Quem viu a carreira de Jim Carrey explodir em meados dos anos 1990 nem imagina que seu primeiro papel foi o de um comediante sem talento. Carrey entrou para a lista dos queridinhos de Hollywood com o enorme sucesso de comédias como Ace Ventura - Um Detetive Diferente (Ace Ventura, 1994), O Máskara (The Mask, 1994) e Débi & Lóide - Dois Idiotas em Apuros (Dumb & Dumber, 1994).
Mas a estreia do ator e comediante — aos 19 anos — foi em um filme para a TV canadense, Introducing... Janet (“apresentando Janet”), no comecinho dos anos 1980. Com roteiro de Michael Glassbourg e história de Nada Harcourt, o filme, de apenas 48 minutos, foi dirigido por Glen Salzman e Rebecca Yates.
Janet (Adah Glassbourg) |
O filme conta a história de Janet Taylor (Adah Glassbourg), uma estudante do ensino médio, em busca de aceitação. Apesar de ótima aluna, ela não se encaixa nos “padrões estéticos” e acha que, para ser aceita, precisa ser a "palhaça" da turma. Esconde-se por trás das piadas que faz sobre seu próprio peso e conquista o riso dos colegas. Somente por meio de sua escrita ela revela seus verdadeiros sentimentos. Janet teme que as pessoas não gostem dela como ela é de verdade.
Até que, para um trabalho escolar sobre "Por que as pessoas riem", Janet visita um bar onde comediantes de stand-up se apresentam. Lá, conhece o aspirante a humorista Tony Moroni (Jim Carrey). A apresentação de Tony é um fracasso, mas ele quer participar do próximo concurso de comediantes de qualquer jeito. À medida em que o filme avança, os dois vão construindo uma amizade sincera e descobrem muito um sobre o outro, além de conhecerem melhor a si mesmos.
Tony (Jim Carrey) e Janet (Adah Glassbourg) |
Michael Glassbourg escreveu o roteiro e a personagem Janet para sua irmã Adah Glassbourg. Tanto que o título original do filme é Introducing… Janet. Feito para a emissora de TV canadense CBC (Canadian Broadcasting Corporation), a produção foi ao ar em setembro de 1981 e obteve alta audiência na época. Mas depois caiu no esquecimento, até que ganhou destaque novamente na década de 1990, quando os filmes de Jim Carrey começaram a fazer sucesso.
Mais de uma década depois, após o término do período de reprises de Introducing… Janet na CBC, o filme foi lançado em vídeo, aproveitando o reconhecimento que Carrey começava a ganhar na época. O título original foi, então, alterado para Rubberface (“Cara de Borracha”, apelido pelo qual Carrey ficou conhecido nos EUA). E o ator, que não é o principal do filme, ganhou total destaque na capa da fita de VHS.
Aqui no Brasil o filme também foi lançado em VHS, na segunda metade da década de 1990, com o infame título de Um Debilóide Sem Máscara, tentando tirar vantagem do sucesso de O Máskara e Débi & Lóide, protagonizados por Carrey. O ator já havia interpretado pequenos papéis em filmes anteriores, ao longo dos anos 1980, mas ainda não havia caído nas graças (perdão pelo trocadilho) do público antes da estreia de O Máskara.
Apesar de não se tratar de uma comédia e nem ter Carrey no papel principal, Um Debilóide Sem Máscara foi empurrado para o mercado brasileiro de vídeo como comédia. A descrição, na contracapa do VHS brasileiro, exagerava descaradamente não só em relação ao filme, mas também sobre Jim Carrey: "Suas caretas e as situações por ele criadas levam os espectadores a momentos simplesmente hilariantes (...) que com certeza irá agradar toda a família". Deve ter enganado muitos incautos.
Detalhe: o filme ganhou lançamento até em DVD, em 2007, nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário