08 setembro 2014

Julia Mattos pelos olhos de Albery


Quem acompanha Dancin' Days no canal Viva já notou um novo personagem na novela: o quadro de Julia Mattos (Sônia Braga), pintado por Albery especialmente para a personagem. O presente, entregue à Julia pelo próprio artista, tem nos traços e nas cores sua marca característica. Sem falar no bicho que ele sempre retrata ao lado das mulheres de seus quadros.


Hoje o nome pode não soar muito familiar entre os mais jovens, mas Albery Seixas da Cunha, nascido em Belém (PA), foi um nome de destaque no Brasil dos anos 70. O pintor e artista plástico, famoso pelos retratos de mulheres belas e famosas, pintou várias celebridades, entre elas Princesa Caroline de Mônaco, Elizabeth Taylor, Catherine Deneuve e a Duquesa de Windsor.

Albery expôs no Rio, para onde foi ainda jovem, e em Paris, onde viveu por sete anos. Adotou vários estilos, desde retratos acadêmicos até quadros surrealistas. No Fantástico de 09/04/1978, poucos meses antes de Dancin' Days, o artista pintou o retrato de uma mulher em Copacabana e falou sobre o padrão de beleza da sociedade da época. Uma lista da Harpers Bazaar apontava as mulheres mais bonitas do mundo na época. Todas eram balzaquianas.

Albery em sua participação especial em Dancin' Days
"Tanto no Brasil como no mundo, mulher é como borboleta", comentou o artista na reportagem. "Se eu te perguntar qual é a mulher mais bonita do mundo, você não vai saber responder. Tem sempre uma mais bonita. Tem detalhes importantes numa mulher, não dá pra dizer 'a mais bonita'. É uma questão de inspiração. A mulher tem que ter qualquer coisa que emane dela. Não é uma questão puramente física. Ela tem que ter alguma coisa que magnetize, entende?"

Albery sofria de depressão e morreu prematuramente aos 59 anos, em 2003.




4 comentários:

  1. Eu conheci Albery, meu saudoso amigo,e tenho alguns quadros de sua autoria. Albery é um grande artista e merece ter um livro sobre sua vida e obra.

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo Dancin'Days pela próxima vez, estou nesse capítulo que o Pintor entrega o quadro a Júlia. Vim pesquisar e achei um barato as obras dele! Que Deus o tenha em bom lugar 🙏🏾

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando a novela com Albery tenho 58 anos assistindo Dancy Days de segunda vez .Beto Andrade Sete Lagoas Minas Gerais

    ResponderExcluir