07 setembro 2015

Enrola e desenrola


"Se você escolher lutar, vire para a página 21.
Se escolher blefar, página 32 então."

"Se concordar com Simone, volta à página 4.
Se preferir o plano de Raoul, volte à 6."

"Se você tira fotos, tire na página 92.
Se recua para dentro do bosque, embrenhe-se na página 94."

São decisões aparentemente simples, mas que podem levar o rumo da história para os mais diversos caminhos. Alguns até catastróficos. Mas todos extremamente divertidos. Assim eram os gamebooks da série Enrola e Desenrola. A coleção, publicada no Brasil pela Ediouro (a mesma que publica as palavras cruzadas Coquetel), atravessou toda a década de 1980 e foi muito popular até meados dos anos 90.


Era um novo gênero de livros infanto-juvenis e um novo tipo de estrutura narrativa, que estimulava a imaginação dos jovens leitores e os instigava a querer ler mais e mais, já que eles tinham um certo controle das histórias. E como elas tinham dezenas de finais diferentes, lia-se o livro várias vezes para ver o que aconteceria se uma decisão tivesse sido tomada no lugar de outras.


Com a colaboração de tradutores gabaritados como Orígenes Lessa (um dos imortais da Academia Brasileira de Letras), a Ediouro começou a publicar a coleção Enrola e Desenrola no Brasil. A coleção original, Choose Your Own Adventure, americana, era publicada pela Bantam Books (hoje pertencente à Random House). Esses livros foram os precursores dos RPGs, mas com a diferença de não dependerem de outros participantes para o "jogo".



Cada livro tinha um tema principal: uma casa mal-assombrada, um passeio no deserto, espionagem de guerra, uma viagem espacial etc. As histórias variavam entre mistério, aventura e ficção científica. Seguindo a narrativa, o leitor se deparava constantemente com decisões que ele mesmo deveria tomar e, dessa forma, decidir qual o caminho a ser seguir. Uma divertida incursão na ficção interativa para a garotada.

O primeiro que comprei foi Sabotagem, mas meu favorito era Quem Matou Harold Taylor?, pois eu já era apaixonado por histórias de detetive desde a pré-adolescência. Ainda hoje a coleção é lembrada como uma das mais populares para crianças dos anos 80 e 90. Vendeu mais de 250 milhões de cópias entre 1979 e 1998. Era uma diversão acessível, empolgante e só dependia de uma coisa: vontade de ler. Com a atual profusão de apetrechos tecnológicos, esses livros hoje dificilmente empolgariam a meninada como empolgou minha geração. 



Edward Packard, autor que abriu a série com A Gruta do Tempo (The Cave of Time), escreveu vários outros títulos para a coleção (Nome de Código: Jonas, Quem Matou Harold Taylor?, A Casa Mal-Assombrada etc.). Em 2010, ele abriu uma nova empresa, a U-Ventures, lançando aplicativos no estilo dos livros Choose Your Own Adventure, para iPhone e iPad. Os aplicativos são baseados em alguns livros do próprio Packard. O primeiro título lançado foi Return to the Cave of Time, espécie de continuação da história que inaugurou a série impressa no começo dos anos 80. 


16 comentários:

  1. Nossa.. eu tinha a Casa Mal assombrada.. emprestei e perdi!! Mas até hoje amo essa história.. pena que nunca mais publicaram..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô procurando esse livro faz anos!!!! Também emprestei e perdi

      Excluir
    2. Eu tenho aqui. Me chama no e-mail que te mando em pdf

      Excluir
    3. paulinhocorreajr@gmail.com

      Excluir
    4. Anônimo, pode me mandar por PDF também ? Meu email : bernardosalguero9@gmail.com

      Excluir
    5. poderia mandar pra mim também? m.arruda111@gmail.com

      Excluir
  2. Eu me lembro de, quando criança, ter lido um de suspense dessa série!! Foi ele quem me despertou o gosto pela leitura.

    ResponderExcluir
  3. É possível encontrar versão em pdf desses livros?

    ResponderExcluir
  4. Não encontro em lugar nunhum. Se alguem puder dispor em pdf agradeço.

    ResponderExcluir
  5. o admin deste blog tem estes livros acima mostrados, escaneia aí pra nós irmão

    ResponderExcluir
  6. Alguém consegue link em PDF de algum desses livros?? Por favor, eu lia quando era criança e agr não acho em lugar nenhum :(

    ResponderExcluir
  7. Encontrei alguns deles aqui:

    https://onedrive.live.com/?authkey=%21AJgob7t%5FsRXBAi8&id=E0D6306CA0516ED5%2130880&cid=E0D6306CA0516ED5

    ResponderExcluir