17 julho 2011

DVD "Golpe Sujo" no Brasil


Finalmente, mesmo com muito tempo de atraso, um dos meus filmes favoritos, Golpe Sujo (Foul Play, 1978) chegou ao Brasil em DVD. Há alguns anos comprei a edição americana, não consegui esperar. E agora tenho a grata surpresa de vê-lo em edição nacional, ainda que seja uma edição pobre (o DVD não traz curiosidades nem extras). Mas se serve de consolo, a edição americana não é menos pobre nesse sentido.


Só não entendi por que em DVD mudaram o nome "Golpe Sujo" para "Jogo Perigoso". (O título original, Foul Play, corresponde à tradução em português, 'golpe sujo'). Quando assisti a esse filme pela primeira vez, muito mais de uma década atrás, lembro-me de tê-lo alugado (em VHS, naturalmente) em uma videolocadora. O título era Golpe Sujo mesmo. Depois cheguei a revê-lo várias vezes nas madrugadas da Globo e acho que até hoje tenho a versão dublada gravada da TV.

Gloria Mundy (Goldie Hawn)
A história, uma comédia com toques de paródia hitchcockiana e várias referências, é divertidíssima. Goldie Hawn é Gloria Mundy, uma solitária bibliotecária que, voltando da festa de uma amiga, dá carona a um charmoso homem que encontra na estrada. Acaba envolvida em uma teia de assassinatos ao descobrir, acidentalmente, um complô para assassinar o Papa Pio XIII, durante sua visita a São Francisco, Califórnia, onde se passa o filme.

A pacata vida de Gloria vira de pernas para o ar quando um grupo de vilões esquisitos passa a persegui-la, em busca de uma prova que ela nem imagina o que seja. A indefesa moça se vê enredada em uma trama com anões, albinos e caras de cicatriz, entre outros tipos peculiares. O detetive Tony Carlson (Chevy Chase, em sua bem-sucedida estréia no cinema) é designado para protegê-la dos perigosos assassinos. Entre investigações e buscas, Tony e Gloria se apaixonam. A trama parece simples, mas a história é cheia de viradas e surpresas, ainda mais quando aparece na história o azarado Stanley, personagem de Dudley Moore, que deixa tudo ainda mais atrapalhado. 

Dudley Moore vive o atrapalhado Stanley
Goldie Hawn, que na época já era uma atriz bem conhecida (em 1970 ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Flor de Cacto), teve a merecida chance de protagonizar Golpe Sujo e tornou-se ainda mais popular, devido ao sucesso de bilheteria do filme. Hawn se consagraria definitivamente nas décadas seguintes, ao estrelar várias comédias de sucesso como A Recruta Benjamin (Private Benjamin, 1980), Um Salto Para a Felicidade (Overboard, 1987), Alta Tensão (Bird on a Wire, 1990), A Morte Lhe Cai Bem (Death Becomes Her, 1992) e O Clube das Desquitadas (The First Wives Club, 1996) entre outras.

Gloria Mundy (Goldie Hawn) na biblioteca
O engraçado é que Farrah Fawcett, símbolo sexual da época, foi a primeira opção para viver a personagem Gloria Mundy. Porém a Paramount optou posteriormente por Goldie Hawn, pois Farrah estava presa a questões contratuais. "[Aaron] Spelling e [Leonard] Goldberg [produtores da série de TV As Panteras] fizeram uma advertência a todos os estúdios dizendo que eles os processariam por danos caso me contratassem", declarou Farrah à Associated Press, em 1979. A atriz ainda era contratada da Spelling-Goldberg Productions quando deixou As Panteras, no auge da série.

Conhecido por roteiros como Ensina-me a Viver (Harold and Maude, 1971) e por ter dirigido também as comédias Como Eliminar o Seu Chefe (9 to 5, 1980) e A Melhor Casa Suspeita do Texas (The Best Little Whorehouse in Texas, 1982), Colin Higgins escreveu e dirigiu Golpe Sujo. Higgins teria se tornado um prolífico especialista em comédias sofisticadas se não tivesse morrido prematuramente, aos 47 anos.

"Ready to Take a Chance Again", hit de Barry Manilow
A trilha sonora do filme, também deliciosa, conta com Barry Manilow na composição. Duas de suas canções que aparecem no filme tornaram-se hits mundiais: Ready to Take a Chance Again (composta especialmente para a personagem de Goldie Hawn e indicada ao Oscar de Melhor Canção Original em 1979) e Copacabana. Aqui no Brasil, Ready to Take a Chance Again foi tema de comercial do cigarro Luiz XV no final dos anos 1970.

Golpe Sujo é diversão gostosa, bem feita e despretensiosa, de um tempo em que as comédias não eram tão previsíveis e repetitivas como hoje.

9 comentários:

  1. Muito obrigada pela dica, Daniel! ;)
    Acho a Goldie uma atriz incrível e super carismática, embora não tenha assistido a muitos filmes dela. Acho que vi apenas "Doidas Demais", "Viagem com Anita" e "A Morte Lhe Cai Bem" (meu preferido).

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Karine (fiel leitora deste blog!), obrigado pelo comentário. Eu a-do-ro a Goldie Hawn. Já assisti a praticamnete todos os filmes dela e a considero uma ótima atriz (apesar de ela carregar aquele estigma de 'comediante', como se por causa disso fosse uma atriz 'menor'). Ela é fantástica em comédias sim e isso não a desmerece como atriz. Afinal, a comédia é um gênero como outro qualquer e não é mais fácil do que drama ou suspense, por exemplo. Infelizmente nos anos 2000 a carreira dela deu uma estagnada, seus últimos filmes não chegaram a fazer o sucesso que faziam nas décadas anteriores. Ah, eu também cito "A Morte Lhe Cai Bem" como um dos meus prediletos! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Sim, sou uma fiel leitora deste blog! hahahaha E concordo com você, Daniel, fazer sucesso em comédias não desmerece ninguém, é uma pena que grandes atores sejam rotulados e, em razão disso, não ganhem reconhecimento. Enfim, já faz um tempo que quero conhecer mais do trabalho da Goldie (especialmente os mais antigos) e, depois do que você disse, espero que ela volte a fazer filmes tão relevantes como os anteriores ;)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. nao entendo pq nao lancaram em versao dublada???? sou louco por esse filme, se alguem tiver ele em versao dublada tem como passar para o dvd??????????

    ResponderExcluir
  5. Por favor upa a versão dublada q vc possui, procuro na net esse filme dublado pro meu pai á anos.

    ResponderExcluir
  6. Por favor upe pra net essa versão dublada q vc possui nem q seja só o áudio.

    ResponderExcluir
  7. Daniel,

    Você poderia me ajudar a encontrar este filme? Faz anos que procuro, sem sucesso!
    Ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria Helena

    O filme já se encontra disponível em DVD no Brasil. Pela internet é possível comprá-lo. (O site da DVD World está vendendo http://dvdworld.com.br/dvdworld.hts?+CO23845+acha+/jogo-perigoso)
    Como sou uma negação para tecnologia, não sei de sites onde você possa baixá-lo, mas com certeza deve haver algum. Se vc tiver dificuldade em encontrá-lo, me avise que tentarei ajudá-la novamente, ok.

    ResponderExcluir
  9. Goldie no auge da beleza!que gata!e o saudoso Dudley com seu jeito engraçado!sem falar no Chevy!!eu nunca tinha lido nada sobre esse filme!preciso assistir! gostei de conhecer esse blog de nome tão inusitado!felicidades e muito sucesso pra voçês!!Marcos Punch.

    ResponderExcluir