mas muito dedicada. No sorteio dos temas para o trabalho escolar, ela tira "Nudismo nos anos 80". Com o namorado Steve (Miles Taylor), que se mostra relutante e cético, ela visita alguns clubes nudistas da Inglaterra e de fora. Cheia de dúvidas e inseguranças à princípio, ela resolve mergulhar na pesquisa. Em uma viagem à Flórida, Julie faz amizade com vários nudistas, aprende sobre essa prática e descobre por que esse estilo de vida atrai tantas pessoas. 

Julie (Gail Ward)
Steve (Miles Taylor) e Julie (Gail Ward)
O filme apresenta uma visão geral sobre o naturismo e um pouco da história do nudismo na sociedade. No decorrer da pesquisa, a personagem amadurece e passa a se conhecer melhor, à medida que vai conhecendo melhor outros praticantes de nudismo de várias idades.

Mas não espere um roteiro muito elaborado ou grandes atuações. Tudo é muito didático e até ingênuo para os padrões de hoje. Funciona mais como uma espécie de diário de viagem, mas não deixa de ser informativo. Tanto que foi o primeiro filme "de verdade" que teve o apoio das associações naturistas britânicas.



A nudez do casal principal - Julie e o namorado - assim como do resto do elenco (formado por nudistas reais) é mostrada com naturalidade e sem a menor conotação sexual. O objetivo é desfazer ideias erradas sobre o nudismo. O nome do filme pegou carona no grande sucesso de um outro filme britânico, do ano anterior: Educating Rita (no Brasil, O Despertar de Rita), que garantiu indicações ao Oscar, em 1983, para seus protagonistas Michael Caine e Julie Walters.

Não importa o quanto avancemos. Certas questões permanecem tabus eternos. A nudez é uma delas. Em tempos de total falta de privacidade, com a invasão de câmeras e smartphones em todos os lugares, curtir a própria nudez sozinho - ou praticar o nudismo em grupo - virou algo bem menos tranquilo do que antes. Nesse sentido, Educating Julie vale por mostrar uma época em que estávamos bem menos expostos aos olhares maliciosos e à invasão de privacidade.


No final, Julie apresenta o trabalho em sua classe e passa com louvor

2 comentários:

  1. Só uma correção: "Educating Rita" não ganhou o Oscar de Melhor Filme de 1983. O vencedor foi "Laços de Ternura" (Terms of Endearment). Educating Rita não foi sequer indicado na categoria.Suas duas indicações foram nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, mas não levou nenhuma. Adoro o blog! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, que deslize! Valeu pela correção, Leo! Já alterei a frase :-)

      Excluir